Aprender com mnemónicas

0
0
1
s2smodern

A técnica de memorização por mnemónicas existe desde as primeiras civilizações ocidentais. É bastante útil para os teus testes e para os exames. Mas do que se trata?

Uma mnemónica é um recurso que ajuda a lembrar de coisas com mais facilidade. É uma técnica de memorização baseada na associação do que precisa ser decorado com outra de mais fácil memorização.

De acordo com Juan O'Keeffe, que reflete sobre estes temas, este tipo de associações podem ser feitas com outras coisas, como por exemplo uma palavra, uma música, objetos, sítios ou até mesmo um poema. 

Um exemplo clássico é utilizar as mãos para saber o número de dias de cada mês.

Seria muito simples saber se os meses simplesmente alternassem iniciando Janeiro com o número máximo de dias (31), fevereiro com menos (28), Março de volta com o máximo (31), Abril com menos (30) e assim por diante.

O problema é que eles não alternam dessa forma. Julho e Agosto são meses subsequentes um do outro e ambos possuem 31 dias.

Desta forma, para melhor lembrar usa-se às juntas dos dedos das mãos. Assim, as juntas são os meses com 31 dias, e  entre as juntas são os meses com menos dias.

Há várias formas de decorar coisas para os testes. Algumas de uma forma quase inconsciente. vamos mostrar-te algumas:

Música

Os jingles são um ótimo exemplo. Alguns não saem da cabeça e são uma forma das empresas gravarem a sua marca na cabeça do consumidor.

Alguns dos jingles mais famosos:

Mac Donald's: “I'm lovin it!"
Multióticas: “A melhor oferta sempre”

Frases

Um exemplo muito prático - Se precisas de ir ao supermercado e tens medo de te esqueceres daquilo que precisas de comprar (Laranja, Abacate, Tomate, Maçã, Cebola) podes criar uma mnemónica: Logo Ali TeMuita Comida.

Agora um desafio de memorização mnemónica - Cria uma mnemónica para decorar os planetas do sistema solar em ordem de distância do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.
o Juan mostrou-nos uma solução (no final deste artigo).

Acrónimos

Acrónimos são palavras formadas com as primeiras letras de diversas outras palavras. Por exemplo:

ONU – Organização das Nações Unidas
FPF - Federação Portuguesa de Futebol
IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Palácio da Memória

O Palácio da Memória, também conhecido como Método Ioci (lugar em latim) é um método de memorização que surgiu na Grécia antiga.

A ideia é associar o que precisas de memorizar com objetos de lugares específicos que conheças. Por exemplo, objetos da tua casa (armário, sofá, cama, frigorífico etc.), coisas que vês no caminho de casa até à escola, lojas de um centro comercial.

Cada vez que pensas num desses objetos, uma das coisas que precisas de te lembrar surge na memória. É possível utilizá-lo para lembrar listas de palavras, números ou caras por exemplo.

O campeão mundial de memória de 2006, Clemens Mayer usou este método para memorizar 1040 dígitos aleatórios em meia hora! 

Imagens

Uma outra forma de usar mnemónicas é associar com imagens.

Por exemplo, para memorizar o zero “0” podes associar com um ovo, “1” com um lápis, “2” com um pato, “3” com uma orelha e assim sucessivamente. 

Outro exemplo é - o número de bossas do camelo e do dromedário. As costas de um Dromedário têm o formato da letra “D” (de Dromedário) pois possuem apenas uma bossa enquanto as costas do camelo têm o formato da letra B pois possuem duas bossas.

Aqui vai um breve esquema para a memorização mnemónica:

 InfografiajvnLOGO 2

 

Marcações: Escola, Exames, Estudar, Testes, Música, Memória, Matéria, Disciplinas, Estudo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!