
Histórias para Crescer: Os monges e a mulher
Conta a história que viviam dois monges num mosteiro e que eram muito amigos e cumpriam sempre todas as suas tarefas em conjunto.
Como todos sabem, os monges não se podem aproximar das mulheres, muito menos tocar-lhes. Certo dia, ao atravessarem a floresta para comprar mantimentos na cidade, depararam-se com uma mulher que estava com dificuldades para atravessar o rio que dava acesso à vila, porque estava muito agitado e com um caudal superior ao habitual. Um dos monges observando a situação disse:
- Infelizmente, não podemos ajudá-la, fizemos votos de não tocar em nenhuma mulher.
O outro monge replicou:
- Também fizemos voto de ajudar todas as pessoas e criaturas deste mundo, sem distinção.
Então, este mesmo monge pegou na mulher, colocou-a às suas costas e atravessou o rio, deixando-a na outra margem em segurança.
Os dois monges seguiram caminho e durante a jornada houve um grande silêncio, como era habitual.
Porém, o silêncio foi interrompido pelo monge que era contra a ideia de tocar na jovem, que disse:
-Não devias ter transportado a mulher, ela vai ser um peso a para tua caminhada!
O outro monge, sabiamente respondeu:
- Eu peguei na mulher e deixei-a na outra margem do rio. No entanto, tu é que a continuas a carregar na tua caminhada…
Muitas vezes deixamos de fazer o bem, de fazer a diferença na vida das outras pessoas com gestos simples, porque a nossa maior preocupação é O que os meus amigos vão pensar? Com que ideia ficarão de mim?.
Todos os nossos gestos feitos de coração e com bondade vão ter um eco positivo. Contudo, isso não impede que os outros critiquem e julguem o mais nobre gesto de amor (as pessoas mal intencionadas irão sempre ver problemas a cada solução e não soluções para cada problema).
Agora o que não devemos permitir é que isso condicione a nossa liberdade e escolha de fazer o bem.
Esta história também nos alerta para os pesos que carregamos ao longo da vida: quais são as coisas que temos dificuldade em largar e esquecer, mesmo que já tenham passado muitos anos? Costuma-se dizer que à medida que crescemos a nossa bagagem (e o seu peso) vai aumentando, é por isso importante ir deixando os pesos pelo caminho, no seu devido lugar, em vez de os carregar indefinidamente.
Que peso podes largar hoje?
Marcações: JOvens, Valores, Crescer, Ajuda, Histórias , Ajudar, Próximo