
5 músicas que não podem passar-te ao lado
A música é uma linguagem incrível que chega ao nosso coração de maneiras únicas. No entanto, também pode ser fácil ouvir uma música sem pensar duas vezes sobre a sua mensagem.
Em alguns casos, a mensagem é mesmo poderosa, levando-nos a pensar mais do que uma vez na nossa vida, nas nossas ações. Chega a um ponto em que parece que a música foi feita para nós. Aqui está uma pequena compilação de músicas deste ano que passam uma mensagem poderosa.
"In my Blood" - Shawn Mendes
Todos nós já fomos aquela pessoa “deitada no chão sem sentir nada”, que “olha para o telefone com ansiedade, com medo de ficar sozinho.” Certamente que grande parte de nós já saiu desa fase mais escura, mas certamente conheces alguém que se sinta assim e que precise da tua ajuda ... bem sabes o quão difícil pode ser estar nesse estado de espírito.
"In My Blood" pode ser lida como um pedido de ajuda, alguém que está exausto e com vontade de desistir. A música critica a forma como sociedade nos diz para anestesiar esta dor: “Apenas bebe algo e sentires-te-à melhor, leva-a para tua casa e sentires-te-à melhor.” Mas também levanta a questão se este tipo de ações sem sentido funcionam, deixando implícito que não.
Podemos todos identificar-nos com esta sensação de precisar de alguém para ajudar-nos a levantar... da nossa tristeza, da nossa solidão; reconhecermos que não podemos fazer tudo na vida sozinhos.
"Magic" - Sia
Esta música é mesmo bonita porque mostra a forma como podemos encontrar a "magia" (leia-se: Deus), mesmo nas coisas pequenas. Quantas vezes nós passamos pela vida à espera de algum grande milagre, algum grande sinal, em vez de percebermos que é nas pequenas coisas que Deus se aproxima de nós? Esta música serve como um lembrete.
“Pray for Me” - The Weeknd and Kendrick Lamar
Esta música expressa honestamente a mágoa e a raiva que resultam dos inúmeros acontecimentos que tem acontecido no mundo."Eu tento lutar contra as lágrimas, inundação à minha porta, a vida é um inferno, poças de sangue nas ruas, Atiradores no topo do prédio, a ajuda do governo não é um alívio. Terremoto, o corpo caiu, o chão rompe-se. ”Estas palavras são duras, mas faz-nos refletir sobre o que é que se passa no mundo.
É tentador questionar a existência de Deus, acreditar que estamos sozinhos e rejeitá-Lo para que possamos viver de acordo com as nossas próprias regras. Talvez seja por isso que, no final da música, The Weeknd e Lamar repetem: "Apenas no caso de minha fé acabar, vou viver de acordo com minha própria lei".
Mas nós temos que lutar contra esta tentação. Deus deu-nos uma razão para manter a esperança na Sua vitória sobre o pecado e a morte na cruz - Jesus.
“Sick Boy” - The Chainsmokers
Esta música quase que merecia um artigo inteiro- As letras chegam ao âmago da nossa sociedade relativista e individualista (relativismo é a crença de que não há verdade absoluta, que a verdade / moralidade depende de fatores externos e está sujeita a mudanças). "Bem-vindo ao narcisismo, onde estamos unidos sob a nossa indiferença". Esta frase é um autêntico murro no esômago. Esta linha toca no facto de que, por sermos tão egoístas - baseando a nossa autoestima no número de seguidores e gostos nas redes sociais - fomo-nos desapegando de tudo ao nosso redor, sendo mesmo isso que nos une. Claro, há alguma sátira e exagero, mas a sátira geralmente aponta para a verdade.
Esta música desafia-nos - não podemos ser apáticos ao sofrimento, por muito que nos custe. Lutar contra a corrente e fazer deste mundo mais unido pela diferença.
"Next to Me" - Imagine Dragons
Esta música dos Imagine Dragons é sobre o amor incondicional - algo que o nosso mundo precisa (e muito!). Quando ouvires / leres estas palavras, lembras-te de pelo menos uma pessoa na tua vida que fica ao teu lado, mesmo quando os erros surgem no caminho. E claro, esperamos que sejas um pilar de amor para alguém na tua vida.
Este tipo de amor incondicional - um amor que suporta pacientemente os erros, um amor que é inabalável, um amor que não nos vê pelo nosso pecado - é o amor que recebemos de Deus.
Hoje, mais do que nunca, ouve-se cada vez mais música. Da próxima vez que ouvires alguma que te toque de alguma maneira, ouve-a mesmo com atenção. Melhor ainda, cria uma lista de músicas que tenham este tipo de mensagem. E depois partilhas connosco!
Marcações: Valores, Mundo, Arte, Música, Adolescentes, CD's, Artistas