Um dia na vida (ocupada) de Jesus de Nazaré

0
0
1
s2smodern

Se tivéssemos de dar um título à passagem do evangelho que a Igreja nos faz escutar neste domingo poderia ser: "Um dia na vida de Jesus de Nazaré". De facto, neste domingo, vemos descrita a rotina de Jesus nos dias que passa em Cafarnaum.

 DOMINGO V DO TEMPO COMUM | Mc 1, 29-39 

Vai à Sinagoga, cumprir o preceito da oração diária; de seguida vai para casa de Simão e aí cura a sogra do apóstolo que estava muito doente; recebe depois todos os doentes que vêm ter com Ele, escuta-os e cura-os; ao cair da tarde retira-se para rezar, sozinho, e estar em comunhão com o Pai; ao nascer de um novo dia parte com discípulos para outra cidade e anuncia a Boa Noticia do Reino dos Céus. Somente por esta descrição percebemos que os dias de Jesus eram ocupados com a cura, a oração e o anúncio. Estas três atitudes revelam-nos as grandes preocupações de Jesus na relação connosco.

Jesus veio para CURAR. Ele quer-nos livres de todos os tipos de mal. Ele não suporta o nosso sofrimento. Veio ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado e do mal para abrir a nossa vida ao horizonte belo do paraíso onde viveremos sem dor. Talvez nem sempre entendamos o sentido do sofrimento que encontramos na vida; talvez nem sempre sejam claros, para nós, os caminhos que percorremos e porquê de tantos desvios… Mas Jesus veio garantir-nos que Deus deseja a nossa felicidade nos quer livres do mal. Resta-nos confiar em Deus e entregarmo-nos ao seu amor.

Mas não chega ser curados. A história da sogra de Pedro que, depois do encontro com Jesus, "começou a servir" os que estavam na casa, lembra-nos que Jesus quer-nos comprometidos com os irmãos. Recebestes de graça, dai de graça. Quem encontra Jesus compromete-se com a transformação do mundo! Compromete-se a realizar milagres na vida dos irmãos e a levar-lhes paz e esperança.

Jesus veio para ANUNCIAR. Ele não é só garganta, mas as suas palavras são muito importantes. Os milagres de Jesus servem sobretudo para dar força às suas palavras. Ele promete que o Reino de Deus há-de vir e será certeza de libertação para todos, e para provar que isto é verdade, faz-nos experimentar este Reino curando os doentes. Nós precisamos de ouvir Jesus. Precisamos que as suas palavras desçam dos ouvidos ao nosso coração e aí comecem a transformar os nossos gestos. Precisamos que as palavras de Jesus nos queimem e nos façam aproximar dos outros. E, como Ele, não podemos ficar-nos pelas palavras, pelas boas intensões. Há que, escutando-o, ir ao encontro de quem precisa de nós.
A palavra de Jesus é exigente! Quem O escuta e acolhe a Sua mensagem assume o compromisso de conduzir a sua vida pelos valores do Evangelho e passa a viver no amor, no perdão, na tolerância, no serviço aos irmãos.

Jesus veio para testemunhar a COMUNHÃO COM DEUS. Com a Sua Oração, Ele mostra-nos que rezar não é fugir do mundo ou esquecer os problemas… Rezar é tomar consciência que Deus tem um projeto de amor para o mundo e para mim. Rezar é o ponto de partida para curar e anunciar. Só na comunhão e no diálogo pessoal com Deus percebemos os seus projetos e recebemos a Sua força. Somente na comunhão com o Pai vamos conseguir viver os desafios de felicidade que temos. É preciso, portanto, dar espaço à oração no nosso dia-a-dia. É preciso que o diálogo com Deus faça parte da nossa rotina diária para assim encontrarmos a força de seguir adiante na missão que Ele nos confia.

Curar, anunciar, rezar. Era assim que Jesus ocupava os seus dias.
O que ocupa os teus dias? Há espaço para Deus e para os irmãos?
Se a resposta for negativa, este é um bom dia para começar!

