
Sentes-te fora do grupo? O que fazer quando te sentires excluído
Quando os teus amigos te excluem de propósito, pode querer dizer que algo se passa. Ou então não! Mas seguem algumas dicas para poderes diferenciar um problema na tua amizade de um comportamento compreensível e razoável.
Antes de achares que os teus amigos te excluem propositadamente, dá um passo atrás e vê se estás a ser coerente. Não somos todos convidados para as mesmas coisas, e e quando isso acontece, não quer dizer que tem a ver com algo que se tenha dito e/ou feito. Os teus amigos podem achar que já terias algo combinado ou então não irias gostar daquela atividade em específico.
- Se sentes frequentemente que precisas de tempo com os teus amigos, pergunta-te se estás a ser pegajoso. Isso pode incluir:
- Esperar que ser amigo de alguém implica ir às mesmas coisas que essa pessoa vá;
- Ficar chateado quando um amigo fala de outro amigo e conhecido;
- Assumir imediatamente que essa pessoa é o teu melhor amigo, pouco tempo depois de teres conhecido uma pessoa;
Mas como gerir esta expetativa toda?
Há alturas em que os teus amigos não te vão chamar
Há certas alturas em que os teus amigos podem excluir-te dos seus planos. Isto inclui:
- Quando dois dos teus amigos começam uma relação amorosa; é normal que a terceira pessoa seja excluída;
- Quando existe algum tipo de tradição no grupo, ou então uma atividade que apenas certas pessoas do grupo estão habituadas a fazê-la juntos;
- Quando disseste não no passado (os teus amigos podem assumir que não gostas de fazer determinadas atividades ou então estás ocupado)
- Algum desentendimento com alguém do grupo. Se essa pessoa não está muito confortável com a tua presença, podes ser excluído de uma ou outra atividade do grupo.
A exclusão numa amizade
Os amigos podem excluir-te de algo quando tenham alguma questão por resolver. Algumas pessoas podem não ser muito boas a expressar os seus sentimentos e comportam-se de uma forma infantil ao invés de resolver diretamente o assunto. Se esse é o caso, podes ser tu a assumir uma posição frontal e resolver qualquer destas questões com os teus amigos. Se a pessoa em questão nega a existência de um problema ou até mesmo recusa-se a resolvê-la, provavelmente terás de aceitar que os teus amigos precisam de avançar e não estão a contar contigo.
Noutras alturas, a exclusão ocorre quando a dinâmica do próprio grupo se altera, quando por exemplo entra um novo membro do grupo. De qualquer das formas, o melhor será falares sobre o que te incomoda mas eles poderão estar demasiado envergonhados com o seu comportamento para poder mudar.
Como lidar com isto tudo?
Se sentes que és posto de parte, a resposta óbvia é que deves falar com os teus amigos. Mas sê cauteloso. Antes de tocar no tema, assegura que não estás a fazer um drama. Se calhar estavas a pensar que eram bff's quando na verdade não se conhecem há tanto tempo assim. Continua a conhecer pessoas novas de forma a que tenhas outras perspetivas interessantes da vida.
Se, no entanto, estás a ser excluído pelos teus bons amigos, isto é um sinal de que existe algum problema que precisa resolver. Resolve-o, provoca uma conversa saudável, que aborde os sentimentos de ambas partes. Se eles não compreendem o teu lado, aceita o facto de que a vossa amizade deve seguir um outro rumo. Terminar uma amizade nunca é fácil, mas tu mereces ser respeitado e ser bem tratado.
Marcações: Valores, Amizade, Amigos, Relações, Adolescentes, Adolescência