Quando o pião não para - As "crises de fé"

0
0
1
s2smodern

Com uma palavra pouco simpática, diz-se que a criança é egocêntrica. O significado é simples: a criança gira à volta de si própria como um pião. Vê e escuta tudo aquilo que a rodeia em função de si própria. Também a ideia que a criança tem de Deus não foge a este mecanismo. Deus está ali para a servir, para a  ajudar, para a consolar.

Quantas pessoas, precisamente quantos cristãos, não permanecem por toda a vida com esta visão infantil e instintiva de Deus! É a religião primitiva. Deus está ali à disposição do homem. Precisa-se de uma coisa? Pronto! Basta orar a Deus, é suficiente oferecer-lhe um presente: uma oração, uma vela... E Deus escuta-nos. Mas não acontece assim. Então surgem as crises de fé  umas atrás das outras. Isto Deus não mo devia ter feito; Ele não me escuta, e eu nunca mais ponho os pés na igreja! O que é que aconteceu realmente? a situação de muitos rapazes e raparigas (e de adultos). O menino pião cresceu e deu o lugar ao homenzinho com necessidade de se abrir aos outros.

Os outros não estão ali para nos servir, mas para nos convidar a sair da nossa concha; para nos fazer sentir pobres se não lhes abrimos a porta. Que aventura e que emoção para uma adolescente descobrir que há um jovenzinho, um outro, que nada lhe deu como, pelo contrário, o fizeram o pai e a mãe, e contudo entra na sua vida e adquire mais importância para a adolescente do que aqueles que a embalaram e alimentaram. É a capacidade de amar que chega e faz parar o pião; o amor, de facto, é o contrário do egocentrismo. Deus não fica de fora desta maravilhosa fase de crescimento, e entra em crise a ideia que se tinha dele.

Não tapa-buracos mas «voz»

Infelizmente, muitas vezes esta crise de fé constitui o momento de abandono da prática religiosa para muitos adolescentes. A criança, alimentada abundantemente com catecismos, orações e ritos até aos doze anos, passa agora a praticar o jejum. Agora abandonou tudo, diz-se dela, e recomeça-se com um outro exército de crianças. Precisamente no momento em que descobrem os outros que o chamam, que valorizam, que dão um sentido à vida, o rapaz ou a rapariga têm poucas possibilidades de descobrir o outro. Por vezes não fica senão a insistência da mãe: Vai à Missa!.

«Estou à porta e bato»

Em que consiste, realmente, esta crise de fé ? É uma crise de crescimento. É o abandono de um Deus que o homem queria ao seu serviço, por poucas moedas. É o momento mais oportuno para conhecer o Deus da Bíblia que chama o homem a abandonar a sua terra; que se coloca à porta do pião e bate até que a porta se abra. Seria bom que todos os adolescentes encontrassem quem lhes anunciasse este Deus, este «Outro», que é o caminho através do qual se poderá andar, com equilíbrio, para acolher a todos os outros. Falar com a parede? Já é alguma coisa, porque o muro é uma realidade diferente de nós, é um «outro».

Esperemos que, em breve, em vez do muro esteja um amigo mais velho, um grupo, um educador, um padre... Alguém que ajude a descobrir o Deus que chama. Será uma aventura maravilhosa, da qual os olhos do rapaz, que fazem bater o coração à adolescente, serão apenas um pequeno, um pobre sinal.

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Consegues rir de ti próprio?

    Consegues rir de ti próprio?

    No Dia Internacional do Riso, desafiamos-te a quebrar as regras e rires-te de ti próprio. Enfrentar os nossos erros, dando uma gargalhada, pode ser uma boa terapia também!

  • Dia Internacional do Riso

    Dia Internacional do Riso

    Não se sabe muito bem quem organizou este dia, mas porque não falar da importância do riso? Sabias que quando rimos o nosso corpo pode chegar a movimentar cerca de 80 músculos?

  • Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Hoje vamos até ao México de 1925 conhecer o testemunho de um jovem que deu a sua vida pelos valores em que acreditava. 

  • 14 formas de aprender algo novo

    14 formas de aprender algo novo

    É muito bonito estudar, mas cá para nós: a vida é mais do que isso! Mesmo na escola, as disciplinas que mais gostas poderão ser um bom ponto de partida. De certeza que tens alguma coisa que gostes de fazer, porque não explorar isso?

  • "Solo: A Star Wars Story" - a história revelada, sem spoilers!

    Não há trailer. Ainda não houve uma nota para anunciar Solo: A Star Wars Story, o filme sobre Han Solo que chega aos cinemas norte-americanos no dia 25 de maio. Provavelmente devido a todas as mudanças da equipa e à mudança da equipa de realização, os detalhes foram bastante difíceis de descobrir até agora.

  • O risco de

    O risco de "pensar pequeno"

    No geral, apreciamos enredos multidimensionais que desafiam as nossas mentes e coração. As nossas mentes parece que se focam em pensar em grandes coisas. Para não sermos singulares, míopes, minúsculos.

  • 6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    Quando as pessoas se lamentam que ler é uma chatice é porque ainda não encontraram o livro certo. Como encontrar o livro certo?

  • Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    De certeza que já passaste por situações em que tens um amigo(a) em quem confias bastante, e pouco tempo depois começa o burburinho sobre a possibilidade de se passar a fronteira da amizade. Mas será que isso acontece em todos os casos?

  • Cristãos perseguidos

    Cristãos perseguidos

    As perseguições fazem parte da história dos cristãos desde a primeira hora. O primeiro a ser morto foi Santo Estevão, no tempo dos apóstolos. Hoje ainda há mártires. E são milhões em todo o mundo.

  • 10 maneiras de ser inteligente

    10 maneiras de ser inteligente

    As escolas só costumam olhar para duas competências: os bons em línguas e os bons em matemática. Muitas vezes é apenas sobre essas competências que somos avaliados. Mas há quem julgue que há mais formas de inteligência. Quais são as tuas?

  • 5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    Muitas vezes perguntamo-nos qual será a fórmula para se ser feliz, para nos sentirmos melhor connosco próprios e com aquilo que temos. Bom, aqui vão 5 coisas que deves deixar de fazer se queres aumentar a confiança em ti próprio.

  • Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Depois do Natal e do Ano Novo só nos vem uma coisa à cabeça. O quê? Saaldooooooos! Pois é, mas e então o que é que os saldos têm a ver com o Direito?