
É normal não ter (ainda) um BFF?
É estranho não ter um melhor amigo? Se tens um, provavelmente sabes que existem altos e baixos nesta relação. Se estás à procura de um, poderás sentir que as coisas poderiam ser melhor se o tivesses.
Mas não ter um melhor amigo não é algo preocupante. Um estudo recente no Reino Unido descobriu que uma em cada dez pessoas considera que não tem pessoas próximas, ou pelo menos algo semelhante a um melhor amigo.
E a vida continua na mesma.
Algumas pessoas tem aquilo a que chamam pessoas próximas que lhes dão carinho e apoio, mas a nenhuma delas consegue chamar de melhor amigo. A chave está em não considerar essas amizades linearmente, porque não existem dois amigos iguais. Há quem prefira um amigo com quem se goste de fazer exercício físico, outro para falar de séries e/ou cinema, outro sobre tecnologia, enquanto outros preferem apenas contar com uma pessoa para tudo.
É uma questão de escolha pessoal, e às vezes de sorte. Até podes ainda não ter encontrado uma pessoa a quem possas chamar de melhor amigo. Por isso é que é importante não forçar ou acelerar amizades, porque cada uma tem o seu próprio ritmo. Com algumas pessoas, até podes sentir que as conheces há imenso tempo, enquanto que outras ficam apenas na categoria de "conhecidos".
Valoriza os que estão à tua volta
Se queres mesmo ter um melhor amigo e ainda não o tens, não descontes essa tristeza nos amigos que tens na tua vida. Podes ainda não te ter apercebido, mas algum dos amigos que tens agora pode apresentar-te alguém que poderá tornar-se naquilo a que poderás chamar de melhor amigo.
Para além do mais, as circunstâncias da vida mudam, e terás muitas oportunidades para te aproximares de pessoas com o passar do tempo. Continua a conhecer pessoas novas de forma a que, na altura certa, possas desenvlver uma amizade sólida com alguém a um ritmo muito natural.
Entretanto, precisas esperar para ver se algum dos laços que criaste com alguém tem potencial para se tornar no teu BFF. Se existe essa hipótese, então precisas de desenvolver essa amizade para ver se um bom amigo se pode tornar num melhor amigo. Fala das coisas que gostas, descobre o que tem em comum. É um ponto de partida.
Se não tens ninguém que se aproxime a esse estatuto de melhor amigo, e se é algo que queiras mesmo muito, precisas conhecer mais pessoas. Pode ser que, com alguma delas, possas aprofundar essa amizade.
Se não te identificas com esta aflição, e sentes-te feliz com as muitas amizades que tens no momento, mas nenhuma delas se insere na categoria BFF, não há mesmo nenhum problema em ti. Se sentes que essa é a abordagem que te faz sentir bem em relação à amizade, que não há nenhuma lacuna por preencher neste assunto, então este tipo de preocupação de ter alguém a quem chamar melhor amigo não deve de todo preocupar-te.
Marcações: Valores, Família, Crescer, Amizade, Amigos, Adolescentes