Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

0
0
1
s2smodern

Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

Se és daquelas pessoas que não tem o hábito de ler regularmente, olha que estar a perder algo valioso: a leitura tem um número significativo de benefícios que te mostramos agora.

1. Estimulação Mental

Diferentes estudos mostraram que uma mente estimulada pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) doenças como Alzheimer ou demência, uma vez que manter o cérebro ativo impede que este perca poder.

Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro requer exercícios para mantê-lo forte e saudável e a leitura é um excelente halter. Fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro como xadrez também são excelentes estimuladores cognitivos.

2. Redução do stress

Não interessa quão stressante tenha sido o teu dia, a tua relação com as pessoas ou outros problemas insignificantes, tudo se relativiza quando conheces uma ótima história. Um romance bem escrito pode transportar-te para outros reinos e/ou um bom artigo (como este!) envolve-te e mantém-te focado na leitura, deixando que as tensões se dissipem e consigas relaxar.

3. Conhecimento

Tudo o que leias enche a tua cabeça com novas informações, que nunca sabes quando pode ser útil. Quanto mais conhecimento tiveres, melhor equipado estarás para enfrentar qualquer desafio.

Para além do mais, deixamos-te uma pista para reflexão: num dia em que te depares em circunstâncias extremas, lembra-te que, embora possas perder tudo o resto - os teus bens, dinheiro e até saúde - nunca te poderão tirar o conhecimento.

4. Expansão do Vocabulário

Quanto mais livros leres, cruzas-te com diversas palavras que inevitavelmente fazem parte do teu vocabulário quotidiano.

A leitura também é vital para a aprendizagem de novos idiomas, como por exemplo o inglês. Ao ler coisas numa língua não nativa conheces as palavras usadas no contexto apropriado, o que melhorará a tua fluência em termos de oralidade e escrita.

5. Estímulo de memória

Quando lês um livro, tens que te lembrar de uma panóplia de personagens, as suas ambições, história e nuances, bem como os vários enredos que tecem o caminho de cada história. Parece muita, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e podem lembrar-se dessas coisas com relativa facilidade.

Por incrível que pareça, toda as novas memórias que crias fortalecem as já existentes, o que auxilia na memória de curto prazo.

Já tens razões suficientes para ires à biblioteca escolher a tua próxima "aventura"!

Marcações: Valores, Saúde , Livros, Arte, Tempos Livres, Mente, Artistas, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.