Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

0
0
0
s2sdefault

Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

Se és daquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, olha que estar a perder algo valioso: a leitura tem um número significativo de benefícios que te mostramos agora.

1. Estimulação Mental

Diferentes estudos mostraram que uma mente estimulada pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) doenças como Alzheimer ou demência, uma vez que manter o cérebro ativo impede que este perca poder.

Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável e a leitura é um excelente halter. Fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro como xadrez também são excelentes estimuladores cognitivos.

2. Redução do stress

Não interessa quão stressante tenha sido o teu dia, a tua relação com as pessoas ou outros problemas insignificantes, tudo se relativiza quando conheces uma ótima história. Um romance bem escrito pode transportar-te para outros reinos e/ou um bom artigo (como este!) envolve-te e mantém-te focado na leitura, deixando que as tensões se dissipem e consigas relaxar.

3. Conhecimento

Tudo o que leias enche a tua cabeça com novas informações, que nunca sabes quando pode ser útil. Quanto mais conhecimento tiveres, melhor equipado estarás para enfrentar qualquer desafio.

Para além do mais, deixamos-te uma pista para reflexão: num dia em que te depares em circunstâncias extremas, lembra-te que, embora possas perder tudo o resto - os teus bens, dinheiro e até saúde - nunca te poderão tirar o conhecimento.

4. Expansão do Vocabulário

Quanto mais livros leres, cruzas-te com diversas palavras que inevitavelmente fazem parte do teu vocabulário quotidiano.

A leitura também é vital para a aprendizagem de novos idiomas, como por exemplo o inglês. Ao ler coisas numa língua não nativa conheces as palavras usadas no contexto apropriado, o que melhorará a tua fluência em termos de oralidade e escrita.

5. Estímulo de memória

Quando lês um livro, tens que te lembrar de uma panóplia de personagens, as suas ambições, história e nuances, bem como os vários enredos que tecem o caminho de cada história. Parece muita, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e podem lembrar-se dessas coisas com relativa facilidade.

Por incrível que pareça, toda as novas memórias que crias fortalecem as já existentes, o que auxilia na memória de curto prazo.

Já tens razões suficientes para ires à biblioteca escolher a tua próxima "aventura"!

Marcações: Valores, Saúde , Livros, Arte, Tempos Livres, Mente, Artistas, Cérebro

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.