9 coisas que podes fazer para promover a diversidade

0
0
1
s2smodern

Podes ajudar a promover a diversidade com esta lista de ideias. Algumas podem ser feitas individualmente; outras pedem um esforço conjunto. Esta lista é apenas uma rampa de lançamento: há muito mais coisas que podem ser feitas.

1. Não o ignores. Não deixes um incidente racista passar em branco. Envia uma mensagem de que não estás de acordo com o que se passou. A tua posição não tem de ser tomada logo a seguir ao incidente mas deve acontecer assim que possível.

2. Avalia dentro de ti. Procura sinais de preconceito e tenta manter uma mente aberta.

3. Assume-te como um líder. Dá as boas vindas aos novos alunos. Ignora barreiras raciais ou económicas que impeçam os estudantes de se sentirem seguros e confortáveis com os outros.

4. Educa-te a ti mesmo. Abre-te a novas informações e experiências.

5. Dá-te conta das tuas hesitações em intervir numa situação desconfortável. Enfrenta os teus medos acerca de te opores à discriminação.

6. Tenta assistir a um filme novo todos os meses que mostre outra cultura. Procura detectar as semelhanças e apreciar as diferenças entre as culturas.

7. Faz uma aliança da diferença. Junta estudantes, professores, pais, líderes locais num fórum para debater a discriminação na tua escola, os seus efeitos e as soluções possíveis. A comunicação é a chave para crescer e mudar.

8. Denuncia os crimes e agressões racistas às autoridades escolares e policiais.

9. Lembra-te que os assuntos ligados à dignidade humana, à igualdade de direitos e à segurança e liberdade não admitem compromissos nem cedências

Marcações: Escola, Amigos, Respeito, Tolerância, Diferenças, Diversidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias