Jogos de tabuleiro que são obras de arte

0
0
1
s2smodern

Os jogos de tabuleiro são um dos principais motivos que fazem começar uma bela amizade. O gosto por jogos e desafios está intrínseco à humanidade. Alguns artefactos datados antes de Cristo, indicam que o Homem já manipulava aqui que viria a ser um jogo de xadrez.

Não se reúne muito consenso quanto à data de origem dos jogos de tabuleiro, mas sem dúvida que no século XIX reúnia bastantes adeptos em Inglaterra. Descobrimos um livro lançado em novembro do ano passado, chamado Georgian and Victorian Board Games: The Liman Collection enquanto procurávamos um novo jogo para fazer com amigos. Mas esta coleção é outro nível.

Os exemplares foram adquiridos pelos colecionadores Arthur e Ellen Liman durante várias décadas em leilões online e em feiras de antiguidades. Com sorte não encontraram um Jumanji mas os Liman basicamente reuniram tudo e dividiram a coleção por temas.

Aprender a jogar

Ensinar de forma lúdica não é algo propriamente inovador. Muitos dos jogos de tabuleiro encontrados pelos Liman tinham já esse propósito: fazer os jogadores divertir-se enquanto o jogo em si acrescentava algo de interessante e curioso às pessoas. 

Nesta coleção é possível encontrar de tudo: jogos instrutivos que estimulam a memorizar factos históricos e científicos, que exigem cálculos e fórmulas, que ajudam a descobrir curiosidadese históricos e geográficos, jogos voltados a incentivar valores morais, virtudes e combater vícios. E, é claro, aqueles que não incentivam nada além da diversão.

1803 - Passatempo Histórico

passatempo

Um jogo sobre a História da Inglaterra, de John Harris e Edward Wallis.

1804 - Os Prazeres da Astronomia

ciencia

1822 - O Novo Jogo do Elefante e do Castelo

elephant

1843 - O Jogo do Palácio de Cristal

palacio

Uma viagem à volta ao mundo, uma divertida incursão à procura de conhecimento onde a geografia é ensinada de forma fácil. Publicado por John Anthony L’Enfant baseado em Henry Smith Evans.

Marcações: Contos, Aprender, jogos, Jogos de Tabuleiro, Lúdico

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?