O sol e a pele

0
0
1
s2smodern

Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

A pele é um importante órgão do nosso corpo. Apesar de parecer só uma “casca” que cobre o nosso interior, esta tem muitas outras funções como impedir a entrada de microorganismos que facilmente iriam infetar o nosso organismo, produzir vitamina D (importante para a absorção de cálcio) e regular a temperatura. Por tudo isto é importante preservarmos a nossa pele.

Como já deves ter ouvido falar, o Sol emite várias radiações das quais fazem parte as ultravioleta, que são radiações que danificam as nossas células ao alterarem o seu DNA (uma espécie de “chip” que controla as suas funções). Assim, quando passamos muito tempo ao Sol, aumentamos a probabilidade das radiações lesarem as nossas células facilitando a sua morte ou a sua transformação em células cancerígenas, podendo levar ao desenvolvimento de cancro da pele.

Como podemos então prevenir estes efeitos?

Um dos primeiros princípios a ter em conta é evitar estar exposto ao Sol nas horas de maior calor (11:00h às 17:00h) porque nessa altura são maiores as quantidades de radiação que chegam à superfície da Terra. Em segundo lugar, é importante colocar sempre protetor solar porque este evita a entrada das radiações na nossa pele.

E que protetor solar devo escolher?

Existem protetores solares com diferentes fatores de proteção: Fator 15, 30, 50 ... Este valor significa que aplicando um destes produtos vais aumentar a duração que a tua pele pode estar exposta ao sol em 15x, 30x, 50x, respetivamente.

Por exemplo: Se a tua pele aguenta estar exposta ao Sol durante 7 minutos sem sofrer efeitos do mesmo (peles mais escuras), ao utilizares um fator de proteção 15 vais puder estar apenas 105 minutos = 1h45minutos ao sol (15x7) sem sofrer os seus efeitos.

Finalizado esse tempo deves colocar novamente protetor. Assim sendo, deves fazer a tua escolha de acordo com o que for mais prático para ti mas garantindo sempre que manténs a tua pele protegida.

E atenção: o chapéu de sol bem como a água não te protegem totalmente das radiações ultravioleta pelo que mesmo nesses casos deves colocar protetor. As férias são para aproveitar? Sem dúvida! Mas lembra-te de ter estes pequenos cuidados porque vão ajudar-te a evitar doenças sérias no futuro.
Boas férias!

 

Marcações: Férias, Tempo Livre, Saúde

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!