Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

0
0
0
s2sdefault

Depois do Natal e do Ano Novo só nos vem uma coisa à cabeça. O quê? Saaldooooooos! Pois é, mas e então o que é que os saldos têm a ver com o Direito? 

Até uma coisa simples, como parecem ser os saldos, tem as suas regras e é necessário cumprir certas condições. Primeiro a lei distingue entre saldos, promoções e liquidações: são 3 coisas diferentes. Embora nas três exista uma redução do preço original, o objectivo de cada uma é diferente.

Os saldos têm como objetivo tentar que se venda o máximo possível de produtos que existem na loja e embora possam ocorrer em qualquer altura do ano, no total não podem ultrapassar um período de 4 meses. Já as promoções servem para promover certos produtos ou o lançamento de algo novo e podem ser feitas em qualquer momento. Pelo contrário, a liquidação é para aqueles casos em que a venda se vai interromper, como por exemplo quando o estabelecimento fecha.

Há ainda outras dúvidas sobre os saldos que gostava de esclarecer responder: 

Todos os produtos ficam em saldos?
Não, aquele camisola mesmo fixe que acabou de chegar não vai ficar em saldos. Sabes porquê? É proibida a venda em saldos dos produtos que tenham sido adquiridos ou recebidos pelo estabelecimento comercial pela primeira vez ou no mês anterior ao dos saldos, e ainda daqueles que tenham sido recebidos na loja depois do início dos saldos.

Há alguma regra que tenha mesmo de ser cumprida?
Nos saldos a única regra é a da sobrevivência!! Brincadeira, vá… Claro que existem regras. Por exemplo, os produtos que estão em saldo têm que ter algo onde diga, de forma a que toda a gente possa ver, o preço original e o novo preço com desconto, ou então a percentagem da redução.

Que direitos temos se comprarmos um produto, nos saldos, com defeito (fora do local dos produtos defeituosos)?
O facto de se tratar de um período de saldos não significa que não temos direito a comprar um produto em condições. Por isso, seja em saldos ou época normal, o vendedor é obrigado a reparar, proceder à troca, reduzir o preço ou devolver o valor que pagámos em troca do bem, por isso não te preocupes.

Comprei aquela camisola que gostava mesmo pela Internet mas agora estou arrependida, que posso fazer?
Quando compramos um produto à distância (por telefone ou na internet) temos direito a arrependermo-nos e a devolvê-lo, recebendo o dinheiro de volta e sem precisarmos de justificar ou dar qualquer motivo. Mas apenas o podemos fazer num prazo de 14 dias, por isso não te desleixes!

Mesmo o gesto de ir às compras encontra-se protegido pelo Direito. Lembra-te, no entanto, que o deves fazer com moderação e sempre atento às normas do próprio estabelecimento (devoluções, trocas). 

Marcações: Valores, Direitos, Internet, Estilo, Compras, Roupa, Saldos

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.