5 Hábitos a mudar na Quaresma

0
0
1
s2smodern

A Quaresma é sempre uma altura propícia para deixarmos velhos hábitos e adotarmos novos. Mas quais? 

Preguiça

via GIPHY

A preguiça nem sempre significa fazer nada, pois há muitas maneiras de ser preguiçoso enquanto se está a fazer coisas. Pelo contrário, a preguiça é uma distorção das prioridades.

Por exemplo, ver uma série quando se deveria estar a fazer os TPC's pode realmente ser uma forma de preguiça. Sim, ver uma série pode ser muito fixe, mas estudar é uma prioridade maior. Ao não encarar isto como a primeira prioridade, estamos a evitar a nossa responsabilidade.

Quando se trata das nossas vidas espirituais, a preguiça significa que nós também nºao colocamos Deus no seu devido lugar. Podemos escolher o conforto da nossa cama ao ouvir nossos pais e cortar o sermão. Podemos estar a escolher o conforto social em vez de nos tornarmos amigos daquele rapaz/rapariga que vemos na cantinha sozinho todos os dias. 

Jesus chama-nos a ir mais londe, que dará cem vezes mais frutos se vivermos dessa maneira. Mas para isso, precisamos colocar a vontade de Deus acima de tudo nas nossas vidas. Estar livre da preguiça permite-nos colocá-Lo no centro, trazendo amor e justiça para as nossas ações.

Queixinhas

via GIPHY

Reclamar é uma vertente da inércia. Escondemos a nossa própria necessidade de sermos melhores, ao destacar os aspetos negativos de outras coisas.

Este hábito de colocar as culpas nos outros podem tornar-se desculpas convenientes que escondem as necessidades mais profundas.

Para combater esse hábito, concentra-te nalgo positivo que possas/saibas fazer. Talvez isso implique resolver alguma zanga com um amigo. Seja o que for, reconhecendo a tua necessidade de melhoria e ação, evitas a mentalidade negativa que te leva a queixares.

Perfecionismo Exagerado

via GIPHY

Lutar pela excelência motiva; procurar a perfeição é desmoralizante - Harriet Braiker

Na verdade, não podemos acrescentar muito mais a esta frase. Não interessa competir, ser o melhor em todos os domínios da nossa vida. Quando admitimos que somos seres humanos, imperfeito, Deus mostra-nos o nosso verdadeiro valor, como um ser humano incrível, perfeito à Sua imagem.

Acreditar sem questionar

via GIPHY

Quando se trata de fé, Jesus promete-nos que mesmo uma semente de mostarda de fé irá fazer o trabalho. Diz-nos que se escolhermos segui-Lo, encontraremos o que estamos À procura.

Sim, Deus é poderosamente misterioso e impossível de compreender. Mas, ele também é um Deus de razão, e nos deu grandes razões para acreditar nele. As provas incluem orações respondidas, vidas transformadas, todas as criaturas!

É sempre importante confiar em Deus quando estamos perdidos e confusos, mas também, por amor a Ele, nos esforçamos para aprender mais. Às vezes, uma ótima resposta ou nova compreensão dá vida nova à nossa fé.

"Deus não me ouve"

via GIPHY

Esta tentação é quase uma rasteira. Sem muito esforço, podemo-nos convencer de que Deus é silencioso nas nossas vidas, simplesmente porque as nossas preces não foram atendidas.

No entanto, à segunda vista, pode ser que Deus não tenha respondido às nossas orações da maneira que esperávamos.

A solução é simples: Deixa as expectativas de lado, confia na Sua sabedoria. Ele sabe o que faz.

Marcações: JOvens, Valores, Corpo de Cristo, Desafios, Cristãos, Mudança, Quaresma

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias