Histórias para Crescer: A ostra e a pérola

0
0
1
s2smodern

Todos sabemos que as pérolas produzidas pelas ostras podem ser muito valiosas e estão associadas à inocência e à pureza. Mas sabes como se inicia o processo de formação de uma pérola no interior da ostra?

Na verdade, a origem das pérolas ocorre quando um grão de areia ou outro elemento estranho, por exemplo, entra no corpo da ostra e causa irritação.

A ostra para se defender, liberta uma substância, chamada nácar que se deposita, em camadas, à volta do grão de areia. Estas camadas de nácar formam uma substância lisa e compacta, que ao longo dos meses ou mesmo dos anos originam a pérola.

Ou seja, uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. As pérolas são produtos da dor, mas mais que isso, a pérola é uma ferida cicatrizada!

Todos nós já nos sentimos feridos ou magoados, por exemplo, pelas palavras maldosas ou mesmo atitudes negativas das outras pessoas, ao sermos acusados injustamente ou então já nos sentimos excluídos e rejeitados.

Nessas situações, podemos decidir se ficamos a lamber as feridas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com as ideias de sermos vítimas ou termos pena de nós próprios e da situação, o que faz com que as feridas estejam sempre a sangrar e não cicatrizem.

Ou então podemos aprender com as ostras, e vamos aplicando camadas de amor, de respeito, autoestima e sobretudo de perdão porque assim que começamos a ver as nossas dores de uma outra forma, compreendemos e transformamos a nossa dor em algo melhor. Há uma expressão que diz: nunca encontrei ninguém forte com um passado fácil!. Justamente porque são as adversidades da vida que nos permitem produzir as nossas pérolas, o melhor de nós vem desta transformação da dor em perdão e amor.

Este processo não é fácil e vemos muita gente que apenas fica na dor, cultivando os ressentimentos e as mágoas, não permitindo que as feridas cicatrizem.

Cada um de nós é como uma ostra, capaz de produzir a mais bela das pérolas! E tu, queres produzir pérolas?

Marcações: Mártires, Valores, Auto-estima, Sabedoria, Oceanos, Mundo, Beleza, Dor

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!