Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

0
0
1
s2smodern

Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

O telescópio TESS — sigla de Transiting Exoplanet Survey Satellite ou “Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito” — é um telescópio espacial da NASA que foi  projetado para substituir o lendário Kepler e investigar novos planetas além do Sistema Solar.

No entanto, antes de colocar o novo dispositivo para trabalhar — e permitir que o “velhinho” se aposente (e deixe muitas saudades) —, a agência espacial enviou o telescópio para fazer uns testes, e as observações constatadas são impressionantes. De acordo com Michelle Starr, do site Science Alert, no dia 25 de julho, o TESS passou o equivalente a 17 horas de olho num cometa batizado de C/2018 N1, e as imagens capturadas são incríveis.

Prova bem sucedida

Estas observações chamaram a atenção porque, segundo Michelle, o cometa só foi descoberto no final de junho, no dia 29, e o mesmo encontra-se numa órbita que fica a uma distância de 48 milhões de quilómetros da Terra. No vídeo, é possível ver o objeto espacial a deslocar-se da direita para a esquerda — com uma porção de estrelas de fundo.

As imagens foram capturadas pelo TESS enquanto o cometa transitava pela região sul da constelação Piscis Austrinus — ou Peixe Astral —, que fica no hemisfério sul celestial, e nas cenas inclusive é possível observar a mudança de direção da cauda devido à ação dos ventos solares.

Cometa observado pelo TESS

Reparaste que o vídeo mostra variações no brilho de duas estrelas? Esses dois astros consistem no que os cientistas chamam de “estrelas variáveis”, isto é, astros cujo brilho, em vez de ser constante como o do Sol, varia, graças à sua rotação, por exemplo.

Tanto as duas estrelas como o cometa ficaram mais visíveis devido ao tratamento que as imagens receberam, e os restantes pontos fixos visíveis no vídeo representam mais estrelas e asteróides que se encontram no cantinho do cosmos observado pelo TESS.

E, para terminar, o telescópio também registou um leve reflexo (podes ver no minuto 1:07 do vídeo) emitido por Marte — algo que, na realidade, só os olhos bem treinados dos cientistas conseguem perceber e identificar! 

Marcações: EUA , NASA, Espaço, Lua

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?