Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Felizmente há Natal - Como nós, mais do que nós (parte 2)

0
0
0
s2sdefault

Os evangelistas contam o nascimento de Jesus sem muitos pormenores. Não pretendem satisfazer a nossa curiosidade, mas dizer que essa criança é Deus connosco. Respondemos a algumas perguntas.

(Não leste a parte 1? Aqui está)

Jesus existiu mesmo?

Jesus existiu realmente na Palestina há pouco mais de 2000 anos. Disso dão testemunho os seus amigos, que não tinham nenhum motivo para inventar uma história. Eles pagaram com a própria vida a fé em Jesus. Além disso, o seu nome aparece nos documentos de um historiador judeu da época de Jesus e de alguns seus colegas romanos. Há ainda muitos outros testemunhos da antiguidade. 

No tempo de Jesus não existiam os registos civis. Como é que se sabe que ele nasce em Belém?

Saber onde nasceu não tem, em si, muita importância. Mas S. Mateus, autor de um dos quatro evangelhos, diz exatamente que Jesus nasceu em Belém da Judeia. "Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes" (Mt 2,1). S. Lucas afirma que José subiu à Judeia, à cidade de David chamada Belém, por ser da casa e da linhagem de David" (Lc 2,4). O profeta Miqueias tinha anunciado que o Messias deveria nascer em Belém. Em Belém, a pouca distância de Jersualém, venera-se hoje o lugar onde Jesus terá nascido. 

Os estudiosos dizem que Jesus nasceu precisamente no ano zero. Mas o que é o ano zero? Como se calcula?

Acerca do ano zero existe uma certa confusão. Simplificando, diremos que no tempo de Jesus, os anos contavam-se a partir da fundação de Roma. No século XV, a Igreja decretou que se passassem a contar os anos a partir do nascimento de Jesus, pois ele marcou a história do mundo. Encarregaram Dionísio, o pequeno, de fazer as contas. Ele calculou a data do nascimento de Jesus no ano 753 da fundação de Roma. E foi a partir deste cálculo que se estableceu o ano 1 da era cristã. Parece que este este monge se enganou nas contas. De facto, supõe-se que Jesus teria nascido por volta do ano 6 antes da nossa era. Se estamos hoje no ano 2017 depois de Cristo, ele terá nascido há 2023 anos.

Não percebo uma coisa. Jesus, sendo homem, é também verdadeiro Deus?

Esta é a sua qualidade principal. Se fosse simplesmente um homem como todos os outros, as suas obras e palavras seriam interessantes, mas nada mais que isso. Pelo contrário, ele deu muitas provas de ser verdadeiro Deus, o filho único de Deus. Era verdadeiramente homem, mas simultaneamente verdadeiro Deus. Depois de ter sido perseguido e morto, ressuscitou para nunca mais morrer. Os apóstolos, que o seguiram desde o início, tinham também dúvidas se ele era Deus connosco. Mas a ressurreição de Jesus e o envio do Espírito Santo mudou-lhes a opinião. Deram a vida pela sua fé. 

Mas então que "homem" era?

Jesus era como nós. Foi bebé, criança, jovem e adulto. Brincava com as outras crianças e com elas, frequentava a escola de Sinagoga. Não andou a fingir que era pessoa humana! Trata-se de um mistério que não é para perceber. Contudo, numa coisa era diferente de nós: nunca teve pecado. Embora fosse tentado, fez sempre a vontade de Deus Pai.

Marcações: Jesus , Deus, , Natal, Advento, Virgem Maria

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.