Histórias para Crescer: Apenas de passagem

0
0
1
s2smodern

O jovem viajante ao passar viu um mosteiro e resolveu pedir abrigo. Foi então recebido por um velho monge que lhe ofereceu abrigo e alimentação. Ao entrar nos seus aposentos reparou na simplicidade e, sobretudo, na total ausência de mobílias - só se viam livros e velas.

Curioso, o viajante questionou:

- Meu velho, desculpe-me a pergunta, mas onde estão as suas coisas, a sua mobília?

- E onde estão as tuas? – devolveu rapidamente o experiente monge.

O jovem olhou surpreso para o velho e respondeu:

- As minhas?! Mas eu estou aqui só de passagem!

- E eu também, meu jovem! – respondeu o velho monge de modo sereno.

Neste tempo da Quaresma, este conto ajuda-nos a pensar no que é verdadeiramente importante! Imagina que irias viajar algum tempo de mochila às costas, quais seriam as coisas absolutamente necessárias que levarias? O que evitarias levar para não dificultar a caminhada?

Considera agora quais são as coisas que no teu dia-a-dia carregas! Há alguma que se transformou em peso e nem te apercebeste? O que desejarias deixar para trás? Como o podes fazer?

Quais são os tesouros que trazes contigo? Pesam ou são leves de transportar?

Talvez na nossa sociedade de consumo não possuir bens por opção (tal como noutros tempos) não seja bem compreendido. Mas a verdade é que nos estamos a tornar escravos das coisas que temos de ter, sempre o mais recente e melhor! Precisamos mesmo de tanta coisa para ser verdadeiramente felizes?

Há algumas regras simples para nos irmos desapegando das coisas que temos. Uma é, por exemplo, se compramos umas calças damos umas calças antigas a alguém (sempre no sentido de manter o número de peças). Outro exemplo é se não usamos algo durante um ou dois anos é sinal que não precisamos desse objeto e que o poderemos dar. Ficam estas dicas para ir deixando as coisas que não interessam para trás!

Marcações: Valores, História, Viagens , Liberdade, Solidariedade, Quaresma

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.