Histórias para Crescer: A águia e o falcão

0
0
1
s2smodern

Conta uma antiga lenda dos índios Sioux que chegaram junto do velho feiticeiro da tribo, de mãos dadas, Touro Bravo, o mais valente e mais honrado dos jovens guerreiros, e Nuvem Alta, a filha do chefe da aldeia e uma das mulheres mais bonitas da tribo.

- Nós amamo-nos muito – começou o jovem.
- E vamo-nos casar - disse ela.
- E amamo-nos tanto que temos medo. Queremos um feitiço ou um talismã: algo que nos garanta que iremos estar sempre juntos. Que nos assegure que estaremos lado a lado até à morte.
- Por favor, grande feiticeiro, o que podemos fazer?
O velho feiticeiro olhou para eles e ficou emocionado por vê-los tão jovens, tão apaixonados, ansiosamente esperando pelo que iria dizer.
- Há algo... - disse o velho depois de uma longa pausa - Mas eu não sei... é uma tarefa muito difícil e exige grande sacrifício.
- Não importa - disseram os dois.
- Seja o que for - confirmou o Touro Bravo.
- Bom, disse o feiticeiro. Nuvem Alta, sabes a montanha a norte da nossa aldeia? Deves escalá-la sozinha e sem outra arma, além de uma rede e das tuas mãos, e caçarás o mais bonito e vigoroso falcão da montanha. Se conseguires, deves trazê-lo aqui vivo no terceiro dia após a lua cheia. Compreendeste?
A jovem acenou com a cabeça em silêncio.
- E tu, Touro Bravo - prosseguiu o feiticeiro - deves escalar a Montanha do Trovão. Quando chegares ao topo, encontrarás a mais valente de todas as águias e, apenas com as tuas mãos e uma rede, a apanharás sem a magoar e também a trarás diante de mim no mesmo dia que a Nuvem Alta... Saiam agora!
Os jovens olharam-se com ternura e, depois de um sorriso fugaz, saíram para cumprir a missão confiada, ela em direção ao norte, ele para o sul... No dia estabelecido, em frente à tenda do feiticeiro, os dois jovens aguardavam com dois sacos de pano com as aves pedidas.
O velho pediu-lhes que as tirassem dos sacos com muito cuidado. Os jovens assim fizeram e mostraram com orgulho as aves caçadas. Eram verdadeiramente lindos exemplares!
- Voavam alto? - perguntou o feiticeiro.
- Sim, sem dúvida. E agora, o que devemos fazer? - perguntou o jovem
- Peguem nas aves e amarrem-nas pelas patas com estas tiras de couro... Depois de as amarrarem, deixem-nos voar livremente.
O guerreiro e a jovem fizeram o que o feiticeiro lhes pediu e soltaram as aves depois de as prenderem uma à outra pelas patas. A águia e o falcão tentaram voar, mas só conseguiram andar pelo chão. Poucos minutos depois, irritados com a incapacidade de voar, os pássaros começaram a picar-se até se magoarem.
- Este é o feitiço... explicou o feiticeiro - Ambos são como uma águia e um falcão: se se amarrarem, mesmo que o façam por amor, não só viverão rastejando, mas também, mais cedo ou mais tarde, começarão a magoar-se. Se querem que o vosso amor dure, voem juntos, mas nunca presos. Nunca se esqueçam disto!

Autor desconhecido

Esta lição é válida para qualquer relacionamento (de amizade, de família), não só amoroso. Às vezes na nossa necessidade de ter o outro perto (preso), não permitimos que voe alto e cumpra o seu destino. São os nossos medos e inseguranças que nos levam a criar amarras, porque o intuito é voar sempre juntos. Mas aquilo que devemos perceber é que cada um tem o seu voo (o seu caminho) e prender o outro é reduzir a sua capacidade de escolher, de voar e de ser feliz. Um relacionamento faz-nos crescer quando nos ajuda a voar mais alto (que nos desafia a novos caminhos), em liberdade e seguros, porque nos sentimos acompanhados.

Marcações: Valores, Família, Crescer, Amor , Histórias , Relacionamento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.