Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Celebrar o dia da Mulher: um livro por dia, nem sabes o bem que te fazia

0
0
0
s2sdefault

Hoje propomos-te um livro de banda desenhada, que foi adaptado ao cinema em 2007. 

Imagem relacionada

A capa do livro, à venda na Bertrand

A BD, assim como o filme, conta a história de Marjane, uma mulher iraniana que sofre mudanças profundas na sua vida à medida em que a religião e o governo do seu país também mudam.Com a Revolução Iraniana, houve a transformação do Irão, que antes era uma monarquia comandada pelo xá Mohammad Reza Pahlevi (que tomou o poder com a ajuda da CIA e apoiava o Ocidente), para uma república sob o poder do aiatolá Ruhollah Kohmeini.

Este movimento aconteceu por causa da impopularidade do regime dos xás, pois não atendiam às necessidades básicas da população, mas também era um governo que promovia a repressão politica aberta e deliberada, por meio de prisões, censuras, torturas e até mesmo assassinato dos opositores ao regime político imposto pelo xá.

Apesar de ser uma animação, o livro consegue ser um dos relatos mais realistas sobre a Revolução Iraniana, misturando os acontecimentos com as várias mudanças que acontecem com a personagem principal.

Marjane contribui para esse toque de realidade, uma vez que quem está ali, na verdade, não é uma personagem, mas sim uma pessoa real, contando a sua própria história de forma limpa e como se sentia em relação aos acontecimentos do Irão. Marji mostra sua vida fora do país, na França, expondo como se sentia deslocada, o que a faz retornar à sua terra natal e concluir seu curso de Artes Visuais numa universidade onde censuravam grandes obras de arte por conter nudez. A protagonista viveu a revolução do seu país, mas também a sua própria, não deixando de explorar fortemente sua vida social, os seus pensamentos, hábitos, sentimentos e mudanças do seu corpo, mostrando o quanto os acontecimentos do Irão afetavam sua vida.

Marcações: Valores, Livros, Arte, Filmes, Artistas, Banda Desenhada, Conflitos, Mulher, Dia da Mulher

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.