5 músicas que não podem passar-te ao lado

0
0
0
s2sdefault

A música é uma linguagem incrível que chega ao nosso coração de maneiras únicas. No entanto, também pode ser fácil ouvir uma música sem pensar duas vezes sobre a sua mensagem.

Em alguns casos, a mensagem é mesmo poderosa, levando-nos a pensar mais do que uma vez na nossa vida, nas nossas ações. Chega a um ponto em que parece que a música foi feita para nós.  Aqui está uma pequena compilação de músicas deste ano que passam uma mensagem poderosa. 

"In my Blood" - Shawn Mendes

Todos nós já fomos aquela pessoa “deitada no chão sem sentir nada”, que “olha para o telefone com ansiedade, com medo de ficar sozinho.” Certamente que grande parte de nós já saiu desa fase mais escura, mas certamente conheces alguém que se sinta assim e que precise da tua ajuda ... bem sabes o quão difícil pode ser estar nesse estado de espírito. 

"In My Blood" pode ser lida como um pedido de ajuda, alguém que está exausto e com vontade de desistir. A música critica a forma como sociedade nos diz para anestesiar esta dor: “Apenas bebe algo e sentires-te-à melhor, leva-a para tua casa e sentires-te-à melhor.” Mas também levanta a questão se este tipo de ações sem sentido funcionam, deixando implícito que não. 

Podemos todos identificar-nos com esta sensação de precisar de alguém para ajudar-nos a levantar... da nossa tristeza, da nossa solidão; reconhecermos que não podemos fazer tudo na vida sozinhos.

"Magic" - Sia

Esta música é mesmo bonita porque mostra a forma como podemos encontrar a "magia" (leia-se: Deus), mesmo nas coisas pequenas. Quantas vezes nós passamos pela vida à espera de algum grande milagre, algum grande sinal, em vez de percebermos que é nas pequenas coisas que Deus se aproxima de nós? Esta música serve como um lembrete.

“Pray for Me” - The Weeknd and Kendrick Lamar

Esta música expressa honestamente a mágoa e a raiva que resultam dos inúmeros acontecimentos que tem acontecido no mundo."Eu tento lutar contra as lágrimas, inundação à  minha porta, a vida é um inferno, poças de sangue nas ruas, Atiradores no topo do prédio, a ajuda do governo não é um alívio. Terremoto, o corpo caiu, o chão rompe-se. ”Estas palavras são duras, mas faz-nos refletir sobre o que é que se passa no mundo. 

É tentador questionar a existência de Deus, acreditar que estamos sozinhos e rejeitá-Lo para que possamos viver de acordo com as nossas próprias regras. Talvez seja por isso que, no final da música, The Weeknd e Lamar repetem: "Apenas no caso de minha fé acabar, vou viver de acordo com minha própria lei".

Mas nós temos que lutar contra esta tentação. Deus deu-nos uma razão para manter a esperança na Sua vitória sobre o pecado e a morte na cruz - Jesus.

“Sick Boy” - The Chainsmokers

Esta música quase que merecia um artigo inteiro- As letras chegam ao âmago da nossa sociedade relativista e individualista (relativismo é a crença de que não há verdade absoluta, que a verdade / moralidade depende de fatores externos e está sujeita a mudanças). "Bem-vindo ao narcisismo, onde estamos unidos sob a nossa indiferença". Esta frase é um autêntico murro no esômago. Esta linha toca no facto de que, por sermos tão egoístas - baseando a nossa autoestima no número de seguidores e gostos  nas redes sociais - fomo-nos desapegando de tudo ao nosso redor, sendo mesmo isso que nos une. Claro, há alguma sátira e exagero, mas a sátira geralmente aponta para a verdade.

Esta música desafia-nos - não podemos ser apáticos ao sofrimento, por muito que nos custe. Lutar contra a corrente e fazer deste mundo mais unido pela diferença. 

"Next to Me" - Imagine Dragons

Esta música dos Imagine Dragons é sobre o amor incondicional - algo que o nosso mundo precisa (e muito!). Quando ouvires / leres estas palavras, lembras-te de pelo menos uma pessoa na tua vida que fica ao teu lado, mesmo quando os erros surgem no caminho. E claro, esperamos que sejas um pilar de amor para alguém na tua vida.

Este tipo de amor incondicional - um amor que suporta pacientemente os erros, um amor que é inabalável, um amor que não nos vê pelo nosso pecado - é o amor que recebemos de Deus.

Hoje, mais do que nunca, ouve-se cada vez mais música. Da próxima vez que ouvires alguma que te toque de alguma maneira, ouve-a mesmo com atenção. Melhor ainda, cria uma lista de músicas que tenham este tipo de mensagem. E depois partilhas connosco! 

Marcações: Valores, Mundo, Arte, Música, Adolescentes, CD's, Artistas

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.