3 Mitos sobre o Natal

0
0
1
s2smodern

O Natal é uma altura que tem muitos mitos à sua volta. Claro, começa com o mito sobre o Pai Natal e as renas, mas também há outros mitos que começam a ser desvendados. Eventualmente, sabes que o dia 25 de dezembro não é mesmo o dia de aniversário de Jesus e que a rena Rodolfo não fazia parte do gang original.

Aqui estão alguns mitos comuns sobre o Natal, nos quais muitas pessoas ainda acreditam.

25 de dezembro - Feriado pagão?

Que toda a gente sabe que o dia 25 de dezembro nao é mesmo o dia de aniversário de Jesus, é um facto. A visão mais popular agora é que o dia 25 era um feriado em que se celebrava os deuses romanos, e que os cristãos reaproveitaram-no. Mas na verdade, isto também não está totalmente correto.

De acordo com Andrew McGowan, da Berkeley Divinity School em Yale, não há registo de um feriado pagão próximo do dia 25 de dezembro. Com toda a probabilidade, escolher 25 de dezembro como a data do nascimento de Cristo foi um palpite. Tertuliano de Cartago estimou que Jesus foi crucificado no dia 25 de março, e a tradição cristã julgou morrer no mesmo dia em que nasceu: a Festa da Anunciação. E exatamente nove meses após 25 de março? 25 de dezembro.

"XMAS" é mais antigo do que pensas

Na verdade, o uso do X para Christmas é quase tão antigo quanto o feriado em si. No século IV, quando Constantino elevou o cristianismo a uma religião de estado, começou a usar-se o X como um símbolo para Jesus Cristo. O pergaminho era caro no momento, então era comum que as pessoas usassem taquigrafia para palavras populares como Jesus.

XPMAS tornou-se um apelido popular para o Natal a partir de 1021, que foi posteriormente encurtado para "Xmas". A frase ficou popular desde então.

Os Reis Magos não eram bem reis

A Bíblia não especifica o número de homens sábios que vieram visitar Jesus, mas esse não é o único mito. Além do número, muitos de nós estão confusos sobre quem eram essas pessoas. Não eram reis, mas magos. De facto, eles estavam realmente mais próximos dos mágicos do que da realeza.

Os magos eram geralmente homens de nascimento nobre que se dedicavam a estudar a sabedoria antiga de todos os tipos, algo como um filósofo, um astrólogo ou então aquele amigo que sabe muitas coisas porque vê vídeos no Youtube. As imagens dos magos a aparecer ao mesmo tempo que os pastores fizeram também estão erradas. Enquanto os pastores apareceram na noite do nascimento de Jesus, de acordo com a narrativa bíblica, os magos chegaram depois - talvez muito depois. Sabemos que eles chegaram depois que Jesus foi apresentado no templo, que teria sido pelo menos 40 dias após o nascimento dele.

Marcações: Jesus , Natal, Advento, Maria, José

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!