Um domingo feliz!

Marcações: Igreja, Valores, Evangelho, Jesus , Comentário

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Corrida Salesianos: vamos correr para ajudar?

    Corrida Salesianos: vamos correr para ajudar?

    É já no próximo dia 4 de março que a Fundação Salesianos nos desaia a participar na Corrida Salesianos. Correr por uma boa causa é o desafio que a Fundação Salesianos nos lança.

  • "Everything Sucks" : a nova série Netflix que deves ver

    Apostar no saudosismo é uma tática da Netflix. Agora, o serviço de streaming volta a olhar para trás em Everything Sucks!, no entanto, a década escolhida foi a de 1990.

  • A

    A "Quaresma" de Jesus

    O Evangelho deste domingo, o primeiro deste tempo novo que, em Igreja, começamos na passada quarta-feira de Cinzas, mostra-nos que também Jesus tem a sua “quaresma”. Mais uma vez, Jesus não nos diz como devemos fazer mas mostra-nos, com a sua vida, que caminhos devemos percorrer.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Brittany Wenger

    Jovens que Mudaram o Mundo: Brittany Wenger

    A jovem que te damos a conhecer tem 23 anos e é considerada pela revista Times como uma das pessoas com menos de 30 anos que está a fazer história. Brittany Wenger criou uma aplicação capaz de detetar cancro da mama e leucemia.  

  • 12 maneiras seguras de ficar acordado

    12 maneiras seguras de ficar acordado

    Tens de entregar o trabalho escrito amanhã às 9h00. Ou tens de estudar para aquele exame e os apontamentos são tããããão chatos... Já descobriste que é melhor fazer as coisas com tempo. Mas mesmo assim, há alternativas a encharcares-te em cafeína.

  • Brexit – onde estamos nós?

    Brexit – onde estamos nós?

    O Brexit é a saída do Reino Unido (RU) da União Europeia (UE). Ao contrário da situação entre a Catalunha e Espanha, o Brexit só depende das negociações das partes (RU e UE), porque o Tratado da União Europeia - equivalente à Constituição europeia - admite a saída negociada de estados-membros.

  • Filmes para ver no Dia de S. Valentim

    Filmes para ver no Dia de S. Valentim

    Uns mais lamechas, outros mais controversos. Porque nem todos os casais gostam de ver filmes lamechas no dia de São Valentim.

  • O convite da Quaresma

    O convite da Quaresma

    Hoje começa a Quaresma. Começa um caminho em que se renova a proposta de uma vida mais autêntica. Começa um caminho de oração, de jejum e de esmola!

  • Muitos rostos apenas um

    Muitos rostos apenas um "eu"

    Chegam as festas e são sobretudo as crianças a desfilar na rua com a sua máscara preferida a esconder o seu rosto verdadeiro. Nesse dia tudo vale. As crianças dão aos outros uma imagem daquilo que talvez gostariam de ser.Há meninas vestidas de fada e meninos com o fato do Superman. 

  • Carnaval

    Carnaval

    Hoje é dia de Carnaval. Mas qual é a sua origem?

  • Os Museus de Ciência mais fixes que deves visitar

    Os Museus de Ciência mais fixes que deves visitar

    No dia de Darwin celebramos a Ciência e todo o seu percurso em contribuir para um melhor conhecimento do que temos à nossa volta. E para conheceres esse percurso da ciência, recomendamos-te alguns sítios que deves visitar para conhecer algusn dos mais importantes marcos históricos da inovação tecnológica.

  • Dia de Darwin: Celebrar a Ciência e as suas descobertas

    Dia de Darwin: Celebrar a Ciência e as suas descobertas

    Hoje celebra-se o dia de Darwin como uma forma de celebrar a Ciência e as suas descobertas. A 12 de fevereiro de 1809, nascia o naturalista britânico que chocaria o mundo com a teoria que, dois séculos mais tarde, se tornaria a mais aceite entre os cientistas para explicar alguns fenómenos ligados à evolução dos seres vivos.