A verdade sobre o álcool - 7 factos

0
0
0
s2sdefault

Nesta altura das férias de Natal, existem alguns jantares de amigos onde poderão surgir ideias de beber um copo sem os pais saberem. Se costumas pensar que Só um golinho não me fará mal ou Todos o fazem, olha para estes factos.

1. O álcool afecta o teu cérebro. Beber álcool leva a uma perda de coordenação, perda de discernimento, reflexos mais lentos, visão distorcida, lapsos de memória.

2. O álcool afecta o teu corpo. O álcool podeprovocar danos em todos os órgãos do teu corpo. É absorvido directamente pela corrente sanguínea e pode aumentar o risco de uma série de doenças mortíferas, como o cancro. Pode também levar-te a aumentar o peso e dar-te mau hálito.

3. O álcool afecta o teu autocontrolo. O álcool deprime o teu sistema nervoso central, diminui as tuas inibições e limita o teu julgamento. Beber pode levar a comportamentos de risco, como sexo não protegido. Isto pode levar, por sua vez, a contrair SIDA/HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis ou a gravidezes não desejadas.

4. O álcool pode matar-te. Beber grandes quantidades de álcool pode levar ao coma ou até à morte. É uma das maiores causas de morte na estrada. Misturar álcool com remédios ou outras drogas é extremamente perigoso e pode levar a morte acidental.

5. O álcool pode fazer-te mal. Mesmo se não és tu que estás a beber. Se estás junto de pessoas que bebem, corres um risco sério de ser ferido, envolvido em acidentes automóveis ou afectado pela violência. No mínimo, podes ser confrontado com gente doente, fora de controlo ou incapaz de tomar conta de si.

6. Uma só bebida basta para seres apanhado pelo balão. Se fores apanhado a conduzir sob o efeito do álcool, as sanções são bastante pesadas.

7. Nem toda a gente o faz. A maioria dos adolescentes e jovens não bebe álcool.

Marcações: Amigos, Adolescentes, Adolescência, Bebida, Álcool, Jantar, Festas

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias