
O que é a ACNE?
É de manhã cedo e estás quase a sair de casa para ir para a escola. Só falta mesmo lavar os dentes e a cara… E de repente quando olhas para o espelho:Borbulhas na cara?! O que é isto?
A acne é uma doença dos folículos pilosebáceos, ou seja, dos locais onde nascem e crescem os pêlos, e nos quais existem umas glândulas produtoras de sebo, que é uma substância que a nossa pele liberta.
Então o que é que acontece para se formarem essas borbulhas?
De acordo com os genes que herdamos dos nossos pais, alguns de nós produzem mais sebo do que outros e quando isso acontece, este pode acumular-se nos tais folículos pilosebáceos. Forma-se então uma reservatório com sebo, onde crescem algumas bactérias, levando à inflamação dessas zonas. No fundo, é como pensar numa piscina onde as bactérias encontram as condições apropriadas para passar o seu tempo e para se reproduzirem.
Desta forma as bactérias inflamam a pele nas regiões que rodeiam as borbulhas fazendo com que surja dor, calor, inchaço e um vermelhão.
Esta doença surge habitualmente na adolescência, sendo mais frequente entre os 14-17 anos, no sexo feminino, e os 16-19 anos, no sexo masculino. A sua evolução geralmente apresenta crises de agravamento e períodos de acalmia sem que seja muito fácil de prever o que irá acontecer.
Entretanto já deves ter ouvido falar um bocadinho da acne e já te devem ter dito para não comeres chocolates ou tremoços. Talvez já te tenham dito também para lavares mais a cara. Na verdade existem muitos mitos associados à doença! Aqui ficam alguns para que possas reconhecê-los:
1. Acne é uma doença contagiosa – A acne não é uma doença que se transmita de uma pessoa para a outra;
2. Está relacionada com má higiene – Uma pessoa que tem acne não significa que tem menos cuidado com a sua higiene;
3. A dieta tem papel relevante no tratamento – Os cientistas não encontraram alimentos que aumentem o aparecimento de acne;
4. O sol melhora a acne – O sol pode ajudar a criar uma espécie de “tampa” nos folículos pilosebáceos permitindo que se acumule mais sebo no seu interior e levando assim ao desenvolvimento das borbulhas;
5. Não existe tratamento curativo para a acne – há vários tratamentos disponíveis;
Independentemente de tudo o que já ouviste falar ou já leste na internet, há alguns tratamentos que podes fazer, seja à base de produtos colocados diretamente na pele, seja através de comprimidos. Se a acne for uma situação que realmente te preocupa e te incomoda, procura um médico que saberá como te ajudar.
E apesar de tudo lembra-te, embora a acne seja uma doença, esta não é perigosa e surge em muitos jovens durante a adolescência!