A Luz de Jesus

0
0
1
s2smodern

Todos os anos, o tempo da Quaresma oferece-nos o episódio da Transfiguração de Jesus no monte. No meio do convite à conversão e à penitência, a Igreja quer que olhemos também a luz que vem de Jesus e ilumina e dá sentido à vida. De facto, para compreender a Transfiguração, é preciso reconhecer Jesus com o sol da nossa vida e permitir que Ele a ilumine e aqueça.

Jesus leva consigo para o alto do monte os primeiros discípulos que tinha chamado e todo o episódio da Transfiguração é contado a partir da sua experiência. Ao ler o evangelho deste segundo domingo da Quaresma estamos a ver com os olhos de Pedro, Tiago e João para que possamos fazer a mesma experiência dos discípulos.

O monte, na Bíblia, é sempre lugar da revelação de Deus, mas é também o lugar onde se pode ver o mundo de outra perspetiva, com um olhar novo, um olhar do alto que vê o mundo com outra luz, outro detalhe e outra atenção. De facto, Jesus sabe que a nossa inteligência e a nossa compreensão não chegam para nos fazer entender a vida do mundo e por isso quer dar-nos uma nova perspetiva. Quer transfigurar-se diante de nós para vermos o mundo à sua luz.

São Pedro faz-nos perceber este novo olhar quando diz: "como é bom (belo) estarmos aqui!". De facto, à luz de Jesus, tudo parece melhor e mais belo. Cada um de nós, como os discípulos, consegue lembrar-se de momentos da sua vida em que experimentou a beleza da fé, a bondade de estar com Jesus. O Papa Bento XVI dizia que a fé viva deriva da capacidade que temos de nos maravilhar com Jesus. É assim com Pedro, no alto do monte, e é assim connosco, cá em baixo na terra, mas também todas as vezes em que subimos ao monte da nossa oração.

Mas esta maravilha de estar diante de Deus não é passiva. Não se fica pelas palavras. Para Pedro, a beleza de ver Jesus transfigurado dá-lhe forças novas: "Façamos três tendas...". Também nós, quando experimentamos a vida de Jesus em nós, sentimos a força renovada para O anunciar e dizer a todos a alegria que é tê-l'O connosco. E dizemo-lo com palavras e com gestos.

Com os olhos dos discípulos conseguimos ver também Moisés e Elias. A lei e os profetas. De facto, a beleza transfigurada de Jesus, faz-nos compreender toda a ação de Deus no mundo, desde o principio, desde o Antigo Testamento. A Transfiguração dá-nos esperança. Se Cristo é glorioso, também nós somos destinados à glória. Só temos de nos deixar transfigurar por Ele.

Com os olhos de Pedro, Tiago e João vemos chegar uma nuvem que cobre todo o monte. Vemos a presença de Deus, do Deus libertador. E com os ouvidos dos apóstolos-amigos ouvimos uma voz que nos diz: Este é o meu Filho! A voz de Deus tem agora um rosto e é do Jesus. Queremos ver Deus só temos de o olhar, ressuscitado e glorioso. E a voz continua: "escutai-o!". Eis o que quer Deus de nós: que escutemos o Seu Filho. Que demos tempo e coração à Palavra de Jesus para aprendermos d'Ele.

Completamos a experiência dos discípulos quando ouvimos Jesus dizer, depois de recuperar a sua luz humana e guardar a divindade para o Domingo da Ressurreição, que é preciso descer do monte. A Transfiguração não se fecha no monte. Tem de dar frutos. Vimos Jesus glorificado e agora temos de o seguir. Temos de ir com Ele a Jerusalém para o ver conquistar de novo a luz da glória depois de se entregar na cruz.

Quando, na nossa vida, sentirmos que as coisas estão escuras, que não vemos luz no caminho que está à nossa frente…lembremo-nos da Transfiguração.

Lembremo-nos das vezes em que fizemos experiência da beleza da presença e da ressurreição de Jesus para encontrarmos a força de seguir adiante, até ao dia em que estaremos plenamente com Ele.

Marcações: Evangelho, Jesus , Comentário , Quaresma, Discípulos

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.