
Diabetes – Uma vida normal
“Não posso comer mais bolos senão ainda fico com Diabetes”. Provavelmente já ouviste esta frase antes e já sabes que a Diabetes é uma doença que faz com que os níveis de açúcar do sangue (glicémia) estejam acima do valor normal.
A verdade é que os principais problemas provocados por esta doença resultam precisamente desses níveis aumentados de glicémia que vão danificando vários órgãos do nosso corpo: olhos, coração, rins e até os vasos sanguíneos e os nervos. É por isso que é importante que as pessoas que têm esta doença tenham algum cuidado com os doces (e outros alimentos) que comem.
Então mas porque é que as pessoas com Diabetes têm um aumento dos níveis de açúcar no sangue?
Quando comemos, o nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Esta funciona como uma espécie de chave que abre as portas de algumas células para que os “açúcares” (hidratos de carbono) dos alimentos possam entrar e assim servir como fonte de energia para o seu funcionamento. Contudo, as pessoas que têm Diabetes têm um problema neste processo.
Quando falamos de Diabetes falamos principalmente da Diabetes Mellitus tipo 1 e Diabetes Mellitus tipo 2, embora existam outros tipos de Diabetes. No caso da Diabetes Mellitus tipo 1 o principal problema é que o corpo não produz insulina, o que faz com que não se possam absorver os hidratos de carbono do sangue para dentro das células, permitindo que estes provoquem estragos nos diferentes órgãos. Já na Diabetes Mellitus tipo 2 o que acontece é que embora se continue a produzir insulina, as células tornam-se resistentes, não deixando que se abram as suas portas para entrar os hidratos de carbono, e desta forma ficam uma vez mais estes açúcares a circular no sangue. Isto acontece muitas vezes por um excesso de peso que faz com que as células se tornem resistentes à insulina. Por isso é que se tem assistido a um aumento do número de pessoas com esta doença porque o excesso de peso tem sido um problema que tem vindo a aumentar em frequência.
E a Diabetes tem cura?
A Diabetes é considerada uma doença crónica, ou seja, que dura toda a vida. No entanto, é possível ter a doença muito controlada e assim ter uma vida praticamente normal, como se não se tivesse nenhuma doença.
O tratamento baseia-se em 3 coisas: Alimentação, exercício físico e medicamentos.
- Os principais objetivos da alimentação de uma pessoa com diabetes são: obter um bom controlo da glicemia, tensão arterial e manter um peso saudável, de forma a evitar o aparecimento das complicações da doença. E tudo isto é possível com uma alimentação normal, desde que seja saudável
- Já o exercício é benéfico porque vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Para além disso ao aumentar o consumo dos açúcares pelos músculos, vai diminuir os seus níveis no sangue. Para isto basta cerca de 30 minutos de alguma atividade física diária (ex: caminhada, bicicleta, natação,…)
- Os medicamentos variam entre comprimidos e a própria insulina. No caso da Diabetes Mellitus tipo 2, normalmente é possível tomar só comprimidos numa fase inicial, porque o problema está na resistência das células à insulina e não na sua produção. Já as pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1 precisam sempre de tomar insulina porque o seu corpo não a produz
É através destes 3 pilares do tratamento que é possível ter a Diabetes controlada e evitar as complicações da doença.
Então agora diz-me o que achas daquela frase inicial: “Não posso comer mais bolos porque se não ainda fico com Diabetes” ?
Depois de teres lido o texto percebes que isto não é verdade porque se o teu corpo produzir normalmente a insulina e as tuas células funcionarem bem, não haverá nenhum problema. O que pode acontecer é que comendo muitos doces fiques com excesso de peso e aí sim, o risco de ter Diabetes é maior.
Assim sendo, se fizermos um esforço por manter uma vida saudável, com o peso certo, conseguimos prevenir em parte o desenvolvimento da Diabetes. E caso aconteça desenvolvermos esta doença também já sabemos que é possível ter uma vida relativamente normal desde que tenhamos atenção aos 3 aspetos do tratamento.
Era uma vez a dia-betes, era uma vez um dia-normal…
Marcações: Saúde , Obesidade, Exercício, Açúcar, Doenças, Diabetes