Para lá da música: "The Greatest Gift" de Sufjan Stevens

0
0
1
s2smodern

Já passou quase meio ano desde que Stevens lançou The Greatest Gift. Um álbum que, à primeira vista, parecia um simples remake do seu grande trabalho Carrie & Lowell (2015), mas que trazia pelo meio algumas “pérolas” originais. Um desses originais é precisamente este The Greatest Gift, que dá nome ao álbum.

 

Praise the mountain and the rain

All the gifts that still remain

But the greatest gift of all

And the law above all laws

Is to love your friends and lovers

To lay down your life for your brothers

As you abide in peace

So will your delight increase

As the mystery of the cross

Asa Lovejoy lost the toss

And the fountain in the rain

Where my sorrow still remains

So I run to my friends and lovers

I lay down my life for my brothers

As I abide in peace

So will my delight increase

Uma música que por trás de cada palavra, deixa visivelmente uma forte mensagem cristã. Poderia dizer-se que são poucas as músicas de Stevens que não possuem qualquer tipo de mensagem evangélica. Mas, no que toca a este "The Greatest Gift", pela sua pequenez (menos de 2 min), pela sua colocação exatamente a meio do álbum e pelo facto de dar nome ao álbum, arrisco a dizer que é quase um compêndio da mensagem que o autor quer passar com este seu trabalho. Uma mensagem que se toca naquilo que é o coração do Evangelho. Ou não fosse este grande dom (the greatest gift) identificado como a capacidade de dar a vida pelos irmãos (lay down my life for my brothers). Quase a citar as palavras de Jesus “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15, 13)

A música começa quase como um hino à criação, um convite a olhar para as maravilhas criadas por Deus. Um olhar de contemplação perante as montanhas, símbolo da grandeza e do extraordinário, e a chuva, símbolo da pequenez e do quotidiano, e tudo o que de belo permanece na vida (Praise the mountain and the rain/All the gifts that still remain).

Mas, acima de todas as coisas mais extraordinárias que podemos contemplar, existe algo maior, uma lei acima de todas as leis (But the greatest gift of all/And the law above all laws). É a lei do amor, que se traduz na doação da vida aos outros (Is to love your friends and lovers/To lay down your life for your brothers). Só esta doação, esta capacidade de amor até doar tudo aos outros, pode fazer-nos permanecer em paz (As you abide in peace) e aumentar a nossa satisfação (So will your delight increase).

Tal como no mistério da morte de Jesus na Cruz (As the mystery of the cross), que parecia assinalar uma derrota inesperada do Filho de Deus. Ou tal como Asa Lovejoy (1808-1882), famoso por ter perdido, num jogo de “moeda ao ar” com Francis Pettygrove, a oportunidade de atribuir o nome da sua cidade natal (Boston) à localidade de Portland por ele fundada (Asa Lovejoy lost the toss). Assim como a beleza de uma fonte parece perder-se no meio da melancolia da chuva (And the fountain in the rain), existem momentos na nossa vida em que a angústia parece querer derrubar tudo o que de bom se construiu.

É nestes momentos de fracasso inesperado, que mais uma vez Stevens aponta o único caminho para nos superarmos e voltar à paz e à felicidade: Run to my friends and lovers and lay down my life for my brothers [Correr para os amigos e amados e dar a vida pelos irmãos].

*Uma nota para o vídeo que começa e acaba com a frase: “Pray for the piece of the world” (Rezai pela paz no Mundo). Não nos esqueçamos desta lembrança de Sufjan Stevens.

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Música, CD's, Artistas, Mensagem

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.