Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Para lá da música: "The Greatest Gift" de Sufjan Stevens

0
0
0
s2sdefault

Já passou quase meio ano desde que Stevens lançou The Greatest Gift. Um álbum que, à primeira vista, parecia um simples remake do seu grande trabalho Carrie & Lowell (2015), mas que trazia pelo meio algumas “pérolas” originais. Um desses originais é precisamente este The Greatest Gift, que dá nome ao álbum.

 

Praise the mountain and the rain

All the gifts that still remain

But the greatest gift of all

And the law above all laws

Is to love your friends and lovers

To lay down your life for your brothers

As you abide in peace

So will your delight increase

As the mystery of the cross

Asa Lovejoy lost the toss

And the fountain in the rain

Where my sorrow still remains

So I run to my friends and lovers

I lay down my life for my brothers

As I abide in peace

So will my delight increase

Uma música que por trás de cada palavra, deixa visivelmente uma forte mensagem cristã. Poderia dizer-se que são poucas as músicas de Stevens que não possuem qualquer tipo de mensagem evangélica. Mas, no que toca a este "The Greatest Gift", pela sua pequenez (menos de 2 min), pela sua colocação exatamente a meio do álbum e pelo facto de dar nome ao álbum, arrisco a dizer que é quase um compêndio da mensagem que o autor quer passar com este seu trabalho. Uma mensagem que se toca naquilo que é o coração do Evangelho. Ou não fosse este grande dom (the greatest gift) identificado como a capacidade de dar a vida pelos irmãos (lay down my life for my brothers). Quase a citar as palavras de Jesus “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15, 13)

A música começa quase como um hino à criação, um convite a olhar para as maravilhas criadas por Deus. Um olhar de contemplação perante as montanhas, símbolo da grandeza e do extraordinário, e a chuva, símbolo da pequenez e do quotidiano, e tudo o que de belo permanece na vida (Praise the mountain and the rain/All the gifts that still remain).

Mas, acima de todas as coisas mais extraordinárias que podemos contemplar, existe algo maior, uma lei acima de todas as leis (But the greatest gift of all/And the law above all laws). É a lei do amor, que se traduz na doação da vida aos outros (Is to love your friends and lovers/To lay down your life for your brothers). Só esta doação, esta capacidade de amor até doar tudo aos outros, pode fazer-nos permanecer em paz (As you abide in peace) e aumentar a nossa satisfação (So will your delight increase).

Tal como no mistério da morte de Jesus na Cruz (As the mystery of the cross), que parecia assinalar uma derrota inesperada do Filho de Deus. Ou tal como Asa Lovejoy (1808-1882), famoso por ter perdido, num jogo de “moeda ao ar” com Francis Pettygrove, a oportunidade de atribuir o nome da sua cidade natal (Boston) à localidade de Portland por ele fundada (Asa Lovejoy lost the toss). Assim como a beleza de uma fonte parece perder-se no meio da melancolia da chuva (And the fountain in the rain), existem momentos na nossa vida em que a angústia parece querer derrubar tudo o que de bom se construiu.

É nestes momentos de fracasso inesperado, que mais uma vez Stevens aponta o único caminho para nos superarmos e voltar à paz e à felicidade: Run to my friends and lovers and lay down my life for my brothers [Correr para os amigos e amados e dar a vida pelos irmãos].

*Uma nota para o vídeo que começa e acaba com a frase: “Pray for the piece of the world” (Rezai pela paz no Mundo). Não nos esqueçamos desta lembrança de Sufjan Stevens.

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Música, CD's, Artistas, Mensagem

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.