Aprender com mnemónicas

0
0
1
s2smodern

A técnica de memorização por mnemónicas existe desde as primeiras civilizações ocidentais. É bastante útil para os teus testes e para os exames. Mas do que se trata?

Uma mnemónica é um recurso que ajuda a lembrar de coisas com mais facilidade. É uma técnica de memorização baseada na associação do que precisa ser decorado com outra de mais fácil memorização.

De acordo com Juan O'Keeffe, que reflete sobre estes temas, este tipo de associações podem ser feitas com outras coisas, como por exemplo uma palavra, uma música, objetos, sítios ou até mesmo um poema. 

Um exemplo clássico é utilizar as mãos para saber o número de dias de cada mês.

Seria muito simples saber se os meses simplesmente alternassem iniciando Janeiro com o número máximo de dias (31), fevereiro com menos (28), Março de volta com o máximo (31), Abril com menos (30) e assim por diante.

O problema é que eles não alternam dessa forma. Julho e Agosto são meses subsequentes um do outro e ambos possuem 31 dias.

Desta forma, para melhor lembrar usa-se às juntas dos dedos das mãos. Assim, as juntas são os meses com 31 dias, e  entre as juntas são os meses com menos dias.

Há várias formas de decorar coisas para os testes. Algumas de uma forma quase inconsciente. vamos mostrar-te algumas:

Música

Os jingles são um ótimo exemplo. Alguns não saem da cabeça e são uma forma das empresas gravarem a sua marca na cabeça do consumidor.

Alguns dos jingles mais famosos:

Mac Donald's: “I'm lovin it!"
Multióticas: “A melhor oferta sempre”

Frases

Um exemplo muito prático - Se precisas de ir ao supermercado e tens medo de te esqueceres daquilo que precisas de comprar (Laranja, Abacate, Tomate, Maçã, Cebola) podes criar uma mnemónica: Logo Ali TeMuita Comida.

Agora um desafio de memorização mnemónica - Cria uma mnemónica para decorar os planetas do sistema solar em ordem de distância do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.
o Juan mostrou-nos uma solução (no final deste artigo).

Acrónimos

Acrónimos são palavras formadas com as primeiras letras de diversas outras palavras. Por exemplo:

ONU – Organização das Nações Unidas
FPF - Federação Portuguesa de Futebol
IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Palácio da Memória

O Palácio da Memória, também conhecido como Método Ioci (lugar em latim) é um método de memorização que surgiu na Grécia antiga.

A ideia é associar o que precisas de memorizar com objetos de lugares específicos que conheças. Por exemplo, objetos da tua casa (armário, sofá, cama, frigorífico etc.), coisas que vês no caminho de casa até à escola, lojas de um centro comercial.

Cada vez que pensas num desses objetos, uma das coisas que precisas de te lembrar surge na memória. É possível utilizá-lo para lembrar listas de palavras, números ou caras por exemplo.

O campeão mundial de memória de 2006, Clemens Mayer usou este método para memorizar 1040 dígitos aleatórios em meia hora! 

Imagens

Uma outra forma de usar mnemónicas é associar com imagens.

Por exemplo, para memorizar o zero “0” podes associar com um ovo, “1” com um lápis, “2” com um pato, “3” com uma orelha e assim sucessivamente. 

Outro exemplo é - o número de bossas do camelo e do dromedário. As costas de um Dromedário têm o formato da letra “D” (de Dromedário) pois possuem apenas uma bossa enquanto as costas do camelo têm o formato da letra B pois possuem duas bossas.

Aqui vai um breve esquema para a memorização mnemónica:

 InfografiajvnLOGO 2

 

Marcações: Escola, Exames, Estudar, Testes, Música, Memória, Matéria, Disciplinas, Estudo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.