
6 alimentos que não são o que pensamos
Atualmente a consciência sobre os produtos que consumimos tem aumentado, até porque muitos deles são industrializados e contêm ingredientes que não fazem parte do que consideramos saudável ou até mesmo delicioso. Depois de veres alguns destes artigos, conta-nos lá como está a tua dieta?
Mostarda
Há quem faça cara feia a este molho amarelo, mas a maioria não dispensa este tempero. O facto é que mostarda é um vegetal e o condimento conheces bem tem pouquíssimas sementes dessa mesma planta. O gosto popular vem mesmo de uma combinação de vinagre, açúcar, água e amido.
Requeijão
Como consumidores, acabamos quase sempre por nos enganar na hora de escolher um produto, afinal, muitas embalagens deixam informações importantes com letras minúsculas. No caso do requeijão, o que talvez não saibas é que muitos cremes são “aditivados” com amido e gordura vegetal para render mais.
Mozzarella de búfala
Este queijo é um pouco mais caro que os tradicionais, especialmente pelo facto de que é feito com leite de búfala. Quer dizer... Teoricamente. Pesquisas recentes indicaram que, na verdade, o este queijinho branco em forma de bolinha é produzido com 80% de leite de vaca e apenas 20% é de leite de búfala.
Mel
Quem produz o mel? As abelhas, certo? Não exatamente. Desconfia sempre que este produto estiver muito barato. Neste caso, procura uma lupa, lê o rótulo da embalagem e confirma: talvez seja feito de cana de açúcar ou de glicose, sendo que neste segundo caso, o “mel” não é muito saudável, afinal, é apenas açúcar processado. Fica atento!
Iogurte
Um iogurte tem que ser feito de leite para ser apelidado como tal. No caso deste alimento, nem sempre é o que acontece – muitos são produzidos apenas com o soro do leite. O nome deveria assim ser bebida láctea fermentada, e não iogurte.
Leite com chocolate
Quando se compra esta bebida pronta, em pacotes ou garrafas de vidro, não se está prestes a consumir leite achocolatado, simplesmente porque a receita não inclui leite. A história é muito parecida com a do iogurte, já que em vez de leite, a receita conta com soro, água e gordura vegetal. Este tipo de bebida é menos nutritiva do que deveria ser se fosse feita com os ingredientes “verdadeiros”.
Marcações: Valores, Saúde , Compras, Exercício, Comida, Alimentação, Supermercado, Rótulos