Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

0
0
1
s2smodern

Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

O telescópio TESS — sigla de Transiting Exoplanet Survey Satellite ou “Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito” — é um telescópio espacial da NASA que foi  projetado para substituir o lendário Kepler e investigar novos planetas além do Sistema Solar.

No entanto, antes de colocar o novo dispositivo para trabalhar — e permitir que o “velhinho” se aposente (e deixe muitas saudades) —, a agência espacial enviou o telescópio para fazer uns testes, e as observações constatadas são impressionantes. De acordo com Michelle Starr, do site Science Alert, no dia 25 de julho, o TESS passou o equivalente a 17 horas de olho num cometa batizado de C/2018 N1, e as imagens capturadas são incríveis.

Prova bem sucedida

Estas observações chamaram a atenção porque, segundo Michelle, o cometa só foi descoberto no final de junho, no dia 29, e o mesmo encontra-se numa órbita que fica a uma distância de 48 milhões de quilómetros da Terra. No vídeo, é possível ver o objeto espacial a deslocar-se da direita para a esquerda — com uma porção de estrelas de fundo.

As imagens foram capturadas pelo TESS enquanto o cometa transitava pela região sul da constelação Piscis Austrinus — ou Peixe Astral —, que fica no hemisfério sul celestial, e nas cenas inclusive é possível observar a mudança de direção da cauda devido à ação dos ventos solares.

Cometa observado pelo TESS

Reparaste que o vídeo mostra variações no brilho de duas estrelas? Esses dois astros consistem no que os cientistas chamam de “estrelas variáveis”, isto é, astros cujo brilho, em vez de ser constante como o do Sol, varia, graças à sua rotação, por exemplo.

Tanto as duas estrelas como o cometa ficaram mais visíveis devido ao tratamento que as imagens receberam, e os restantes pontos fixos visíveis no vídeo representam mais estrelas e asteróides que se encontram no cantinho do cosmos observado pelo TESS.

E, para terminar, o telescópio também registou um leve reflexo (podes ver no minuto 1:07 do vídeo) emitido por Marte — algo que, na realidade, só os olhos bem treinados dos cientistas conseguem perceber e identificar! 

Marcações: EUA , NASA, Espaço, Lua

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!