A "Quaresma" de Jesus

0
0
1
s2smodern

O Evangelho deste domingo, o primeiro deste tempo novo que, em Igreja, começamos na passada quarta-feira de Cinzas, mostra-nos que também Jesus tem a sua “quaresma”. Mais uma vez, Jesus não nos diz como devemos fazer mas mostra-nos, com a sua vida, que caminhos devemos percorrer.

Domingo I da Quaresma |  Mc 1, 12-15 

Sempre que a Sagrada Escritura fala do número quarenta é para preparar algo de muito importante: os quarenta dias de purificação da terra pelo Dilúvio, os quarenta anos de Israel no deserto, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai para receber a Lei, os quarenta dias de caminho de Elias até ao monte Horeb... Se Marcos nos diz que Jesus passa quarenta dias no deserto, isto quer então dizer que se seguirá algo de muito importante na sua vida.

No deserto, Jesus vence Satanás e as suas seduções, mas para isso luta. Não há vitória contra o mal que se pode fazer presente em nós sem lutarmos também. Sem aceitarmos este combate espiritual que dá força à nossa fé. Este combate leva-nos à conversão! A primeira palavra de Jesus no seu anúncio do Evangelho é Convertei-vos! A conversão é um convite a mudar de rumo, a voltarmo-nos para a luz de Deus e a deixarmos que a sua graça nos preencha.

Pode parecer estranho o seguimento do Evangelho em que Marcos nos diz que Jesus vivia entre os animais selvagens e os anjos serviam-n’O. E no entanto isto é muito bonito. Jesus, vencendo o mal, restaura a paz do paraíso (simbolizada em viver entre os animais selvagens) e úne a terra ao céu (os anjos do céu passeiam-se pela terra para O servir).

Na primeira leitura, Deus tinha anunciado a Noé uma aliança que foi selada com o arco-íris, sinal da comunhão restaurada entre Deus e o homem. Com Jesus, essa aliança manifesta-se ainda mais visivel e plena. E o fruto mais belo desta aliança é o anúncio com que se conclui o Evangelho de hoje: com Jesus, o Reino de Deus chegou, finalmente!

Marcações: Evangelho, Jesus , Comentário , Ano B, Quaresma, Deserto

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias