Fala-me Direito: A Interdição

0
0
1
s2smodern

A palavra pode ser um pouco estranha, mas sabemos todos, à partida, que estar interdito é estar impedido de fazer algo.  Mas quando é que isto se aplica no Direito?

A pessoa que é interdita fica impedida de poder exercer diretamente os seus direitos e de gerir os seus bens. E isto pode acontecer por três razões:

-Tem uma doença mental grave;
- É surda-muda;
- É cega.

Mas para que a pessoa seja considerada interdita não basta ter qualquer doença, tem de se tratar de uma situação atual, permanente e de tal forma grave que a pessoa não consegue tomar conta de si própria e precisa quase sempre de ajuda de alguém. Vamos supor que, por qualquer motivo, alguém fica cego num acidente mas passado um tempo volta a ver. Neste caso não existe motivo para haver interdição porque não se trata de algo permanente mas sim temporário.


Por outro lado, temos o exemplo de algumas pessoas que têm uma doença mental grave como o Alzheimer, que provoca danos na memória, ou outro tipo de demência, algo que já é permanente e atual. E que por vezes pode ser de tal forma grave que faz com que a pessoa se esqueça de tudo e pode levar a que tome decisões que não sejam as melhores para si. 
E a lei, para protegê-los dessas situações e proteger aqueles que não conseguem tomar conta de si e dos seus bens, criou a interdição.

Quando o processo tem início, começa-se por afixar no átrio do Tribunal e da Junta de Freguesia onde mora a pessoa um anúncio a publicitar o processo de interdição. Isto permite que alguém que conheça a pessoa que está em causa e ache que aquilo não é correto e que ela tem capacidade para gerir a sua pessoa e bens, possa vir discordar ao Tribunal.
Entre outras coisas, um dos procedimentos que se vai fazer para ver se realmente a pessoa deve ficar interdita ou não é um exame pericial, ou seja, um exame médico por alguém com competência para avaliar o estado daquela pessoa. Se, no final, vier a ser declarada interdita, será um dos seus familiares, o marido/mulher, que passará a administrar os bens da pessoa, a tomar conta dela e a tomar as decisões que lhe digam respeito, de forma a garantir que tudo o que é decidido é o melhor para ela!

Marcações: Direitos, Doenças, Direito, Advogado, Doente

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.