Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

8 regras para terminar uma relação

0
0
0
s2sdefault

Tens andado com alguém durante um mês (ou uma semana ou um ano). Por qualquer razão, achas que a relação não funciona. Talvez tenhas encontrado outra pessoa de quem gostes mais. Talvez não queiras namorar mais. Ou talvez esta relação não seja boa para ti. Queres terminar. Mas não queres fazer sofrer o teu parceiro. Aqui fica uma proposta para lidar com uma situação difícil.

 

1. Pensa no tipo de relação que vais querer manter depois da separação. Vão manter-se como amigos? Isto não depende só de ti; pode ser que a outra pessoa não queira a tua amizade. Ou será preferível as pessoas não se voltarem a ver? Isto pode ser difícil se andarem na mesma escola, se tiverem amigos em comum, se morarem na mesma rua ou frequentarem a mesma igreja.

2. Não comeces a andar com outra pessoa antes de ter terminado a relação com a primeira. Isso não seria justo para ninguém. Nem mesmo para ti. Tu não consegues dar o teu melhor numa nova relação quando estás a ser desonesta numa outra.

3. Fá-lo depressa. Não vale a pena deixar a relação arrastar-se se sabes que queres acabar com ela. Não esperes que apareça outra pessoa. Não aceites ficar por razões erradas: porque não queres ficar sozinha, porque é conveniente, porque as pessoas vos vêem como um casal, porque a outra pessoa quer.

4. Fá-lo cara a cara. Não se termina uma relação por telefone, nem por email, nem por SMS. É cara a cara. Em privado e não no meio de uma multidão. Não vale enviar alguém como portador da má notícia. A única exceção é se te sentes inseguro perto da outra pessoa.

5. Sê honesto mas tenta ser simpático. E tenta descontrair-te. Se os teus sentimentos mais verdadeiros te dizem para acabar, estás a tomar a decisão certa. Podes dizer: “Lamento, mas tu e eu não fomos feitos um para o outro. Acho que é melhor para os dois que terminemos a nossa relação.” Ou “Lamento mas isto não tem futuro.” Evidentemente, tu usarás as palavras mais apropriadas para a situação. Ninguém pode substituir a tua honestidade na situação. 

6. Não acuses a outra pessoa. Dizer “A culpa é toda tua” ou “Se tu fosses diferente, isto até teria resultado” ou “Tu não és a pessoa certa para mim” é desnecessariamente doloroso. Além de que incita o outro a dizer: “Calma. Eu posso mudar!”

7. Não comeces uma luta. Uma luta pode ser uma maneira rápida de acabar. E uma “prova” de que as coisas não correm bem. Mas não é correto. Não dá a ninguém a hipótese de falar aberta e honestamente.

8. Se a outra pessoa quer falar, escuta. Mesmo que a outra pessoa tente que adies a tua decisão. Ouve o que ela tem para dizer. Mas mantém a tua posição claramente: “Lamento, mas já tomei a minha decisão.”

Marcações: Valores, Relações, Namoro, Rapaz, Rapariga

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.