O sol e a pele

0
0
1
s2smodern

Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

A pele é um importante órgão do nosso corpo. Apesar de parecer só uma “casca” que cobre o nosso interior, esta tem muitas outras funções como impedir a entrada de microorganismos que facilmente iriam infetar o nosso organismo, produzir vitamina D (importante para a absorção de cálcio) e regular a temperatura. Por tudo isto é importante preservarmos a nossa pele.

Como já deves ter ouvido falar, o Sol emite várias radiações das quais fazem parte as ultravioleta, que são radiações que danificam as nossas células ao alterarem o seu DNA (uma espécie de “chip” que controla as suas funções). Assim, quando passamos muito tempo ao Sol, aumentamos a probabilidade das radiações lesarem as nossas células facilitando a sua morte ou a sua transformação em células cancerígenas, podendo levar ao desenvolvimento de cancro da pele.

Como podemos então prevenir estes efeitos?

Um dos primeiros princípios a ter em conta é evitar estar exposto ao Sol nas horas de maior calor (11:00h às 17:00h) porque nessa altura são maiores as quantidades de radiação que chegam à superfície da Terra. Em segundo lugar, é importante colocar sempre protetor solar porque este evita a entrada das radiações na nossa pele.

E que protetor solar devo escolher?

Existem protetores solares com diferentes fatores de proteção: Fator 15, 30, 50 ... Este valor significa que aplicando um destes produtos vais aumentar a duração que a tua pele pode estar exposta ao sol em 15x, 30x, 50x, respetivamente.

Por exemplo: Se a tua pele aguenta estar exposta ao Sol durante 7 minutos sem sofrer efeitos do mesmo (peles mais escuras), ao utilizares um fator de proteção 15 vais puder estar apenas 105 minutos = 1h45minutos ao sol (15x7) sem sofrer os seus efeitos.

Finalizado esse tempo deves colocar novamente protetor. Assim sendo, deves fazer a tua escolha de acordo com o que for mais prático para ti mas garantindo sempre que manténs a tua pele protegida.

E atenção: o chapéu de sol bem como a água não te protegem totalmente das radiações ultravioleta pelo que mesmo nesses casos deves colocar protetor. As férias são para aproveitar? Sem dúvida! Mas lembra-te de ter estes pequenos cuidados porque vão ajudar-te a evitar doenças sérias no futuro.
Boas férias!

 

Marcações: Férias, Tempo Livre, Saúde

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?