Histórias para Crescer: A águia e o falcão

0
0
1
s2smodern

Conta uma antiga lenda dos índios Sioux que chegaram junto do velho feiticeiro da tribo, de mãos dadas, Touro Bravo, o mais valente e mais honrado dos jovens guerreiros, e Nuvem Alta, a filha do chefe da aldeia e uma das mulheres mais bonitas da tribo.

- Nós amamo-nos muito – começou o jovem.
- E vamo-nos casar - disse ela.
- E amamo-nos tanto que temos medo. Queremos um feitiço ou um talismã: algo que nos garanta que iremos estar sempre juntos. Que nos assegure que estaremos lado a lado até à morte.
- Por favor, grande feiticeiro, o que podemos fazer?
O velho feiticeiro olhou para eles e ficou emocionado por vê-los tão jovens, tão apaixonados, ansiosamente esperando pelo que iria dizer.
- Há algo... - disse o velho depois de uma longa pausa - Mas eu não sei... é uma tarefa muito difícil e exige grande sacrifício.
- Não importa - disseram os dois.
- Seja o que for - confirmou o Touro Bravo.
- Bom, disse o feiticeiro. Nuvem Alta, sabes a montanha a norte da nossa aldeia? Deves escalá-la sozinha e sem outra arma, além de uma rede e das tuas mãos, e caçarás o mais bonito e vigoroso falcão da montanha. Se conseguires, deves trazê-lo aqui vivo no terceiro dia após a lua cheia. Compreendeste?
A jovem acenou com a cabeça em silêncio.
- E tu, Touro Bravo - prosseguiu o feiticeiro - deves escalar a Montanha do Trovão. Quando chegares ao topo, encontrarás a mais valente de todas as águias e, apenas com as tuas mãos e uma rede, a apanharás sem a magoar e também a trarás diante de mim no mesmo dia que a Nuvem Alta... Saiam agora!
Os jovens olharam-se com ternura e, depois de um sorriso fugaz, saíram para cumprir a missão confiada, ela em direção ao norte, ele para o sul... No dia estabelecido, em frente à tenda do feiticeiro, os dois jovens aguardavam com dois sacos de pano com as aves pedidas.
O velho pediu-lhes que as tirassem dos sacos com muito cuidado. Os jovens assim fizeram e mostraram com orgulho as aves caçadas. Eram verdadeiramente lindos exemplares!
- Voavam alto? - perguntou o feiticeiro.
- Sim, sem dúvida. E agora, o que devemos fazer? - perguntou o jovem
- Peguem nas aves e amarrem-nas pelas patas com estas tiras de couro... Depois de as amarrarem, deixem-nos voar livremente.
O guerreiro e a jovem fizeram o que o feiticeiro lhes pediu e soltaram as aves depois de as prenderem uma à outra pelas patas. A águia e o falcão tentaram voar, mas só conseguiram andar pelo chão. Poucos minutos depois, irritados com a incapacidade de voar, os pássaros começaram a picar-se até se magoarem.
- Este é o feitiço... explicou o feiticeiro - Ambos são como uma águia e um falcão: se se amarrarem, mesmo que o façam por amor, não só viverão rastejando, mas também, mais cedo ou mais tarde, começarão a magoar-se. Se querem que o vosso amor dure, voem juntos, mas nunca presos. Nunca se esqueçam disto!

Autor desconhecido

Esta lição é válida para qualquer relacionamento (de amizade, de família), não só amoroso. Às vezes na nossa necessidade de ter o outro perto (preso), não permitimos que voe alto e cumpra o seu destino. São os nossos medos e inseguranças que nos levam a criar amarras, porque o intuito é voar sempre juntos. Mas aquilo que devemos perceber é que cada um tem o seu voo (o seu caminho) e prender o outro é reduzir a sua capacidade de escolher, de voar e de ser feliz. Um relacionamento faz-nos crescer quando nos ajuda a voar mais alto (que nos desafia a novos caminhos), em liberdade e seguros, porque nos sentimos acompanhados.

Marcações: Valores, Família, Crescer, Amor , Histórias , Relacionamento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.