Histórias para Crescer: O passeio de barco

0
0
1
s2smodern

Certo dia, um senhor muito bem vestido, bem-falante e muito culto decidiu fazer um passeio de barco numa pequena vila por onde estava de passagem.

Na pequena embarcação seguiam apenas o culto senhor e o barqueiro, que se notava que era um homem simples.

Mal entrou no barco o senhor meteu conversa com o barqueiro, falando sobre os grandes compositores, como Bach e Chopin.

Ao notar que o barqueiro se mantinha alheado da conversa, o senhor pergunta:

- Então o senhor não entende de música?

- Não. Respondeu o barqueiro com alguma indiferença.

- Ah, meu caro! Um quarto da sua vida está perdida! E dos grandes autores literários, como Camões e Pessoa, para falar só de alguns. Os seus poemas e textos são verdadeiras obras de arte!

- Não conheço – respondeu o barqueiro!

- Ah, que pena! Um quarto da sua vida está perdida, meu caro! Bom resta-nos sempre a história e a filosofia como temas de conversa!

- Desconheço – respondeu novamente o barqueiro com muita indiferença.

- Que desperdício, um homem vive melhor tendo conhecimento das artes e das ciências! Lamentável!

Dado que a conversa não evoluía, ficaram ambos em silêncio a apreciar a paisagem e repararam que uma tempestade se estava a aproximar e o pequeno barco estava agora no meio do lago longe das margens.

- Sabe nadar? – perguntou o barqueiro!

- Não! – respondeu o elegante senhor amedrontado.

- Então a sua vida está perdida!

Ao longo da vida, temos tendência para demonstrar ao mundo que as nossas escolhas são as melhores e que sabemos muito das coisas. De certa forma, sabemos que o conhecimento nos dá estatuto e faz com que os outros confiem em nós e na nossa palavra. Por isso é que é importante estudar e dominar alguma área do conhecimento.

O que não é admissível é por sabermos muitas coisas tentar diminuir ou humilhar os outros que não tiveram as mesmas oportunidades para estudar. Ou pior ainda, ignorar a sabedoria de vida que as pessoas mais velhas e as que vivem da Terra têm.

Assim, é importante estudar, mas também é importante saber nadar, correr na natureza, saber cozinhar, arrumar a casa, conhecer as plantas e os animais, etc. Para sobrevivermos no dia-a-dia temos de dominar uma série de competências e não apenas o saber teórico. Isso ajuda-nos a viver melhor, torna-nos melhores seres humanos e ajuda-nos a construir um mundo melhor.

Marcações: Valores, Amizade, Histórias , Natureza

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.