Comer bem ou tomar banho?

0
0
1
s2smodern

Acabaste agora de almoçar! Só podes ir à água quando fizeres a digestão!”Certamente já conheces esta frase. Muito provavelmente já ouviste os teus pais, tios, avós ou educadores a dizê-la, principalmente na altura das férias do Verão. E será que eles têm razão? Aqui fica uma sugestão pessoal da possível explicação para esta ideia ter entrado no nosso dia-a-dia.

 

Como sabes, quando ingerimos uma refeição, os alimentos percorrem o nosso sistema gastrointestinal sofrendo vários processos para que os nutrientes importantes sejam aproveitados pelo organismo. No entanto, para que tudo funcione bem é necessário que os alimentos passem à velocidade certa pelos diferentes órgãos deste sistema, o que faz com que a digestão não seja um processo imediato mas demore algum tempo a ser concluído.

Para além disso, os nutrientes ao serem absorvidos têm de ser transportados para os locais onde vão ser usados, como os músculos e o cérebro, mas também para os locais onde são armazenados para mais tarde puderem ser utilizados. E como se faz o seu transporte? Através do sangue.

Assim sendo, como o nosso organismo é muito eficiente, durante a digestão há um grande movimento de sangue para os órgãos do sistema gastrointestinal, tais como o estômago e o intestino. Desta forma, passamos a ter o sangue mais concentrado nestes órgãos, deixando de estar tanto à periferia, como na pele, onde tem uma extrema importância para regular a temperatura do nosso corpo.

Então qual é o problema de ir ao mar ou de tomar banho depois de comer?

Se após uma refeição tomarmos um banho de água fria (seja no mar, na piscina, ou numa banheira), o que acontece é que o sangue volta a deslocar-se para a periferia para tentar regular a nossa temperatura. Assim, deixa de estar tão disponível para a digestão, levando a que esta seja mais lenta e possam surgir alguns dos sintomas a que normalmente chamamos “paragem de digestão”. E no fundo é isso mesmo: a digestão fica “interrompida” porque não tem as condições necessárias para que tudo aconteça da melhor maneira.

Assim sendo, o que devemos fazer: não comer, esperar que passe o tempo necessário para fazer bem a digestão, ou ignorar este conselho e tomar banho na mesma?

O melhor será sempre esperarmos o tempo necessário para acabarmos a digestão. Isso será o mais seguro! No entanto, existem outras alternativas, que agora perceberás mais facilmente e que podes ter em conta quando ingerires refeições mais leves:

  1. Se fores lentamente ambientando o teu corpo à temperatura da água será mais provável que menos sangue tenha de se deslocar repentinamente do sistema gastrointestinal para a periferia. Deste modo será menor o impacto na digestão, sendo possível que nem tenhas qualquer sintoma associado
  2. Se tomares um banho em água cuja temperatura está próxima da tua temperatura corporal então não será necessário o teu corpo tentar regulá-la. Como tal, o sangue poderá continuar mais concentrado nos órgãos responsáveis pela digestão de modo a que o processo prossiga normalmente

Mas atenção: Quando ingerires muitos alimentos a digestão será mais difícil e demorada, pelo que será realmente importante que esperes algum tempo até tomares um banho em água fria, mesmo tendo em conta estas ideias!

Marcações: Verão, Saúde , Tempos Livres, Digestão

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.