O que é ser "Cavalheiro"?

0
0
1
s2smodern

Historicamente, o título de cavalheiro  era um direito hereditário, usado para identificar homens de certo grau entre a nobreza inglesa. Esses homens até podiam ser bem educados, mas o seu estatuto como cavalheiro não dependia das suas ações.

 Ao longo do tempo, o que significava ser um cavalheiro começou a mudar. O título começou a ser aplicado a qualquer homem bem-educado. Os cavalheiros já não tinham que pertencer a classe social, os homens podiam abrir caminho para o cavalheirismo ao alcançar o sucesso mundano.

Essa definição mudou novamente. O cavalheiro de hoje é muitas vezes definido pelo que o mundo determinou que são ações de cavalheirismo - mantendo as portas abertas para as mulheres, declarar-se romanticamente, sendo social e simpático. Este cavalheiro moderno diria a uma rapariga que ela é linda, mas no momento em que ela expressa que não está interessada nele,não há lugar para comentários desagradáveis. 

O verdadeiro cavalheiro

Homens, não há nada de errado com os comportamentos de cavalheiros culturalmente aceites, como aprender a amarrar uma gravata, tratar uma bem uma senhora ou cuidar da sua aparência, mas precisamos perceber que ser cavalheiro é muito mais do que esses comportamentos. Ser um verdadeiro cavalheiro começa com a construção de um fundamento da virtude masculina nas nossas vidas - autodisciplina, coragem e amor - e deixando que essa base seja a fonte de bons comportamentos.

Como crescemos em virtude? Da mesma forma que crescemos em aptidão física e força - trabalhando incansavelmente nela. Aristóteles dizia que que Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

1. Autodisciplina:  Desafia-te todos os dias. Uma maneira de viver cumprir isto é que, no instante em que o alarme dispara pela manhã, sais para fora da cama e passas os primeiros minutos do dia em oração, a contemplar o que de bom tens na tua vida. Muitas vezes é a última coisa que o teu corpo quer fazer às 7 da manhã, mas é incrível como esse pequeno ato tem um impacto positivo no resto do dia.

2. Coragem: Sai da tua zona de conforto. Defende aquilo em que acreditas quando estás com os teus amigos, senta-te ao lado do clega na escola que não tem companhia, sê perseverante naquilo que gostas, mesmo que por vezes as coisas não corram bem. Reconhece que a coragem nessas situações não é a ausência de medo ou hesitação, mas a vontade de remar contra a maré e fazer o que é certo de qualquer maneira.

3. Amor: São João Paulo II  dizia O homem não pode viver sem amor ...   A tua vida fica sem sentido, se não experimentares o amor e torná-lo parte de cada gesto da tua vida. Faz um esforço para perceber porque é que aquele amigo anda tão chato, dá aos teus pais uma noite de folga e cozinha o jantar, tem uma boa ação para um estranho.

 

Marcações: Família, Amigos, Amor , Cavalheiros, Coragem, Autodisciplina

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Corrida Salesianos: vamos correr para ajudar?

    Corrida Salesianos: vamos correr para ajudar?

    É já no próximo dia 4 de março que a Fundação Salesianos nos desaia a participar na Corrida Salesianos. Correr por uma boa causa é o desafio que a Fundação Salesianos nos lança.

  • "Everything Sucks" : a nova série Netflix que deves ver

    Apostar no saudosismo é uma tática da Netflix. Agora, o serviço de streaming volta a olhar para trás em Everything Sucks!, no entanto, a década escolhida foi a de 1990.

  • A

    A "Quaresma" de Jesus

    O Evangelho deste domingo, o primeiro deste tempo novo que, em Igreja, começamos na passada quarta-feira de Cinzas, mostra-nos que também Jesus tem a sua “quaresma”. Mais uma vez, Jesus não nos diz como devemos fazer mas mostra-nos, com a sua vida, que caminhos devemos percorrer.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Brittany Wenger

    Jovens que Mudaram o Mundo: Brittany Wenger

    A jovem que te damos a conhecer tem 23 anos e é considerada pela revista Times como uma das pessoas com menos de 30 anos que está a fazer história. Brittany Wenger criou uma aplicação capaz de detetar cancro da mama e leucemia.  

  • 12 maneiras seguras de ficar acordado

    12 maneiras seguras de ficar acordado

    Tens de entregar o trabalho escrito amanhã às 9h00. Ou tens de estudar para aquele exame e os apontamentos são tããããão chatos... Já descobriste que é melhor fazer as coisas com tempo. Mas mesmo assim, há alternativas a encharcares-te em cafeína.

  • Brexit – onde estamos nós?

    Brexit – onde estamos nós?

    O Brexit é a saída do Reino Unido (RU) da União Europeia (UE). Ao contrário da situação entre a Catalunha e Espanha, o Brexit só depende das negociações das partes (RU e UE), porque o Tratado da União Europeia - equivalente à Constituição europeia - admite a saída negociada de estados-membros.

  • Filmes para ver no Dia de S. Valentim

    Filmes para ver no Dia de S. Valentim

    Uns mais lamechas, outros mais controversos. Porque nem todos os casais gostam de ver filmes lamechas no dia de São Valentim.

  • O convite da Quaresma

    O convite da Quaresma

    Hoje começa a Quaresma. Começa um caminho em que se renova a proposta de uma vida mais autêntica. Começa um caminho de oração, de jejum e de esmola!

  • Muitos rostos apenas um

    Muitos rostos apenas um "eu"

    Chegam as festas e são sobretudo as crianças a desfilar na rua com a sua máscara preferida a esconder o seu rosto verdadeiro. Nesse dia tudo vale. As crianças dão aos outros uma imagem daquilo que talvez gostariam de ser.Há meninas vestidas de fada e meninos com o fato do Superman. 

  • Carnaval

    Carnaval

    Hoje é dia de Carnaval. Mas qual é a sua origem?

  • Os Museus de Ciência mais fixes que deves visitar

    Os Museus de Ciência mais fixes que deves visitar

    No dia de Darwin celebramos a Ciência e todo o seu percurso em contribuir para um melhor conhecimento do que temos à nossa volta. E para conheceres esse percurso da ciência, recomendamos-te alguns sítios que deves visitar para conhecer algusn dos mais importantes marcos históricos da inovação tecnológica.

  • Dia de Darwin: Celebrar a Ciência e as suas descobertas

    Dia de Darwin: Celebrar a Ciência e as suas descobertas

    Hoje celebra-se o dia de Darwin como uma forma de celebrar a Ciência e as suas descobertas. A 12 de fevereiro de 1809, nascia o naturalista britânico que chocaria o mundo com a teoria que, dois séculos mais tarde, se tornaria a mais aceite entre os cientistas para explicar alguns fenómenos ligados à evolução dos seres vivos.