Dá fruto!

0
0
1
s2smodern

"Queremos ver Jesus!". Este é o pedido dos gregos no Evangelho de hoje, mas é também o pedido de todos nós que O seguimos.

 

DOMINGO V DA QUARESMA | Jo 12, 20-33 

A resposta de Jesus é que nos deixa perdidos. Pedimos para O ver e Ele diz-nos para olharmos para o grão de Trigo. "Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só"; mas se morrer, dará muito fruto." Que quererá Jesus dizer com isto?

Há uma palavra que nos salta logo à vista: "morrer".
Parece que morrer é o centro da mensagem de Jesus de hoje. Mas não me parece que seja assim. O centro da mensagem de Jesus é o "dar fruto": o grão produz muito fruto. Jesus não põe o acento sobre a morte, mas na vida. A glória de Deus é o fruto que a sua morte dá.

O grão de Trigo, como qualquer outra semente, pode parecer seco, apagado, inerte, mas na verdade é uma "bomba de vida". Quando é lançado à terra, o fruto não é a morte (essa é só uma passagem) mas a vida que nasce de cada semente. O grão é transformado em vida nova. Vida nova que nasce lançando-se para o profundo, criando raízes e lançando-se para o alto fazendo ver a vida que brota do dom da semente.

Esta é a imagem perfeita da vida de Jesus. Jesus lançou-se para o profundo da terra, fazendo-se verdadeiro homem, assumindo as dores do mundo e dando tudo para o transformar. E ao mesmo tempo lançou-se para o alto, levando os que com Ele quisessem ir para o céu, para o Pai. Desta Sua entrega - à terra e a Deus - nasceu uma vida nova, transformada, perfeita, imortal. A vida do ressuscitado que, por se ter entregue, deu fruto para a eternidade.

É a isto que também nós somos chamados. A lançar-nos para a terra, percebendo o quanto este mundo precisa de nós. Temos de criar raízes aqui na terra, fazendo nossas as dores dos irmãos, dando e recebendo vida dos que vamos encontrando diariamente. E ao mesmo tempo temos de estar constantemente a elevarmo-nos, a aproximarmo-nos do Pai que do alto nos chama e nos atrai. Assim a nossa vida será também transformada. Assim chegaremos a experimentar a vida nova do ressuscitado que, em nós e através de nós, se faz presente.

"Senhor, queremos ver Jesus", pediam os gregos.
"Senhor, queremos ser como Jesus, dar-nos como Jesus, morrer como Jesus, dar vida com Jesus", pedimos nós!

Feliz domingo!

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Quaresma, Fruto, Partilhar´

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?