Jogos de tabuleiro que são obras de arte

0
0
1
s2smodern

Os jogos de tabuleiro são um dos principais motivos que fazem começar uma bela amizade. O gosto por jogos e desafios está intrínseco à humanidade. Alguns artefactos datados antes de Cristo, indicam que o Homem já manipulava aqui que viria a ser um jogo de xadrez.

Não se reúne muito consenso quanto à data de origem dos jogos de tabuleiro, mas sem dúvida que no século XIX reúnia bastantes adeptos em Inglaterra. Descobrimos um livro lançado em novembro do ano passado, chamado Georgian and Victorian Board Games: The Liman Collection enquanto procurávamos um novo jogo para fazer com amigos. Mas esta coleção é outro nível.

Os exemplares foram adquiridos pelos colecionadores Arthur e Ellen Liman durante várias décadas em leilões online e em feiras de antiguidades. Com sorte não encontraram um Jumanji mas os Liman basicamente reuniram tudo e dividiram a coleção por temas.

Aprender a jogar

Ensinar de forma lúdica não é algo propriamente inovador. Muitos dos jogos de tabuleiro encontrados pelos Liman tinham já esse propósito: fazer os jogadores divertir-se enquanto o jogo em si acrescentava algo de interessante e curioso às pessoas. 

Nesta coleção é possível encontrar de tudo: jogos instrutivos que estimulam a memorizar factos históricos e científicos, que exigem cálculos e fórmulas, que ajudam a descobrir curiosidadese históricos e geográficos, jogos voltados a incentivar valores morais, virtudes e combater vícios. E, é claro, aqueles que não incentivam nada além da diversão.

1803 - Passatempo Histórico

passatempo

Um jogo sobre a História da Inglaterra, de John Harris e Edward Wallis.

1804 - Os Prazeres da Astronomia

ciencia

1822 - O Novo Jogo do Elefante e do Castelo

elephant

1843 - O Jogo do Palácio de Cristal

palacio

Uma viagem à volta ao mundo, uma divertida incursão à procura de conhecimento onde a geografia é ensinada de forma fácil. Publicado por John Anthony L’Enfant baseado em Henry Smith Evans.

Marcações: Contos, Aprender, jogos, Jogos de Tabuleiro, Lúdico

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias