A Ciência e a Fé estão em pólos opostos?

0
0
1
s2smodern

Desde Copérnico, há cinco séculos atrás, muito se tem dito sobre a questão Fé versus Ciência. Será que uma exclui a outra? 

Alguns dentro da igreja têm visto avanços científicos e novos entendimentos sobre como o mundo opera como ameaças à verdade “bíblica” convencional. Correndo o risco de simplificação excessiva, no centro desse conflito ideológico está aquela tensão básica: ou a ciência está certa, ou Deus está certo. E, para os religiosos, Deus estar "errado" simplesmente não é uma opção.

Para alguns defensores da ciência moderna e secular, a igreja representa uma ameaça à "verdade". Mas esta tensão deveria existir? 

Como Galileu, um crente devoto em Deus que acabou por entrar em conflito com a Igreja Católica devido às suas ideias "hereges" sobre o heliocentrismo, disse: “Eu não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentido e razão, pretende que abandonemos a sua utilização ”.

Galileu está certo. Razão e religião não estão em desacordo. Mas também não são a mesma coisa.

Verdades maiores

Na verdade, ciência e religião estão preocupadas com a mesma coisa: procurar a verdade. O problema surge quando queremos que se procure o mesmo tipo de verdade.

A ciência, pela sua própria definição, baseia-se no que podemos observar e o que se pode prever com base nessas mesmas observações. Está enraizada na noção de que verdades científicas são prováveis. E o método científico é a melhor forma de aprender sobre o mundo natural e o universo. Sabemos que o que a ciência diz é verdade, porque observamos que é verdade. E, com base nessas verdades, podemos fazer previsões sobre como as verdades se repetem.

A religião, por outro lado, está preocupada com um tipo de verdade que está enraizada no que não é visto. A sua essência baseia-se na fé. E, pela sua própria natureza, a fé exige que depositemos confiança nalgo que não é demonstrável. Deus escolheu permanecer oculto. Nós não podemos vê-lo. Nós não podemos medi-lo. E, como se deixa claro em toda a Bíblia, não podemos prever o que Ele fará. Em vez disso, somos solicitados a depositar a nossa fé e confiança, não importa o que aconteça.

Religião e ciência procuram dois tipos de verdade fundamentalmente diferentes. Não estão em conflito porque estão preocupadas com coisas diferentes e diferentes métodos de as encontrar.

Provar que Deus existe?

Se acreditas em Deus, todas as verdades científicas devem servir apenas para revelar mais coisas sobre Ele. A Ciência fortalece a tua fé, não a ameaça.

Mesmo se você mantiver uma visão literal da conta da criação, tentar "desmentir" as nossas origens não deve ser uma preocupação que defina a tua fé.

Deus não nos pede para provar a sua existência. As pessoas verão a Deus se o conseguirem ver em nós. Somos chamados não apenas para "defender" a verdade, mas para literalmente incorporá-la. 

Os cristãos acreditam que a ciência foi criada por Deus. Quanto mais sabemos, mais podemos compreendê-lo. Mas, quando confrontados com ideias científicas que desafiam nossa própria compreensão de Deus ou da Bíblia, em vez de ficar na defensiva, devemos apenas ficar mais confiantes.

Nenhuma descoberta científica ou teoria destronará Deus. Mas permitir que nos tornemos excessivamente focados nas “ameaças” às crenças pode fazer com que te desvies da verdade da Fé - Amar o próximo como a ti mesmo. 

Marcações: Valores, Ciência, Jesus , Deus, , Crenças

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.