
"Quem procurais?"
O evangelho deste domingo tem muito para refletir. Está cheio de encontros e chamamentos que nos desafiam a perceber como anda a nossa vida e de que forma estamos nós a seguir Jesus. No entanto, gostava de simplificar a reflexão e pôr-nos a pensar simplesmente sobre uma pergunta: Que procurais?
DOMINGO II DO TEMPO COMUM | Jo 1, 35-42
As primeiras palavras de Jesus no evangelho de São João são uma pergunta. A mesma pergunta que fará também o Cristo depois de ressuscitar às mulheres que vão ao sepulcro: Quem procurais? Isto não é por acaso. Jesus põe em primeiro lugar os outros. Quer que sejamos nós a dar resposta do que realmente queremos e procuramos. Jesus, como Mestre, não quer impor-se ou doutrinar quem o segue. Quer sim, provocar respostas.
Que procurais? Jesus interroga os nossos desejos mais profundos. É como se perguntasse: O que quereis da vida? Quais os vossos anseios mais fortes?.
Com esta simples pergunta Jesus faz-nos perceber que devemos estar sempre prontos a responder. Que devemos conhecer-nos e saber o que desejamos realmente na vida e o que nos falta para sermos felizes.
A primeira coisa que Jesus pede aos discípulos que o seguem é o mesmo que nos pede a nós: entra no teu coração! Conhece-te para O poder conhecer! Escuta o teu coração!
Um grande Padre da Igreja, São João Crisóstomo, dizia: “encontra a chave do teu coração. Esta chave, verás, abre também a porta do Reino dos Céus”.
Que procurais?
Quem procurais?
Jesus! O único que faz feliz o coração!
Bom domingo!
Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Tempo Comum , Ano B, Procurar