Fala-me Direito: A Eutanásia

0
0
1
s2smodern

Muito se tem falado ultimamente sobre a Eutanásia… mas afinal o que é que se anda a discutir?

A Eutanásia é proibida em Portugal, nomeadamente pelo Código Penal. De acordo com o artigo 124º,

“Quem matar outra pessoa determinado por pedido sério, instante e expresso que ela lhe tenha feito é punido com pena de prisão até 3 anos”,sendo que no caso de não se conseguir matar mas tentar fazê-lo, também existe uma punição!

Ou seja, para o Direito, a Eutanásia significa uma morte a pedido, pede-se a alguém que o mate, o que é diferente da situação em que, por exemplo, alguém se quer suicidar e pede ajuda para o fazer. Neste caso também há um crime, mas de forma diferente.

Ora como esta situação se coloca sobretudo naqueles casos em que as pessoas já têm uma condição muito fraca e estão muito mal de saúde, começou a colocar-se a questão de todos nós termos ou não direito a “morrer com dignidade”, ou seja, de termos a hipótese de escolher morrer em vez de continuarmos a viver em condições pouco dignas, por exemplo num estado vegetativo.

Por esse motivo, algumas pessoas ligadas a partidos políticos começaram uma petição e conseguiram levar o assunto a ser discutido no Parlamento.

O que é que os levou a fazerem isto?

De acordo com esses elementos dos partidos políticos, se nós temos capacidade para tomar decisões ao longo de toda a nossa vida, sem que o Estado interfira nisso, também temos direito a escolher viver ou não, sem que o Estado o diga que não o podemos fazer.

Mas, atenção!

Claro que tal direito teria de ser utilizado de forma muito cuidadosa! Imaginem o que seria agora qualquer pessoa poder pedir para morrer, literalmente... Dessa forma, esse pedido só podia ser feito em condições muito rigorosas, como o caso de pessoas com uma doença incurável e fatal, que estejam num sofrimento insustentável, que fossem maiores de idade, e que tivessem condições mentais, ou seja, têm de saber e ter noção daquilo que estariam a pedir!

É um tema muito controverso, e existem sempre opiniões de ambos os lados... Há quem defenda que a Eutanásia é uma forma de se evitar dor e sofrimento, sobretudo daquelas pessoas com uma doença terminal e que já não têm uma vida de qualidade, pois assim não se força o doente a viver com um sofrimento insuportável; mas há também quem defenda que estamos a falar do direito à vida, e a vida é sagrada e não pode ser violada, pois para todos os efeitos a Eutanásia é uma forma de homicídio.

Em Portugal, apesar de se estar a discutir muito o assunto, o Parlamento não aprovou os projetos de lei que queriam legalizar a Eutanásia, pelo que tudo ficou igual, mas existem já países onde já existiu essa legalização, como por exemplo a Holanda, a Bélgica e o Luxemburgo.

Marcações: Valores, Direitos, Saúde , Direito

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!