Felizmente há Natal - Como nós, mais do que nós (parte 2)

0
0
1
s2smodern

Os evangelistas contam o nascimento de Jesus sem muitos pormenores. Não pretendem satisfazer a nossa curiosidade, mas dizer que essa criança é Deus connosco. Respondemos a algumas perguntas.

(Não leste a parte 1? Aqui está)

Jesus existiu mesmo?

Jesus existiu realmente na Palestina há pouco mais de 2000 anos. Disso dão testemunho os seus amigos, que não tinham nenhum motivo para inventar uma história. Eles pagaram com a própria vida a fé em Jesus. Além disso, o seu nome aparece nos documentos de um historiador judeu da época de Jesus e de alguns seus colegas romanos. Há ainda muitos outros testemunhos da antiguidade. 

No tempo de Jesus não existiam os registos civis. Como é que se sabe que ele nasce em Belém?

Saber onde nasceu não tem, em si, muita importância. Mas S. Mateus, autor de um dos quatro evangelhos, diz exatamente que Jesus nasceu em Belém da Judeia. "Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes" (Mt 2,1). S. Lucas afirma que José subiu à Judeia, à cidade de David chamada Belém, por ser da casa e da linhagem de David" (Lc 2,4). O profeta Miqueias tinha anunciado que o Messias deveria nascer em Belém. Em Belém, a pouca distância de Jersualém, venera-se hoje o lugar onde Jesus terá nascido. 

Os estudiosos dizem que Jesus nasceu precisamente no ano zero. Mas o que é o ano zero? Como se calcula?

Acerca do ano zero existe uma certa confusão. Simplificando, diremos que no tempo de Jesus, os anos contavam-se a partir da fundação de Roma. No século XV, a Igreja decretou que se passassem a contar os anos a partir do nascimento de Jesus, pois ele marcou a história do mundo. Encarregaram Dionísio, o pequeno, de fazer as contas. Ele calculou a data do nascimento de Jesus no ano 753 da fundação de Roma. E foi a partir deste cálculo que se estableceu o ano 1 da era cristã. Parece que este este monge se enganou nas contas. De facto, supõe-se que Jesus teria nascido por volta do ano 6 antes da nossa era. Se estamos hoje no ano 2017 depois de Cristo, ele terá nascido há 2023 anos.

Não percebo uma coisa. Jesus, sendo homem, é também verdadeiro Deus?

Esta é a sua qualidade principal. Se fosse simplesmente um homem como todos os outros, as suas obras e palavras seriam interessantes, mas nada mais que isso. Pelo contrário, ele deu muitas provas de ser verdadeiro Deus, o filho único de Deus. Era verdadeiramente homem, mas simultaneamente verdadeiro Deus. Depois de ter sido perseguido e morto, ressuscitou para nunca mais morrer. Os apóstolos, que o seguiram desde o início, tinham também dúvidas se ele era Deus connosco. Mas a ressurreição de Jesus e o envio do Espírito Santo mudou-lhes a opinião. Deram a vida pela sua fé. 

Mas então que "homem" era?

Jesus era como nós. Foi bebé, criança, jovem e adulto. Brincava com as outras crianças e com elas, frequentava a escola de Sinagoga. Não andou a fingir que era pessoa humana! Trata-se de um mistério que não é para perceber. Contudo, numa coisa era diferente de nós: nunca teve pecado. Embora fosse tentado, fez sempre a vontade de Deus Pai.

Marcações: Jesus , Deus, , Natal, Advento, Virgem Maria

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.