O que é ser "Cavalheiro"?

0
0
1
s2smodern

Historicamente, o título de cavalheiro  era um direito hereditário, usado para identificar homens de certo grau entre a nobreza inglesa. Esses homens até podiam ser bem educados, mas o seu estatuto como cavalheiro não dependia das suas ações.

 Ao longo do tempo, o que significava ser um cavalheiro começou a mudar. O título começou a ser aplicado a qualquer homem bem-educado. Os cavalheiros já não tinham que pertencer a classe social, os homens podiam abrir caminho para o cavalheirismo ao alcançar o sucesso mundano.

Essa definição mudou novamente. O cavalheiro de hoje é muitas vezes definido pelo que o mundo determinou que são ações de cavalheirismo - mantendo as portas abertas para as mulheres, declarar-se romanticamente, sendo social e simpático. Este cavalheiro moderno diria a uma rapariga que ela é linda, mas no momento em que ela expressa que não está interessada nele,não há lugar para comentários desagradáveis. 

O verdadeiro cavalheiro

Homens, não há nada de errado com os comportamentos de cavalheiros culturalmente aceites, como aprender a amarrar uma gravata, tratar uma bem uma senhora ou cuidar da sua aparência, mas precisamos perceber que ser cavalheiro é muito mais do que esses comportamentos. Ser um verdadeiro cavalheiro começa com a construção de um fundamento da virtude masculina nas nossas vidas - autodisciplina, coragem e amor - e deixando que essa base seja a fonte de bons comportamentos.

Como crescemos em virtude? Da mesma forma que crescemos em aptidão física e força - trabalhando incansavelmente nela. Aristóteles dizia que que Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

1. Autodisciplina:  Desafia-te todos os dias. Uma maneira de viver cumprir isto é que, no instante em que o alarme dispara pela manhã, sais para fora da cama e passas os primeiros minutos do dia em oração, a contemplar o que de bom tens na tua vida. Muitas vezes é a última coisa que o teu corpo quer fazer às 7 da manhã, mas é incrível como esse pequeno ato tem um impacto positivo no resto do dia.

2. Coragem: Sai da tua zona de conforto. Defende aquilo em que acreditas quando estás com os teus amigos, senta-te ao lado do clega na escola que não tem companhia, sê perseverante naquilo que gostas, mesmo que por vezes as coisas não corram bem. Reconhece que a coragem nessas situações não é a ausência de medo ou hesitação, mas a vontade de remar contra a maré e fazer o que é certo de qualquer maneira.

3. Amor: São João Paulo II  dizia O homem não pode viver sem amor ...   A tua vida fica sem sentido, se não experimentares o amor e torná-lo parte de cada gesto da tua vida. Faz um esforço para perceber porque é que aquele amigo anda tão chato, dá aos teus pais uma noite de folga e cozinha o jantar, tem uma boa ação para um estranho.

 

Marcações: Família, Amigos, Amor , Cavalheiros, Coragem, Autodisciplina

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?