Histórias para Crescer: A ostra e a pérola

0
0
1
s2smodern

Todos sabemos que as pérolas produzidas pelas ostras podem ser muito valiosas e estão associadas à inocência e à pureza. Mas sabes como se inicia o processo de formação de uma pérola no interior da ostra?

Na verdade, a origem das pérolas ocorre quando um grão de areia ou outro elemento estranho, por exemplo, entra no corpo da ostra e causa irritação.

A ostra para se defender, liberta uma substância, chamada nácar que se deposita, em camadas, à volta do grão de areia. Estas camadas de nácar formam uma substância lisa e compacta, que ao longo dos meses ou mesmo dos anos originam a pérola.

Ou seja, uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. As pérolas são produtos da dor, mas mais que isso, a pérola é uma ferida cicatrizada!

Todos nós já nos sentimos feridos ou magoados, por exemplo, pelas palavras maldosas ou mesmo atitudes negativas das outras pessoas, ao sermos acusados injustamente ou então já nos sentimos excluídos e rejeitados.

Nessas situações, podemos decidir se ficamos a lamber as feridas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com as ideias de sermos vítimas ou termos pena de nós próprios e da situação, o que faz com que as feridas estejam sempre a sangrar e não cicatrizem.

Ou então podemos aprender com as ostras, e vamos aplicando camadas de amor, de respeito, autoestima e sobretudo de perdão porque assim que começamos a ver as nossas dores de uma outra forma, compreendemos e transformamos a nossa dor em algo melhor. Há uma expressão que diz: nunca encontrei ninguém forte com um passado fácil!. Justamente porque são as adversidades da vida que nos permitem produzir as nossas pérolas, o melhor de nós vem desta transformação da dor em perdão e amor.

Este processo não é fácil e vemos muita gente que apenas fica na dor, cultivando os ressentimentos e as mágoas, não permitindo que as feridas cicatrizem.

Cada um de nós é como uma ostra, capaz de produzir a mais bela das pérolas! E tu, queres produzir pérolas?

Marcações: Mártires, Valores, Auto-estima, Sabedoria, Oceanos, Mundo, Beleza, Dor

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias