A Ciência e a Fé estão em pólos opostos?

0
0
1
s2smodern

Desde Copérnico, há cinco séculos atrás, muito se tem dito sobre a questão Fé versus Ciência. Será que uma exclui a outra? 

Alguns dentro da igreja têm visto avanços científicos e novos entendimentos sobre como o mundo opera como ameaças à verdade “bíblica” convencional. Correndo o risco de simplificação excessiva, no centro desse conflito ideológico está aquela tensão básica: ou a ciência está certa, ou Deus está certo. E, para os religiosos, Deus estar "errado" simplesmente não é uma opção.

Para alguns defensores da ciência moderna e secular, a igreja representa uma ameaça à "verdade". Mas esta tensão deveria existir? 

Como Galileu, um crente devoto em Deus que acabou por entrar em conflito com a Igreja Católica devido às suas ideias "hereges" sobre o heliocentrismo, disse: “Eu não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentido e razão, pretende que abandonemos a sua utilização ”.

Galileu está certo. Razão e religião não estão em desacordo. Mas também não são a mesma coisa.

Verdades maiores

Na verdade, ciência e religião estão preocupadas com a mesma coisa: procurar a verdade. O problema surge quando queremos que se procure o mesmo tipo de verdade.

A ciência, pela sua própria definição, baseia-se no que podemos observar e o que se pode prever com base nessas mesmas observações. Está enraizada na noção de que verdades científicas são prováveis. E o método científico é a melhor forma de aprender sobre o mundo natural e o universo. Sabemos que o que a ciência diz é verdade, porque observamos que é verdade. E, com base nessas verdades, podemos fazer previsões sobre como as verdades se repetem.

A religião, por outro lado, está preocupada com um tipo de verdade que está enraizada no que não é visto. A sua essência baseia-se na fé. E, pela sua própria natureza, a fé exige que depositemos confiança nalgo que não é demonstrável. Deus escolheu permanecer oculto. Nós não podemos vê-lo. Nós não podemos medi-lo. E, como se deixa claro em toda a Bíblia, não podemos prever o que Ele fará. Em vez disso, somos solicitados a depositar a nossa fé e confiança, não importa o que aconteça.

Religião e ciência procuram dois tipos de verdade fundamentalmente diferentes. Não estão em conflito porque estão preocupadas com coisas diferentes e diferentes métodos de as encontrar.

Provar que Deus existe?

Se acreditas em Deus, todas as verdades científicas devem servir apenas para revelar mais coisas sobre Ele. A Ciência fortalece a tua fé, não a ameaça.

Mesmo se você mantiver uma visão literal da conta da criação, tentar "desmentir" as nossas origens não deve ser uma preocupação que defina a tua fé.

Deus não nos pede para provar a sua existência. As pessoas verão a Deus se o conseguirem ver em nós. Somos chamados não apenas para "defender" a verdade, mas para literalmente incorporá-la. 

Os cristãos acreditam que a ciência foi criada por Deus. Quanto mais sabemos, mais podemos compreendê-lo. Mas, quando confrontados com ideias científicas que desafiam nossa própria compreensão de Deus ou da Bíblia, em vez de ficar na defensiva, devemos apenas ficar mais confiantes.

Nenhuma descoberta científica ou teoria destronará Deus. Mas permitir que nos tornemos excessivamente focados nas “ameaças” às crenças pode fazer com que te desvies da verdade da Fé - Amar o próximo como a ti mesmo. 

Marcações: Valores, Ciência, Jesus , Deus, , Crenças

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!