Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Histórias para Crescer: O passeio de barco

0
0
0
s2sdefault

Certo dia, um senhor muito bem vestido, bem-falante e muito culto decidiu fazer um passeio de barco numa pequena vila por onde estava de passagem.

Na pequena embarcação seguiam apenas o culto senhor e o barqueiro, que se notava que era um homem simples.

Mal entrou no barco o senhor meteu conversa com o barqueiro, falando sobre os grandes compositores, como Bach e Chopin.

Ao notar que o barqueiro se mantinha alheado da conversa, o senhor pergunta:

- Então o senhor não entende de música?

- Não. Respondeu o barqueiro com alguma indiferença.

- Ah, meu caro! Um quarto da sua vida está perdida! E dos grandes autores literários, como Camões e Pessoa, para falar só de alguns. Os seus poemas e textos são verdadeiras obras de arte!

- Não conheço – respondeu o barqueiro!

- Ah, que pena! Um quarto da sua vida está perdida, meu caro! Bom resta-nos sempre a história e a filosofia como temas de conversa!

- Desconheço – respondeu novamente o barqueiro com muita indiferença.

- Que desperdício, um homem vive melhor tendo conhecimento das artes e das ciências! Lamentável!

Dado que a conversa não evoluía, ficaram ambos em silêncio a apreciar a paisagem e repararam que uma tempestade se estava a aproximar e o pequeno barco estava agora no meio do lago longe das margens.

- Sabe nadar? – perguntou o barqueiro!

- Não! – respondeu o elegante senhor amedrontado.

- Então a sua vida está perdida!

Ao longo da vida, temos tendência para demonstrar ao mundo que as nossas escolhas são as melhores e que sabemos muito das coisas. De certa forma, sabemos que o conhecimento nos dá estatuto e faz com que os outros confiem em nós e na nossa palavra. Por isso é que é importante estudar e dominar alguma área do conhecimento.

O que não é admissível é por sabermos muitas coisas tentar diminuir ou humilhar os outros que não tiveram as mesmas oportunidades para estudar. Ou pior ainda, ignorar a sabedoria de vida que as pessoas mais velhas e as que vivem da Terra têm.

Assim, é importante estudar, mas também é importante saber nadar, correr na natureza, saber cozinhar, arrumar a casa, conhecer as plantas e os animais, etc. Para sobrevivermos no dia-a-dia temos de dominar uma série de competências e não apenas o saber teórico. Isso ajuda-nos a viver melhor, torna-nos melhores seres humanos e ajuda-nos a construir um mundo melhor.

Marcações: Valores, Amizade, Histórias , Natureza

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.