Fala-me Direito: A Eutanásia

0
0
1
s2smodern

Muito se tem falado ultimamente sobre a Eutanásia… mas afinal o que é que se anda a discutir?

A Eutanásia é proibida em Portugal, nomeadamente pelo Código Penal. De acordo com o artigo 124º,

“Quem matar outra pessoa determinado por pedido sério, instante e expresso que ela lhe tenha feito é punido com pena de prisão até 3 anos”,sendo que no caso de não se conseguir matar mas tentar fazê-lo, também existe uma punição!

Ou seja, para o Direito, a Eutanásia significa uma morte a pedido, pede-se a alguém que o mate, o que é diferente da situação em que, por exemplo, alguém se quer suicidar e pede ajuda para o fazer. Neste caso também há um crime, mas de forma diferente.

Ora como esta situação se coloca sobretudo naqueles casos em que as pessoas já têm uma condição muito fraca e estão muito mal de saúde, começou a colocar-se a questão de todos nós termos ou não direito a “morrer com dignidade”, ou seja, de termos a hipótese de escolher morrer em vez de continuarmos a viver em condições pouco dignas, por exemplo num estado vegetativo.

Por esse motivo, algumas pessoas ligadas a partidos políticos começaram uma petição e conseguiram levar o assunto a ser discutido no Parlamento.

O que é que os levou a fazerem isto?

De acordo com esses elementos dos partidos políticos, se nós temos capacidade para tomar decisões ao longo de toda a nossa vida, sem que o Estado interfira nisso, também temos direito a escolher viver ou não, sem que o Estado o diga que não o podemos fazer.

Mas, atenção!

Claro que tal direito teria de ser utilizado de forma muito cuidadosa! Imaginem o que seria agora qualquer pessoa poder pedir para morrer, literalmente... Dessa forma, esse pedido só podia ser feito em condições muito rigorosas, como o caso de pessoas com uma doença incurável e fatal, que estejam num sofrimento insustentável, que fossem maiores de idade, e que tivessem condições mentais, ou seja, têm de saber e ter noção daquilo que estariam a pedir!

É um tema muito controverso, e existem sempre opiniões de ambos os lados... Há quem defenda que a Eutanásia é uma forma de se evitar dor e sofrimento, sobretudo daquelas pessoas com uma doença terminal e que já não têm uma vida de qualidade, pois assim não se força o doente a viver com um sofrimento insuportável; mas há também quem defenda que estamos a falar do direito à vida, e a vida é sagrada e não pode ser violada, pois para todos os efeitos a Eutanásia é uma forma de homicídio.

Em Portugal, apesar de se estar a discutir muito o assunto, o Parlamento não aprovou os projetos de lei que queriam legalizar a Eutanásia, pelo que tudo ficou igual, mas existem já países onde já existiu essa legalização, como por exemplo a Holanda, a Bélgica e o Luxemburgo.

Marcações: Valores, Direitos, Saúde , Direito

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?