Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Comer bem ou tomar banho?

0
0
0
s2sdefault

Acabaste agora de almoçar! Só podes ir à água quando fizeres a digestão!”Certamente já conheces esta frase. Muito provavelmente já ouviste os teus pais, tios, avós ou educadores a dizê-la, principalmente na altura das férias do Verão. E será que eles têm razão? Aqui fica uma sugestão pessoal da possível explicação para esta ideia ter entrado no nosso dia-a-dia.

 

Como sabes, quando ingerimos uma refeição, os alimentos percorrem o nosso sistema gastrointestinal sofrendo vários processos para que os nutrientes importantes sejam aproveitados pelo organismo. No entanto, para que tudo funcione bem é necessário que os alimentos passem à velocidade certa pelos diferentes órgãos deste sistema, o que faz com que a digestão não seja um processo imediato mas demore algum tempo a ser concluído.

Para além disso, os nutrientes ao serem absorvidos têm de ser transportados para os locais onde vão ser usados, como os músculos e o cérebro, mas também para os locais onde são armazenados para mais tarde puderem ser utilizados. E como se faz o seu transporte? Através do sangue.

Assim sendo, como o nosso organismo é muito eficiente, durante a digestão há um grande movimento de sangue para os órgãos do sistema gastrointestinal, tais como o estômago e o intestino. Desta forma, passamos a ter o sangue mais concentrado nestes órgãos, deixando de estar tanto à periferia, como na pele, onde tem uma extrema importância para regular a temperatura do nosso corpo.

Então qual é o problema de ir ao mar ou de tomar banho depois de comer?

Se após uma refeição tomarmos um banho de água fria (seja no mar, na piscina, ou numa banheira), o que acontece é que o sangue volta a deslocar-se para a periferia para tentar regular a nossa temperatura. Assim, deixa de estar tão disponível para a digestão, levando a que esta seja mais lenta e possam surgir alguns dos sintomas a que normalmente chamamos “paragem de digestão”. E no fundo é isso mesmo: a digestão fica “interrompida” porque não tem as condições necessárias para que tudo aconteça da melhor maneira.

Assim sendo, o que devemos fazer: não comer, esperar que passe o tempo necessário para fazer bem a digestão, ou ignorar este conselho e tomar banho na mesma?

O melhor será sempre esperarmos o tempo necessário para acabarmos a digestão. Isso será o mais seguro! No entanto, existem outras alternativas, que agora perceberás mais facilmente e que podes ter em conta quando ingerires refeições mais leves:

  1. Se fores lentamente ambientando o teu corpo à temperatura da água será mais provável que menos sangue tenha de se deslocar repentinamente do sistema gastrointestinal para a periferia. Deste modo será menor o impacto na digestão, sendo possível que nem tenhas qualquer sintoma associado
  2. Se tomares um banho em água cuja temperatura está próxima da tua temperatura corporal então não será necessário o teu corpo tentar regulá-la. Como tal, o sangue poderá continuar mais concentrado nos órgãos responsáveis pela digestão de modo a que o processo prossiga normalmente

Mas atenção: Quando ingerires muitos alimentos a digestão será mais difícil e demorada, pelo que será realmente importante que esperes algum tempo até tomares um banho em água fria, mesmo tendo em conta estas ideias!

Marcações: Verão, Saúde , Tempos Livres, Digestão

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.