Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

0
0
1
s2smodern

Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

Se és daquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, olha que estar a perder algo valioso: a leitura tem um número significativo de benefícios que te mostramos agora.

1. Estimulação Mental

Diferentes estudos mostraram que uma mente estimulada pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) doenças como Alzheimer ou demência, uma vez que manter o cérebro ativo impede que este perca poder.

Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável e a leitura é um excelente halter. Fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro como xadrez também são excelentes estimuladores cognitivos.

2. Redução do stress

Não interessa quão stressante tenha sido o teu dia, a tua relação com as pessoas ou outros problemas insignificantes, tudo se relativiza quando conheces uma ótima história. Um romance bem escrito pode transportar-te para outros reinos e/ou um bom artigo (como este!) envolve-te e mantém-te focado na leitura, deixando que as tensões se dissipem e consigas relaxar.

3. Conhecimento

Tudo o que leias enche a tua cabeça com novas informações, que nunca sabes quando pode ser útil. Quanto mais conhecimento tiveres, melhor equipado estarás para enfrentar qualquer desafio.

Para além do mais, deixamos-te uma pista para reflexão: num dia em que te depares em circunstâncias extremas, lembra-te que, embora possas perder tudo o resto - os teus bens, dinheiro e até saúde - nunca te poderão tirar o conhecimento.

4. Expansão do Vocabulário

Quanto mais livros leres, cruzas-te com diversas palavras que inevitavelmente fazem parte do teu vocabulário quotidiano.

A leitura também é vital para a aprendizagem de novos idiomas, como por exemplo o inglês. Ao ler coisas numa língua não nativa conheces as palavras usadas no contexto apropriado, o que melhorará a tua fluência em termos de oralidade e escrita.

5. Estímulo de memória

Quando lês um livro, tens que te lembrar de uma panóplia de personagens, as suas ambições, história e nuances, bem como os vários enredos que tecem o caminho de cada história. Parece muita, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e podem lembrar-se dessas coisas com relativa facilidade.

Por incrível que pareça, toda as novas memórias que crias fortalecem as já existentes, o que auxilia na memória de curto prazo.

Já tens razões suficientes para ires à biblioteca escolher a tua próxima "aventura"!

Marcações: Valores, Saúde , Livros, Arte, Tempos Livres, Mente, Artistas, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?