A maravilha de Deus na simplicidade

0
0
0
s2sdefault

Este domingo, o Evangelho conta-nos o episódio do convite de Deus a Maria: Conceberás e darás à luz um Filho… Esta narração é, no fundo, uma catequese que nos fala do essencial do cristianismo e da nossa vida de fé, tendo como modelo a jovem de Nazaré, Maria.

 

Domingo IV do Advento | Lc 1, 26-38

Tudo nos fala de simplicidade. Tudo nos fala de proximidade. Tudo nos fala de amor. A aventura de Deus com os homens não começa num palácio, mas numa simples casa; não começa numa cidade grande, mas numa aldeia desconhecida; não começa na solene liturgia do templo mas na simplicidade da vida de uma jovem. Deus entra no mundo na humildade, no escondimento, no segredo. Algo de grandioso acontece na rotina do quotidiano e o evangelho de Deus faz-se carne sem espetáculos, sem publicidade, longe das luzes e dos aplausos.

No diálogo do evangelho, o anjo fala três vezes, fazendo três convites que enchem a alma e o mundo: alegra-te, não temas, aceita a vida. Maria responde entregando-se à escuta, à maravilha e à reflexão.

Na humildade cresce a profundidade de Maria. Quem é soberbo, normalmente, é superficial. Responde sem pensar. Faz-se grande sem merecer. Maria não é assim. Entende que o convite que lhe é feito ultrapassa-a, e não é mérito seu. Ela é cheia de graça não por ter feito coisas grandes, mas porque Deus fez grandes coisas nela.

Quem reflete sobre a vida, olha à sua volta e se dá conta das maravilhas que Deus vai realizando, percebe que é assim também connosco. Não somos grandes, somos amados! E isso faz toda a diferença. Tudo o que somos e temos é dom do amor de Deus e por isso tem de ser adorado, agradecido e retribuído.

Isto desafia também a maneira como vivemos o Natal. Este não é o meu natal. É o Natal de Jesus. E por isso devemos olhar a generosidade de Deus que, do alto da sua glória, se faz pequeno para caminhar connosco.

Feliz Natal de Jesus.
Que Nossa Senhora nos ensine a vivê-lo com a alegria de quem recebe uma vida nova.

Marcações: Evangelho, Natal, Advento, Ano B

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias