A Boa Notícia!

0
0
1
s2smodern

João é preso; Jesus começa a ensinar; uma nova mensagem é proclamada; três homens encontram-se; dois deles mudam de vida… tantos acontecimentos! Jesus está em ritmo acelerado pois sabe que é urgente que todos ouçam o que Ele tem a dizer.

 

Domingo III do Tempo Comum | Mc 1, 14-20 

O evangelho deste domingo mostra-nos Jesus que caminha, que vê e que chama!
Jesus caminha e anuncia. Anuncia o Evangelho, a BOA NOTÍCIA! Jesus percorre os caminhos do mundo para dizer coisas boas. Para anunciar que o Reino de Deus está próximo.

Um parêntesis (

O que é o Reino de Deus? Assim muito diretamente podemos dizer que o Reino de Deus é o mundo como Deus o sonha. É um mundo bom, belo, justo, cheio de vida e de alegria. É o mundo visto da perspetiva de Deus!

)

Continuando. Deus é uma BOA NOTÍCIA! Este é logo um anúncio novo. Deus não é o justiceiro, o guerreiro, o polícia, mas é amor! No nosso tempo toda a gente gosta de dar más notícias. Corre-se com ânsia até às desgraças para ser o primeiro a anunciá-las e a mostrar o quanto as coisas andam mal. É por isto que nos faz bem recordar que Deus é uma BOA NOTÍCIA. E sobretudo que, se o acolhermos e vivermos, o Reino dos Céus pode ser uma realidade e o mundo ser melhor. Mais feliz. Para acolher esta BOA NOTÍCIA há que converter-se, diz Jesus.

Segundo parêntesis. (

O que é a conversão? É dar-se conta de que escolhemos o caminho errado e colocar coordenadas novas no GPS da vida. É mudar de estrada. Sair do túnel e, como o girassol, procurar a luz que ilumina e aquece. E essa luz é Deus! Uma luz que está sempre presente e só precisa de ser procurada.

)

Enquanto caminha, Jesus vê. Ele não anda distraído. Não tem pressa de chegar a lado nenhum. Caminha pelas nossas estradas e vê-nos. Está atento às nossas vidas e à fadiga que temos em lançar e recolher redes que muitas vezes vêm vazias. Vazias de encontros, de amizades, de afetos… Jesus está atento a tudo! E por estar atento quer tocar-nos a vida! E por isso chama! Chama-nos a ser pescadores de homens.

Terceiro e último parêntesis. (

O que quer dizer ser pescador de homens?  Não é simplesmente chamar outros para a mesma aventura que nós percorremos com Deus. Não se trata de anunciar simplesmente o evangelho. Trata-se de ser pescador de humanidade. Pescar aquilo que de bom cada ser humano tem dentro de si e que às vezes está escondido. É o que faz Jesus com os apóstolos que, no inicio deste caminho, estavam cheios de rancor, de medo, de ambição e no final do caminho com Jesus estão cheios de alegria e de vontade de a levar a todos.

)

Se Jesus caminha, nós não podemos ficar parados a ver! Caminhamos com Ele!
Se Jesus anuncia, nós não podemos ficar surdos! Escutamos e convertemo-nos!
Se Jesus chama, não podemos ficar surdos! Vamos com Ele pescar humanidade!

Bom domingo!

Marcações: Evangelho, Jesus , Tempo Comum , Comentário

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias