Para lá da música: "The Greatest Gift" de Sufjan Stevens

0
0
1
s2smodern

Já passou quase meio ano desde que Stevens lançou The Greatest Gift. Um álbum que, à primeira vista, parecia um simples remake do seu grande trabalho Carrie & Lowell (2015), mas que trazia pelo meio algumas “pérolas” originais. Um desses originais é precisamente este The Greatest Gift, que dá nome ao álbum.

 

Praise the mountain and the rain

All the gifts that still remain

But the greatest gift of all

And the law above all laws

Is to love your friends and lovers

To lay down your life for your brothers

As you abide in peace

So will your delight increase

As the mystery of the cross

Asa Lovejoy lost the toss

And the fountain in the rain

Where my sorrow still remains

So I run to my friends and lovers

I lay down my life for my brothers

As I abide in peace

So will my delight increase

Uma música que por trás de cada palavra, deixa visivelmente uma forte mensagem cristã. Poderia dizer-se que são poucas as músicas de Stevens que não possuem qualquer tipo de mensagem evangélica. Mas, no que toca a este "The Greatest Gift", pela sua pequenez (menos de 2 min), pela sua colocação exatamente a meio do álbum e pelo facto de dar nome ao álbum, arrisco a dizer que é quase um compêndio da mensagem que o autor quer passar com este seu trabalho. Uma mensagem que se toca naquilo que é o coração do Evangelho. Ou não fosse este grande dom (the greatest gift) identificado como a capacidade de dar a vida pelos irmãos (lay down my life for my brothers). Quase a citar as palavras de Jesus “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15, 13)

A música começa quase como um hino à criação, um convite a olhar para as maravilhas criadas por Deus. Um olhar de contemplação perante as montanhas, símbolo da grandeza e do extraordinário, e a chuva, símbolo da pequenez e do quotidiano, e tudo o que de belo permanece na vida (Praise the mountain and the rain/All the gifts that still remain).

Mas, acima de todas as coisas mais extraordinárias que podemos contemplar, existe algo maior, uma lei acima de todas as leis (But the greatest gift of all/And the law above all laws). É a lei do amor, que se traduz na doação da vida aos outros (Is to love your friends and lovers/To lay down your life for your brothers). Só esta doação, esta capacidade de amor até doar tudo aos outros, pode fazer-nos permanecer em paz (As you abide in peace) e aumentar a nossa satisfação (So will your delight increase).

Tal como no mistério da morte de Jesus na Cruz (As the mystery of the cross), que parecia assinalar uma derrota inesperada do Filho de Deus. Ou tal como Asa Lovejoy (1808-1882), famoso por ter perdido, num jogo de “moeda ao ar” com Francis Pettygrove, a oportunidade de atribuir o nome da sua cidade natal (Boston) à localidade de Portland por ele fundada (Asa Lovejoy lost the toss). Assim como a beleza de uma fonte parece perder-se no meio da melancolia da chuva (And the fountain in the rain), existem momentos na nossa vida em que a angústia parece querer derrubar tudo o que de bom se construiu.

É nestes momentos de fracasso inesperado, que mais uma vez Stevens aponta o único caminho para nos superarmos e voltar à paz e à felicidade: Run to my friends and lovers and lay down my life for my brothers [Correr para os amigos e amados e dar a vida pelos irmãos].

*Uma nota para o vídeo que começa e acaba com a frase: “Pray for the piece of the world” (Rezai pela paz no Mundo). Não nos esqueçamos desta lembrança de Sufjan Stevens.

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Música, CD's, Artistas, Mensagem

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.