Jovens que Mudaram o Mundo: Chiara Luce Badano

0
0
1
s2smodern

Hoje vamos até Itália, conhecer o exemplo de Chiara Luce Badano, uma jovem de uma fé inabalável e uma alegria contagiante.

Chiara era uma adolescente normal. Tinha uma família que a amava, praticava ténis, natação e alpinismo e vivia uma vida repleta de amigos e momentos incríveis para recordar. Participava nos retiros e atividades da pastoral juvenil da sua comunidade. Tinha como sonho um dia ser hospedeira de bordo, e tinha todas as ferramentas possíveis para o conseguir. 

Só que um dia, enquanto jogava ténis, Chiara sentiu uma dor mesmo forte no ombro dela. Pouco tempo tempo, diagnosticaram-lhe sarcoma osteogénico, um cancro de ossos muito típico em menores de idade. Chiara viu os planos para o seu futuro irem por água abaixo e se as pessoas achavam que Chiara iria sofrer com esta mudança de vida, pois bem que se engaram, 

A alegria de Chiara foi explosiva e só aumentou com o sofrimento. Depois de uma noite muito cheia de dor, dizia: Eu sofri muito, mas a minha alma estava  a cantar. Se pesquisares algumas fotos no Google, os seus olhos parecem piscinas que refletem a alegria da fé e do amor ao próximo.

Imagem relacionada

Um dos seus médicos observou: Através de seu sorriso, e através de seus olhos cheios de luz, ela mostrou que a morte não existe; A vida só existe. O cardeal Saldarini ouviu falar dessa jovem na altura e decidiu visitá-la. A luz nos teus olhos é esplêndida. De onde é que vem? A resposta de Chiara foi simples: Tento amar Jesus o máximo que puder. Chiara sofreu bastante com a doença, mas muitas vezes dizia:  Se é isto que queres, Jesus, eu também.

Num dos seus muitos internamentis, Chiara fez caminhadas com uma rapariga deprimida e dependente da droga, apesar da dor de andar pelo enorme crescimento da coluna vertebral. Quando  encorajada a parar e descansar, ela disse: Eu terei tempo para descansar depois. Sempre a pensar nos outros, acrescentava: Não tenho mais nada, mas ainda tenho meu coração, e com ele eu sempre posso amar.

Chiara morreu a 7 de outubro de 1990. Os seus pais e amigos estavam com ela. Suas últimas palavras foram: Sejam felizes porque eu estou feliz.

O exemplo de Chiara tem contagiado o mundo e inspirado jovens em todo o mundo. No dia 25 de setembro de 2010, tornou-se numa das mais jovens beatas do século XXI. Chiara pertencia ao Movimento dos Focolares, que tem feito bastantes homenagens à vida e exemplo de Chiara. Fica com um vídeo, ainda grande, da sua história de vida:

Marcações: JOvens, Valores, Crescer, Saúde , Mundo, Vida, Exemplo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias