Jogos de tabuleiro que são obras de arte

0
0
1
s2smodern

Os jogos de tabuleiro são um dos principais motivos que fazem começar uma bela amizade. O gosto por jogos e desafios está intrínseco à humanidade. Alguns artefactos datados antes de Cristo, indicam que o Homem já manipulava aqui que viria a ser um jogo de xadrez.

Não se reúne muito consenso quanto à data de origem dos jogos de tabuleiro, mas sem dúvida que no século XIX reúnia bastantes adeptos em Inglaterra. Descobrimos um livro lançado em novembro do ano passado, chamado Georgian and Victorian Board Games: The Liman Collection enquanto procurávamos um novo jogo para fazer com amigos. Mas esta coleção é outro nível.

Os exemplares foram adquiridos pelos colecionadores Arthur e Ellen Liman durante várias décadas em leilões online e em feiras de antiguidades. Com sorte não encontraram um Jumanji mas os Liman basicamente reuniram tudo e dividiram a coleção por temas.

Aprender a jogar

Ensinar de forma lúdica não é algo propriamente inovador. Muitos dos jogos de tabuleiro encontrados pelos Liman tinham já esse propósito: fazer os jogadores divertir-se enquanto o jogo em si acrescentava algo de interessante e curioso às pessoas. 

Nesta coleção é possível encontrar de tudo: jogos instrutivos que estimulam a memorizar factos históricos e científicos, que exigem cálculos e fórmulas, que ajudam a descobrir curiosidadese históricos e geográficos, jogos voltados a incentivar valores morais, virtudes e combater vícios. E, é claro, aqueles que não incentivam nada além da diversão.

1803 - Passatempo Histórico

passatempo

Um jogo sobre a História da Inglaterra, de John Harris e Edward Wallis.

1804 - Os Prazeres da Astronomia

ciencia

1822 - O Novo Jogo do Elefante e do Castelo

elephant

1843 - O Jogo do Palácio de Cristal

palacio

Uma viagem à volta ao mundo, uma divertida incursão à procura de conhecimento onde a geografia é ensinada de forma fácil. Publicado por John Anthony L’Enfant baseado em Henry Smith Evans.

Marcações: Contos, Aprender, jogos, Jogos de Tabuleiro, Lúdico

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Fala-me Direito: A Interdição

    Fala-me Direito: A Interdição

    A palavra pode ser um pouco estranha, mas sabemos todos, à partida, que estar interdito é estar impedido de fazer algo.  Mas quando é que isto se aplica no Direito?

  • Filmes que desafiam:

    Filmes que desafiam: "Food Inc"

    Hoje não recomendamos "mais um filme", mas acendemos o rastilho da polémica. 

  • Rússia: porque andam a circular diplomatas?

    Rússia: porque andam a circular diplomatas?

    Há cerca de um mês e meio, soubemos da notícia do envenenamento de Sergei Skripal e da sua filha Yulia, em Salisbury, no Reino Unido. Na sequência dessa notícia seguiram várias sobre a expulsão de diplomatas russos de países membros da União Europeia, da NATO e aliados do Ocidente. Porquê?

  • Histórias para Crescer: O verdadeiro ensinamento

    Histórias para Crescer: O verdadeiro ensinamento

    Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três velhos à sua frente.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Sigh no More" de Mumford & Sons

    Já passaram 8 anos desde o lançamento do disco de estreia dos Mumford & Sons, Sigh no More, mas a sua música e a sua mensagem continuam bem vivas. Apesar de não se assumirem como praticantes de qualquer tipo de religião, os textos da banda britânica tocam várias vezes em temas religiosos.

  • Fala-me Direito: O casamento

    Fala-me Direito: O casamento

    Já falámos sobre a união de facto e os seus efeitos que se assemelham, em muitos aspetos, ao casamento… Mas e então o casamento? É só colocar a aliança e dizer “até que a morte nos separe” e já está?

  • Filmes que desafiam:

    Filmes que desafiam: "Sete Vidas"

    Mais um filme que procura dar-te "um murro no estômago".

  • Será que gosta de mim?

    Será que gosta de mim?

    As pessoas podem realmente ser confusas, especialmente quando se trata de paixonetas. Podem falar constantemente, mas se calhar ainda não te convidaram para um encontro. Pode olhar para ti durante a aula de inglês e depois ignorar-te no corredor. Como podes ter a certeza se aquela pessoa gosta mesmo de ti? Aqui vão alguns sinais.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Maya Angelou

    Jovens que Mudaram o Mundo: Maya Angelou

    Maya Angelou é um importante símbolo da cultura afroamericana. Desde indicações para prémios Pullitzer a Grammys, Angelou foi uma defensora dos direitos civis e da igualdade. 

  • Sentes-te fora do grupo? O que fazer quando te sentires excluído

    Sentes-te fora do grupo? O que fazer quando te sentires excluído

    Quando os teus amigos te excluem de propósito, pode querer dizer que algo se passa. Ou então não! Mas seguem algumas dicas para poderes diferenciar um problema na tua amizade de um comportamento compreensível e razoável.

  • Desafios matemáticos - Consegues decifrar?

    Desafios matemáticos - Consegues decifrar?

    Calma! Não são precisas fórmulas nem calculadoras, apenas o exercício do nosso cérebro.

  • "Gaudete et Exsultate:" uma nova mensagem do Papa Francisco

    Já sabemos que o Papa Francisco é um homem que está atento aos problemas e desafios do mundo atual. Como contorná-los?