Celebrar o Dia da Mulher: Um livro por dia, nem sabes o bem que te fazia

0
0
1
s2smodern

No último dia desta semana, recomendamos um clássico da literatura para continuarmos a celebrar o papel da mulher na sociedade.

 

Bertrand.pt - Mulherzinhas

Não faltam versões com capas fixes deste livro. Este é da Bertrand, mas há outras ainda espalhadas nas diversas estantes de livrarias. O livro conta a história das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy. Com a partida do pai para a guerra, as jovens passam por um período difícil, confrontando-se com problemas económicos inesperados. No entanto, a união familiar e o espírito lutador que conseguem manter juntamente com a mãe ajudam-nas a ultrapassar todas as dificuldades. Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, conseguem surpreender e continuar a ser fiéis aos seus sonhos, vivendo todos os dias com esperança e boa disposição. 

Com as peripécias habituais de cada jovem rapariga, este livro é verdadeiramente intemporal (sim, eu li, a minha mãe e a minha irmã também o leram... e é de 1868!). Na altura, o sucesso deste livro levou Louisa May Alcott a escrever uma sequela chamada Boas Esposas. O livro rapidamente tornou-se, nos finais do século XIX, num símbolo da luta pela igualdade de direitos nos EUA. 

Há ainda um filme baseado neste livro de 1994, sob a realização de Gillian Armstrong

Marcações: Valores, Direitos, Mundo, Livros, Arte, Artistas, Mulher, Igualdade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Super Size Me"

    Durante um mês, numa tentativa de conhecer os danos causados pela fast-food, o realizador Morgan Spurlock só comeu apenas comida de um sítio: McDonald's.

  • Sínodo sobre os jovens - Vaticano apresenta guião de trabalho

    Sínodo sobre os jovens - Vaticano apresenta guião de trabalho

    Depois do questinário lançado online, surge hoje um documento de trabalho que reflete a realidade das respostas ao documento lançado pelo Vaticano. 

  • Mundial 2018 - A festa mexicana que fez a Terra tremer (literalmente) !

    Mundial 2018 - A festa mexicana que fez a Terra tremer (literalmente) !

    Quando se diz que o futebol mexe com as pessoas, não estamos a brincar: a comemoração do golo da seleção mexicana sobre a alemã, neste domingo (17), na estreia de ambas no Mundial, causou um mini-terremoto na Cidade do México!

  • Como é que os animais veem o mundo?

    Como é que os animais veem o mundo?

    Apesar da importância de todos os cinco sentidos, a visão tem um papel predominante. Mesmo que os animais, em geral, utilizem outras formas de interagir com o mundo, sempre fica a pergunta sobre como veem eles o mundo.

  • "Dumbo" - mais um filme Disney para veres este ano

    Há quem ache que a Disney não está a trazer nada de novo com as versões live-action de clássicos. Mas essas pessoas não são fixes.

  • Diabetes – Uma vida normal

    Diabetes – Uma vida normal

    “Não posso comer mais bolos senão ainda fico com Diabetes”. Provavelmente já ouviste esta frase antes e já sabes que a Diabetes é uma doença que faz com que os níveis de açúcar do sangue (glicémia) estejam acima do valor normal. 

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "The Greatest Gift" de Sufjan Stevens

    Já passou quase meio ano desde que Stevens lançou The Greatest Gift. Um álbum que, à primeira vista, parecia um simples remake do seu grande trabalho Carrie & Lowell (2015), mas que trazia pelo meio algumas “pérolas” originais. Um desses originais é precisamente este The Greatest Gift, que dá nome ao álbum.

  • Viajar até Vénus? A NASA mostra!

    Viajar até Vénus? A NASA mostra!

    Marte tem sido o principal assunto quando se fala em exploração espacial. Apesar da distância, este planeta possui condições muito mais favoráveis do que Vénus, o que facilita o envio de sondas — e possivelmente até seres humanos, num futuro não tão distante.

  • 10 passos para estabelecer objetivos

    10 passos para estabelecer objetivos

    Alguém disse: “Se não sabes para onde vais, podes ir ter a qualquer outro sítio”. Os objetivos ajudam-nos a chegar onde queremos, a fazer o que queremos e a ser o que queremos. Estabelecer objetivos é uma das artes mais importantes para ser feliz. 

  • No século XXI, há um novo idioma no mundo

    No século XXI, há um novo idioma no mundo

    Um novo idioma foi recentemente descoberto na região da Malásia, chamado "Jedek". Falado por apenas cerca de 280 pessoas no mundo, foi documentado pelos linguistas Niclas Burenhult e Joanne Yager, da Universidade Lund, na Suécia, após uma vasta pesquisa de campo realizada na região peninsular que fica no norte do país.

  • Histórias para Crescer: O elefante e os cegos

    Histórias para Crescer: O elefante e os cegos

    Diz a lenda que numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Como eram excelentes a aconselhar, todas as pessoas recorriam à sua ajuda quando tinham problemas. Apesar de serem amigos, havia uma certa rivalidade entre eles e discutiam frequentemente sobre quem seria o mais sábio.

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Selma"

    Esta semana recomendamos um filme que conta a história de Martin Luther King Jr.