O que é ser "Cavalheiro"?

0
0
1
s2smodern

Historicamente, o título de cavalheiro  era um direito hereditário, usado para identificar homens de certo grau entre a nobreza inglesa. Esses homens até podiam ser bem educados, mas o seu estatuto como cavalheiro não dependia das suas ações.

 Ao longo do tempo, o que significava ser um cavalheiro começou a mudar. O título começou a ser aplicado a qualquer homem bem-educado. Os cavalheiros já não tinham que pertencer a classe social, os homens podiam abrir caminho para o cavalheirismo ao alcançar o sucesso mundano.

Essa definição mudou novamente. O cavalheiro de hoje é muitas vezes definido pelo que o mundo determinou que são ações de cavalheirismo - mantendo as portas abertas para as mulheres, declarar-se romanticamente, sendo social e simpático. Este cavalheiro moderno diria a uma rapariga que ela é linda, mas no momento em que ela expressa que não está interessada nele,não há lugar para comentários desagradáveis. 

O verdadeiro cavalheiro

Homens, não há nada de errado com os comportamentos de cavalheiros culturalmente aceites, como aprender a amarrar uma gravata, tratar uma bem uma senhora ou cuidar da sua aparência, mas precisamos perceber que ser cavalheiro é muito mais do que esses comportamentos. Ser um verdadeiro cavalheiro começa com a construção de um fundamento da virtude masculina nas nossas vidas - autodisciplina, coragem e amor - e deixando que essa base seja a fonte de bons comportamentos.

Como crescemos em virtude? Da mesma forma que crescemos em aptidão física e força - trabalhando incansavelmente nela. Aristóteles dizia que que Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

1. Autodisciplina:  Desafia-te todos os dias. Uma maneira de viver cumprir isto é que, no instante em que o alarme dispara pela manhã, sais para fora da cama e passas os primeiros minutos do dia em oração, a contemplar o que de bom tens na tua vida. Muitas vezes é a última coisa que o teu corpo quer fazer às 7 da manhã, mas é incrível como esse pequeno ato tem um impacto positivo no resto do dia.

2. Coragem: Sai da tua zona de conforto. Defende aquilo em que acreditas quando estás com os teus amigos, senta-te ao lado do clega na escola que não tem companhia, sê perseverante naquilo que gostas, mesmo que por vezes as coisas não corram bem. Reconhece que a coragem nessas situações não é a ausência de medo ou hesitação, mas a vontade de remar contra a maré e fazer o que é certo de qualquer maneira.

3. Amor: São João Paulo II  dizia O homem não pode viver sem amor ...   A tua vida fica sem sentido, se não experimentares o amor e torná-lo parte de cada gesto da tua vida. Faz um esforço para perceber porque é que aquele amigo anda tão chato, dá aos teus pais uma noite de folga e cozinha o jantar, tem uma boa ação para um estranho.

 

Marcações: Família, Amigos, Amor , Cavalheiros, Coragem, Autodisciplina

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!