O sol e a pele

0
0
1
s2smodern

Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

A pele é um importante órgão do nosso corpo. Apesar de parecer só uma “casca” que cobre o nosso interior, esta tem muitas outras funções como impedir a entrada de microorganismos que facilmente iriam infetar o nosso organismo, produzir vitamina D (importante para a absorção de cálcio) e regular a temperatura. Por tudo isto é importante preservarmos a nossa pele.

Como já deves ter ouvido falar, o Sol emite várias radiações das quais fazem parte as ultravioleta, que são radiações que danificam as nossas células ao alterarem o seu DNA (uma espécie de “chip” que controla as suas funções). Assim, quando passamos muito tempo ao Sol, aumentamos a probabilidade das radiações lesarem as nossas células facilitando a sua morte ou a sua transformação em células cancerígenas, podendo levar ao desenvolvimento de cancro da pele.

Como podemos então prevenir estes efeitos?

Um dos primeiros princípios a ter em conta é evitar estar exposto ao Sol nas horas de maior calor (11:00h às 17:00h) porque nessa altura são maiores as quantidades de radiação que chegam à superfície da Terra. Em segundo lugar, é importante colocar sempre protetor solar porque este evita a entrada das radiações na nossa pele.

E que protetor solar devo escolher?

Existem protetores solares com diferentes fatores de proteção: Fator 15, 30, 50 ... Este valor significa que aplicando um destes produtos vais aumentar a duração que a tua pele pode estar exposta ao sol em 15x, 30x, 50x, respetivamente.

Por exemplo: Se a tua pele aguenta estar exposta ao Sol durante 7 minutos sem sofrer efeitos do mesmo (peles mais escuras), ao utilizares um fator de proteção 15 vais puder estar apenas 105 minutos = 1h45minutos ao sol (15x7) sem sofrer os seus efeitos.

Finalizado esse tempo deves colocar novamente protetor. Assim sendo, deves fazer a tua escolha de acordo com o que for mais prático para ti mas garantindo sempre que manténs a tua pele protegida.

E atenção: o chapéu de sol bem como a água não te protegem totalmente das radiações ultravioleta pelo que mesmo nesses casos deves colocar protetor. As férias são para aproveitar? Sem dúvida! Mas lembra-te de ter estes pequenos cuidados porque vão ajudar-te a evitar doenças sérias no futuro.
Boas férias!

 

Marcações: Férias, Tempo Livre, Saúde

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.