Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

0
0
1
s2smodern

Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

Se és daquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, olha que estar a perder algo valioso: a leitura tem um número significativo de benefícios que te mostramos agora.

1. Estimulação Mental

Diferentes estudos mostraram que uma mente estimulada pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) doenças como Alzheimer ou demência, uma vez que manter o cérebro ativo impede que este perca poder.

Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável e a leitura é um excelente halter. Fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro como xadrez também são excelentes estimuladores cognitivos.

2. Redução do stress

Não interessa quão stressante tenha sido o teu dia, a tua relação com as pessoas ou outros problemas insignificantes, tudo se relativiza quando conheces uma ótima história. Um romance bem escrito pode transportar-te para outros reinos e/ou um bom artigo (como este!) envolve-te e mantém-te focado na leitura, deixando que as tensões se dissipem e consigas relaxar.

3. Conhecimento

Tudo o que leias enche a tua cabeça com novas informações, que nunca sabes quando pode ser útil. Quanto mais conhecimento tiveres, melhor equipado estarás para enfrentar qualquer desafio.

Para além do mais, deixamos-te uma pista para reflexão: num dia em que te depares em circunstâncias extremas, lembra-te que, embora possas perder tudo o resto - os teus bens, dinheiro e até saúde - nunca te poderão tirar o conhecimento.

4. Expansão do Vocabulário

Quanto mais livros leres, cruzas-te com diversas palavras que inevitavelmente fazem parte do teu vocabulário quotidiano.

A leitura também é vital para a aprendizagem de novos idiomas, como por exemplo o inglês. Ao ler coisas numa língua não nativa conheces as palavras usadas no contexto apropriado, o que melhorará a tua fluência em termos de oralidade e escrita.

5. Estímulo de memória

Quando lês um livro, tens que te lembrar de uma panóplia de personagens, as suas ambições, história e nuances, bem como os vários enredos que tecem o caminho de cada história. Parece muita, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e podem lembrar-se dessas coisas com relativa facilidade.

Por incrível que pareça, toda as novas memórias que crias fortalecem as já existentes, o que auxilia na memória de curto prazo.

Já tens razões suficientes para ires à biblioteca escolher a tua próxima "aventura"!

Marcações: Valores, Saúde , Livros, Arte, Tempos Livres, Mente, Artistas, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.