Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

0
0
1
s2smodern

Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

Se és daquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, olha que estar a perder algo valioso: a leitura tem um número significativo de benefícios que te mostramos agora.

1. Estimulação Mental

Diferentes estudos mostraram que uma mente estimulada pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) doenças como Alzheimer ou demência, uma vez que manter o cérebro ativo impede que este perca poder.

Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável e a leitura é um excelente halter. Fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro como xadrez também são excelentes estimuladores cognitivos.

2. Redução do stress

Não interessa quão stressante tenha sido o teu dia, a tua relação com as pessoas ou outros problemas insignificantes, tudo se relativiza quando conheces uma ótima história. Um romance bem escrito pode transportar-te para outros reinos e/ou um bom artigo (como este!) envolve-te e mantém-te focado na leitura, deixando que as tensões se dissipem e consigas relaxar.

3. Conhecimento

Tudo o que leias enche a tua cabeça com novas informações, que nunca sabes quando pode ser útil. Quanto mais conhecimento tiveres, melhor equipado estarás para enfrentar qualquer desafio.

Para além do mais, deixamos-te uma pista para reflexão: num dia em que te depares em circunstâncias extremas, lembra-te que, embora possas perder tudo o resto - os teus bens, dinheiro e até saúde - nunca te poderão tirar o conhecimento.

4. Expansão do Vocabulário

Quanto mais livros leres, cruzas-te com diversas palavras que inevitavelmente fazem parte do teu vocabulário quotidiano.

A leitura também é vital para a aprendizagem de novos idiomas, como por exemplo o inglês. Ao ler coisas numa língua não nativa conheces as palavras usadas no contexto apropriado, o que melhorará a tua fluência em termos de oralidade e escrita.

5. Estímulo de memória

Quando lês um livro, tens que te lembrar de uma panóplia de personagens, as suas ambições, história e nuances, bem como os vários enredos que tecem o caminho de cada história. Parece muita, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e podem lembrar-se dessas coisas com relativa facilidade.

Por incrível que pareça, toda as novas memórias que crias fortalecem as já existentes, o que auxilia na memória de curto prazo.

Já tens razões suficientes para ires à biblioteca escolher a tua próxima "aventura"!

Marcações: Valores, Saúde , Livros, Arte, Tempos Livres, Mente, Artistas, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias