12 formas de controlar o teu tempo

0
0
1
s2smodern

Estás prestes a entrar de férias (ou quase) . Se estás a preparar-te para os exames nacionais e estás um pouco perdido com o tempo que te falta até aos exames (e a quantidade de matéria que está por estudar), aqui vão umas dicas. 

 

1.  Usa uma agenda: Escreve as datas dos teus compromissos (trabalhos de casa, testes...) consultas (médico, dentista), actividades, aulas, aniversários, feriados, acontecimentos da escola, acontecimentos especiais... Tudo o que não queres ou não deves esquecer. Alguns preferem agendas de papel, outros preferem agendas informáticas. Usa o sistema que preferires.

2.  Faz uma lista de tarefas diárias.

  • Escreve tudo o que deves fazer hoje.
  • Escreve tudo o que deverias ter feito ontem mas não conseguiste.
  • Escreve tudo o que tens de fazer para estares preparado para os próximos dias.
  • Atribui prioridades à tua lista de tarefas.
  • Ordena as tuas tarefas como “Muito importantes”,
  • “Importantes”, “Pouco importantes”.
  •  Assinala as tarefas que terminas.

3. Começa cada dia a planear. Isto não demora mais de dez minutos. Revê a lista de tarefas do dia de ontem. Ficou algo por terminar? Olha para os próximos dias: há algo que precise de ser começado já hoje? Dica: Se falhas a planificação, estás a planear o falhanço!

4. Inclui os teus valores e objectivos na tua planificação. O que é importante para ti? Mais tempo com a tua família? Mais tempo com os teus amigos? Manteres-te em forma? Fazer voluntariado? Aprender novas línguas? Transforma as esperanças e os sonhos em realidades traduzindo-os em tarefas a fazer em cada dia.

5. Sê flexível. As coisas mudam. Dá-te espaço de manobra para te adaptares às novas circunstâncias e aproveita as novas oportunidades.

6. Elimina as tarefas que não precisas de fazer ou as tarefas que estão irremediavelmente atrasadas. Ou aquelas que já não te interessam. Não enchas a tua lista de tarefas com coisas inúteis.

7. Tenta não sobrecarregar a tua agenda. Demasiadas coisas para fazer? Revê a tua lista de tarefas e actividades. Quais é que são indispensáveis?

8. Aprende a dizer não. Mantém-te concentrado nos teus objectivos e prioridades. O que é mais importante para ti? Agradar às outras pessoas não deveria estar no topo da lista.

9. Procura e aproveita os bocadinhos livres de tempo. Estás à espera do autocarro, no intervalo das aulas ou à espera que comece o teu programa de televisão favorito? São pequenas oportunidades para fazer uma série de pequenas coisas. Escolhe tarefas que ocupem pouco tempo, executa-as e segue o teu caminho.

10. Identifica os ladrões de tempo. O que é que te está a impedir de terminar as tuas tarefas? Estás a passar demasiado tempo ao telefone ou no messenger? Navegar na Web? Ver televisão? A tentar encontrar coisas num quarto desarrumado? O hábito de adiar decisões? Olhar para as paredes?

11. Vence os adiamentos. Adiar as coisas só serve para perder tempo e energia. Se há uma tarefa grande que estás a adiar, divide-a em tarefas mais pequenas. Insere estas tarefas na tua lista diária e vai-as executando, uma de cada vez.

12.  Reserva algum tempo para a diversão. Mas termina o trabalho primeiro. O tempo livre sabe melhor, parece mais livre, quando não há assuntos pendentes.

 

Marcações: Escola, Valores, Tempo Livre, Exames, Estudar, Testes, Material Escolar, Agenda, Horário

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias