O que é ser "Cavalheiro"?

0
0
1
s2smodern

Historicamente, o título de cavalheiro  era um direito hereditário, usado para identificar homens de certo grau entre a nobreza inglesa. Esses homens até podiam ser bem educados, mas o seu estatuto como cavalheiro não dependia das suas ações.

 Ao longo do tempo, o que significava ser um cavalheiro começou a mudar. O título começou a ser aplicado a qualquer homem bem-educado. Os cavalheiros já não tinham que pertencer a classe social, os homens podiam abrir caminho para o cavalheirismo ao alcançar o sucesso mundano.

Essa definição mudou novamente. O cavalheiro de hoje é muitas vezes definido pelo que o mundo determinou que são ações de cavalheirismo - mantendo as portas abertas para as mulheres, declarar-se romanticamente, sendo social e simpático. Este cavalheiro moderno diria a uma rapariga que ela é linda, mas no momento em que ela expressa que não está interessada nele,não há lugar para comentários desagradáveis. 

O verdadeiro cavalheiro

Homens, não há nada de errado com os comportamentos de cavalheiros culturalmente aceites, como aprender a amarrar uma gravata, tratar uma bem uma senhora ou cuidar da sua aparência, mas precisamos perceber que ser cavalheiro é muito mais do que esses comportamentos. Ser um verdadeiro cavalheiro começa com a construção de um fundamento da virtude masculina nas nossas vidas - autodisciplina, coragem e amor - e deixando que essa base seja a fonte de bons comportamentos.

Como crescemos em virtude? Da mesma forma que crescemos em aptidão física e força - trabalhando incansavelmente nela. Aristóteles dizia que que Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

1. Autodisciplina:  Desafia-te todos os dias. Uma maneira de viver cumprir isto é que, no instante em que o alarme dispara pela manhã, sais para fora da cama e passas os primeiros minutos do dia em oração, a contemplar o que de bom tens na tua vida. Muitas vezes é a última coisa que o teu corpo quer fazer às 7 da manhã, mas é incrível como esse pequeno ato tem um impacto positivo no resto do dia.

2. Coragem: Sai da tua zona de conforto. Defende aquilo em que acreditas quando estás com os teus amigos, senta-te ao lado do clega na escola que não tem companhia, sê perseverante naquilo que gostas, mesmo que por vezes as coisas não corram bem. Reconhece que a coragem nessas situações não é a ausência de medo ou hesitação, mas a vontade de remar contra a maré e fazer o que é certo de qualquer maneira.

3. Amor: São João Paulo II  dizia O homem não pode viver sem amor ...   A tua vida fica sem sentido, se não experimentares o amor e torná-lo parte de cada gesto da tua vida. Faz um esforço para perceber porque é que aquele amigo anda tão chato, dá aos teus pais uma noite de folga e cozinha o jantar, tem uma boa ação para um estranho.

 

Marcações: Família, Amigos, Amor , Cavalheiros, Coragem, Autodisciplina

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Fumar pode não matar, mas mói

    Fumar pode não matar, mas mói

    Provavelmente começaste a ler o título e pensaste “mais um texto a dizer o mesmo de sempre”. E talvez até seja verdade, visto que a maioria das informações sobre o tabaco já são conhecidas há muitos anos e, por isso mesmo, aquilo que vais encontrando é sempre semelhante mas dito de forma diferente. No entanto gostava que olhasses para este texto pelo menos como uma oportunidade para aprenderes algo.

  • Fala-me Direito: A Interdição

    Fala-me Direito: A Interdição

    A palavra pode ser um pouco estranha, mas sabemos todos, à partida, que estar interdito é estar impedido de fazer algo.  Mas quando é que isto se aplica no Direito?

  • Filmes que desafiam:

    Filmes que desafiam: "Food Inc"

    Hoje não recomendamos "mais um filme", mas acendemos o rastilho da polémica. 

  • Rússia: porque andam a circular diplomatas?

    Rússia: porque andam a circular diplomatas?

    Há cerca de um mês e meio, soubemos da notícia do envenenamento de Sergei Skripal e da sua filha Yulia, em Salisbury, no Reino Unido. Na sequência dessa notícia seguiram várias sobre a expulsão de diplomatas russos de países membros da União Europeia, da NATO e aliados do Ocidente. Porquê?

  • Histórias para Crescer: O verdadeiro ensinamento

    Histórias para Crescer: O verdadeiro ensinamento

    Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três velhos à sua frente.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Sigh no More" de Mumford & Sons

    Já passaram 8 anos desde o lançamento do disco de estreia dos Mumford & Sons, Sigh no More, mas a sua música e a sua mensagem continuam bem vivas. Apesar de não se assumirem como praticantes de qualquer tipo de religião, os textos da banda britânica tocam várias vezes em temas religiosos.

  • Fala-me Direito: O casamento

    Fala-me Direito: O casamento

    Já falámos sobre a união de facto e os seus efeitos que se assemelham, em muitos aspetos, ao casamento… Mas e então o casamento? É só colocar a aliança e dizer “até que a morte nos separe” e já está?

  • Filmes que desafiam:

    Filmes que desafiam: "Sete Vidas"

    Mais um filme que procura dar-te "um murro no estômago".

  • Será que gosta de mim?

    Será que gosta de mim?

    As pessoas podem realmente ser confusas, especialmente quando se trata de paixonetas. Podem falar constantemente, mas se calhar ainda não te convidaram para um encontro. Pode olhar para ti durante a aula de inglês e depois ignorar-te no corredor. Como podes ter a certeza se aquela pessoa gosta mesmo de ti? Aqui vão alguns sinais.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Maya Angelou

    Jovens que Mudaram o Mundo: Maya Angelou

    Maya Angelou é um importante símbolo da cultura afroamericana. Desde indicações para prémios Pullitzer a Grammys, Angelou foi uma defensora dos direitos civis e da igualdade. 

  • Sentes-te fora do grupo? O que fazer quando te sentires excluído

    Sentes-te fora do grupo? O que fazer quando te sentires excluído

    Quando os teus amigos te excluem de propósito, pode querer dizer que algo se passa. Ou então não! Mas seguem algumas dicas para poderes diferenciar um problema na tua amizade de um comportamento compreensível e razoável.

  • Desafios matemáticos - Consegues decifrar?

    Desafios matemáticos - Consegues decifrar?

    Calma! Não são precisas fórmulas nem calculadoras, apenas o exercício do nosso cérebro.