Fumar pode não matar, mas mói

0
0
1
s2smodern

Provavelmente começaste a ler o título e pensaste “mais um texto a dizer o mesmo de sempre”. E talvez até seja verdade, visto que a maioria das informações sobre o tabaco já são conhecidas há muitos anos e, por isso mesmo, aquilo que vais encontrando é sempre semelhante mas dito de forma diferente. No entanto gostava que olhasses para este texto pelo menos como uma oportunidade para aprenderes algo.

 Para te ajudar, olha para este cigarro como uma linha do tempo. Quando chegar ao fim também já terá acabado o texto.

 cigarro1

Apresento-te um cigarro. Talvez já conheças algumas coisas que fazem parte da sua constituição enquanto nunca ouviste falar de outras: Benzeno, Butadieno, Arsénio, Cádmio, Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, entre outros. No fundo um conjunto de nomes de substâncias estranhas que não nos dizem muito. Contudo, é bom saber que quando um cigarro é queimado liberta-se um cocktail de mais de 5.000 químicos. Para melhor perceberes do que estamos a falar, resolvi detalhar mais um bocadinho duas ou três destas substâncias:
O benzeno, por exemplo, é uma substância que se obtém a partir do petróleo. Já o butadieno é um produto utilizado no fabrico de borracha e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são um grupo de químicos que destroem diretamente o nosso DNA, facilitando a formação de células de cancro. Como podes ver, o cigarro tem na sua constituição uma grande variedade de químicos que são utilizados em indústrias e que são altamente prejudiciais para a nossa saúde.
É claro que não podia deixar de referir também o próprio tabaco em si, que provém das folhas de plantas, o que até leva a pensar que pode ser algo saudável. Contudo, é este que contém uma substância chamada nicotina que faz o nosso corpo ficar viciado no tabaco.

Neste momento é provável que ainda aches que não aprendeste muito mais do que já sabias. No entanto vamos ver mais algumas informações. (Eà medida que formos avançando no texto o tempo vai passando, por isso o cigarro já não se encontra inteiro):

cigarro2

 

 

Então como é que os químicos chegam ao interior dos cigarros?

 Há várias formas disso acontecer: alguns são encontrados diretamente nas plantas do tabaco, outros são absorvidos por essas plantas a partir do solo, ar ou fertilizantes, e outros ainda formam-se ou são adicionados ao cigarro durante o processo de fabrico do mesmo. Finalmente há alguns que só estão presentes quando o cigarro está a arder, ou seja, só são libertados quando alguém decide fazê-lo, ao acender um cigarro. (Sim, está nas mãos de cada um estas substâncias serem libertadas ou não).

E entretanto já se queimou mais uma parte do cigarro: É isto mesmo que acontece na vida real. O cigarro vai ardendo e os vários químicos que contém vão sendo consumidos pela pessoa que fuma ou até mesmo por quem está por perto.
O que se tem descoberto é que as pessoas que fumam estão sujeitas a uma grande variedade de doenças e não só ao cancro, como muitas vezes se ouve falar.

O tabaco contribui também para a aterosclerose que é uma doença na qual acumulamos gordura nas paredes das nossas artérias, aumentando assim o risco de ter um enfarte ou um AVC; contribui também para o aparecimento de palpitações e para a doença pulmonar crónica. Para além disso, para teres uma ideia as pessoas que têm asma e fumam acabam por ter asma mais grave, mais internamentos por causa desta doença, uma diminuição maior da função dos pulmões e um risco mais elevado de morrer, o que demonstra o efeito prejudicial do tabaco.

Finalmente, temos também de nos lembrar das pessoas que fumam de forma involuntária por estarem perto de quem o faça: também estas correm um risco maior de ter doenças do aparelho respiratório.

 cigarro3

Como vês, o tempo foi passando e o cigarro foi-se consumindo. Estás muito próximo do fim do mesmo. No entanto, isso significa que também a linha do tempo está a chegar ao fim. Vais deixar que isso aconteça? Ou da próxima vez que quiseres ou vires alguém a dar início a esta linha vais querer parar bem no início?
Fumar pode até não matar mas muito provavelmente vai-te tirar qualidade de vida!

Marcações: Saúde , Medicina, , Doenças, Fumar, Médicos, Tabaco

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!