Um dia na vida (ocupada) de Jesus de Nazaré

0
0
1
s2smodern

Se tivéssemos de dar um título à passagem do evangelho que a Igreja nos faz escutar neste domingo poderia ser: "Um dia na vida de Jesus de Nazaré". De facto, neste domingo, vemos descrita a rotina de Jesus nos dias que passa em Cafarnaum.

 DOMINGO V DO TEMPO COMUM | Mc 1, 29-39 

Vai à Sinagoga, cumprir o preceito da oração diária; de seguida vai para casa de Simão e aí cura a sogra do apóstolo que estava muito doente; recebe depois todos os doentes que vêm ter com Ele, escuta-os e cura-os; ao cair da tarde retira-se para rezar, sozinho, e estar em comunhão com o Pai; ao nascer de um novo dia parte com discípulos para outra cidade e anuncia a Boa Noticia do Reino dos Céus. Somente por esta descrição percebemos que os dias de Jesus eram ocupados com a cura, a oração e o anúncio. Estas três atitudes revelam-nos as grandes preocupações de Jesus na relação connosco.

Jesus veio para CURAR. Ele quer-nos livres de todos os tipos de mal. Ele não suporta o nosso sofrimento. Veio ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado e do mal para abrir a nossa vida ao horizonte belo do paraíso onde viveremos sem dor. Talvez nem sempre entendamos o sentido do sofrimento que encontramos na vida; talvez nem sempre sejam claros, para nós, os caminhos que percorremos e porquê de tantos desvios… Mas Jesus veio garantir-nos que Deus deseja a nossa felicidade nos quer livres do mal. Resta-nos confiar em Deus e entregarmo-nos ao seu amor.

Mas não chega ser curados. A história da sogra de Pedro que, depois do encontro com Jesus, "começou a servir" os que estavam na casa, lembra-nos que Jesus quer-nos comprometidos com os irmãos. Recebestes de graça, dai de graça. Quem encontra Jesus compromete-se com a transformação do mundo! Compromete-se a realizar milagres na vida dos irmãos e a levar-lhes paz e esperança.

Jesus veio para ANUNCIAR. Ele não é só garganta, mas as suas palavras são muito importantes. Os milagres de Jesus servem sobretudo para dar força às suas palavras. Ele promete que o Reino de Deus há-de vir e será certeza de libertação para todos, e para provar que isto é verdade, faz-nos experimentar este Reino curando os doentes. Nós precisamos de ouvir Jesus. Precisamos que as suas palavras desçam dos ouvidos ao nosso coração e aí comecem a transformar os nossos gestos. Precisamos que as palavras de Jesus nos queimem e nos façam aproximar dos outros. E, como Ele, não podemos ficar-nos pelas palavras, pelas boas intensões. Há que, escutando-o, ir ao encontro de quem precisa de nós.
A palavra de Jesus é exigente! Quem O escuta e acolhe a Sua mensagem assume o compromisso de conduzir a sua vida pelos valores do Evangelho e passa a viver no amor, no perdão, na tolerância, no serviço aos irmãos.

Jesus veio para testemunhar a COMUNHÃO COM DEUS. Com a Sua Oração, Ele mostra-nos que rezar não é fugir do mundo ou esquecer os problemas… Rezar é tomar consciência que Deus tem um projeto de amor para o mundo e para mim. Rezar é o ponto de partida para curar e anunciar. Só na comunhão e no diálogo pessoal com Deus percebemos os seus projetos e recebemos a Sua força. Somente na comunhão com o Pai vamos conseguir viver os desafios de felicidade que temos. É preciso, portanto, dar espaço à oração no nosso dia-a-dia. É preciso que o diálogo com Deus faça parte da nossa rotina diária para assim encontrarmos a força de seguir adiante na missão que Ele nos confia.

Curar, anunciar, rezar. Era assim que Jesus ocupava os seus dias.
O que ocupa os teus dias? Há espaço para Deus e para os irmãos?
Se a resposta for negativa, este é um bom dia para começar!

Um domingo feliz!

Marcações: Igreja, Valores, Evangelho, Jesus , Comentário

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!