Histórias para Crescer: O Sábio e a Borboleta

0
0
1
s2smodern

No Oriente, há muitos anos atrás um homem ficou viúvo e responsável pela educação das suas duas filhas. As duas meninas eram muito curiosas, inteligentes e sempre com vontade de aprender.

Constantemente faziam perguntas ao pai sempre para saber mais. Às vezes o pai conseguia responder com sabedoria, mas em muitos casos as perguntas das suas filhas eram tão complexas que não conseguia dar uma resposta correta ou convincente.

Vendo a inquietação das duas filhas, decidiu enviá-las de férias para conviver e aprender com um sábio, que vivia no topo de um monte. O pai sabia que o sábio era capaz de responder a todas as perguntas que as pequenas fizessem, sem sequer titubear.

Contudo, as duas irmãs, astutas, decidiram fazer uma armadilha ao sábio para avaliar a sua sabedoria. O plano era simples e eficaz: colocar ao sábio uma pergunta que ele não fosse capaz de responder!

– Como poderemos enganar o sábio? Que pergunta poderíamos fazer que ele não seja capaz de responder? – perguntou a irmã mais nova.

– Já sei! Tenho uma ideia– disse a mais velha.

A irmã mais velha saiu em direção ao bosque e regressou uma hora depois. Trazia qualquer coisa escondida…

– O que trouxeste? – Perguntou a irmã mais nova.

A irmã mais velha tirou do casaco uma bela borboleta azul.

– Que bonita! E o que vais fazer com ela?

– Esta será a nossa arma para fazer a pergunta-armadilha ao mestre. Vou esconder a borboleta na minha mão e pergunto ao sábio se a borboleta está viva ou morta. Se responder que está viva, aperto-a na mão e mato-a. Se responder que está morta, abro a mão e a borboleta voará. Portanto, qualquer que seja a resposta do sábio estará errada.

Concordando com o plano, as irmãs foram procurar o sábio.

– Mestre – disse a mais velha – Pode-nos dizer se a borboleta que está na minha mão está viva ou morta?

O sábio respondeu com um sorriso: Depende de ti, a borboleta está nas tuas mãos.

A curiosidade e o fazer questões são cruciais para desenvolver o pensamento e para perceber a realidade. Contudo, há que ter cuidado para não utilizar a nossa inteligência para o mal (quer seja para fazer armadilhas ou humilhar os outros, quer seja para magoar os outros seres vivos).

Por vezes estamos tão focados em demonstrar que somos mais inteligentes ou mais capazes que os outros, que acabamos por roçar a maldade e nem nos apercebemos (obsecados por mostrar o nosso valor).

Tal como nesta história, o desfecho está nas nossas mãos! O nosso presente e o nosso futuro estão exclusivamente nas nossas mãos. Só depende de ti criares a vida que queres!

Marcações: JOvens, Valores, futuro, Crescer, Histórias , Índia

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 3 Mitos sobre o Natal

    3 Mitos sobre o Natal

    O Natal é uma altura que tem muitos mitos à sua volta. Claro, começa com o mito sobre o Pai Natal e as renas, mas também há outros mitos que começam a ser desvendados. Eventualmente, sabes que o dia 25 de dezembro não é mesmo o dia de aniversário de Jesus e que a rena Rodolfo não fazia parte do gang original.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Esta semana vamos até ao Brasil para conhecer Rene Silva. O jovem brasileiro tem-se tornado um símbolo da luta contra o preconceito no seu país. 

  • Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    O tempo frio destes dias fez-me recordar a história da brasa e da lareira - Um homem, que participava assiduamente nas reuniões de um grupo de amigos, deixou de o fazer sem comunicar nada a ninguém.

  • 5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    Estar perto da família é bom para ti. Os jovens que têm relações próximas com os seus pais são emocionalmente mais saudáveis. Além disso, sabe bem estar numa família carinhosa, que apoia. Verifica se a tua família está disposta a tentar alguma destas ideias.

  • Prendas #DIY para o Natal

    Prendas #DIY para o Natal

    Ainda que não seja esse o verdadeiro significado do Natal, o facto é que por esta altura já deves andar com a cabeça à nora com a quantidade de prendas que gostavas de oferecer, mas o dinheiro não chega. Aqui vão algumas sugestões criativas, diferentes e sem exigir muito do teu bolso!

  • Espanha, Catalunha e diálogo

    Espanha, Catalunha e diálogo

    O líder do partido da oposição espanhola, Pedro Sanchez, esteve em Portugal para participar num encontro de líderes políticos. Nesta ocasião, em Lisboa, Pedro Sanchez disse-nos que há uma fratura social na Catalunha, desde a declaração unilateral de independência. O que é que isto significa? E porquê?

  • "Fala-me Direito": Preciso de autorização para viajar?

    Viajar é uma experiência incrível, mas quando se é menor existem algumas condições para poderes fazê-lo sozinho. Dependendo do teu contexto familiar, existem alguns passos que deves seguir para poderes aventurar-te por aí. 

  • Deus vem!

    Deus vem!

    Na liturgia deste domingo escutamos duas vozes que gritam a vinda de Deus.

  • Lançamento do mês:

    Lançamento do mês: "Luz" de Cuca Roseta

    O álbum deste mês não é seguramente aquele com a sonoridade mais juvenil. Mas, não tenho dúvidas que merece ser destacado, sobretudo porque mostra a profunda maturidade de uma das vozes que se vem afirmando cada vez mais no panorama da música nacional.

  • A

    A "Cheia de Graça"

    O Evangelho de hoje começa por nos guiar numa viagem muito especial. Quase como se fosse uma pesquisa no Google maps. É uma viagem que começa na imensidão dos céus, depois foca-se numa pequena aldeia de Israel, aproxima-se de uma casa especifica, encontra uma menina que está na sua vida de todos os dias e termina no seio dessa menina, fazendo germinar nela a vida divina.

  • Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Quando Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete, em Lourdes, em 1858, disse: Eu sou a Imaculada Conceição. A jovem pastora ficou triste e pensou: Que pena, pensei que fosse Nossa Senhora… Bernadete não fazia a menor ideia do que significava este nome que a Virgem Maria lhe dissera… por isso, se tiveres dúvidas sobre o que quer dizer Imaculada Conceição é normal!

  • Encontramos

    Encontramos "a playlist!" do Advento

    Calma, ainda não é Natal! Claro que se olhares ao teu redor podes ficar confundido, mas nós estamos aqui para dizer que esta época de preparação para o nascimento de Jesus pode ser vivida com muita música.