As vantagens de aprender a tocar um instrumento musical

0
0
1
s2smodern

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de aprender a tocar um instrumento musical. Mas, além de divertida, a música pode ser muito mais importante do que imaginas. 

A música faz algo provavelmente único: estimula o cérebro de um modo poderoso a partir da ligação emocional que se estabelece com ela, afirmou a neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, ao site do jornal The Guardian.

Tocar um instrumento é uma experiência complexa, que exige que o cérebro integre informações de diversos sentidos, como visão, audição e toque, além da coordenação motora necessária para fazer um solo de guitarra ou criar ritmos na bateria, por exemplo. E, além dos sentidos, a música pode influenciar até o teu  desempenho na escola.

Os professores da Yamaha Music School, uma das escolas de música mais conceituadas no mundo, falaram de alguns motivos que vão te convencer a aprender a tocar aquele instrumento que tanto sonhas

Aumenta a capacidade de concentração

Aprender música auxilia no aumento da concentração e também da disciplina. Hoje somos distraídos facilmente, explica a neuropsicóloga. O telemóvel está sempre a tocar, seja com mensagens ou notificações das redes sociais. Quando estão a aprender um instrumento, os alunos ficam completamente concentrados na aula, porque querem muito aprender a tocar o instrumento. Automaticamente, isso vai refletir noutros aspectos diários e a pessoa vai conseguir concentrar-se melhor no trabalho e ser mais eficaz nas tarefas diárias.

Também no momento em que se está na aula, podes relativizar os problema. Naquele momento, naquela hora só te podes concentrar naquilo e em nada mais, comenta o professor Roberto Ferrari da Yamaha Music School.

Um bom motor de confiança e autoestima

A partir do momento em que o aluno consegue superar um desafio proposto pelo professor durante a aula, consegue relacionar-se com o outro, sentir-se-à parte de um grupo e consequentemente feliz, explica um dos professsores da escola. Ao fazer parte desse grupo, a pessoa passa a sentir-se útil, o que é um grande passo para a sua confiança pessoal.

Precisão mental e física

Os alunos são estimulados a enfrentar desafios, como fazer exercícios individuais com os instrumentos musicais para a turma. Isso ajuda a trabalhar a emoção e ansiedade em público, além de incitar o aluno a criar e improvisar. Já a precisão física é estimulada pela coordenação motora necessária para tocar qualquer tipo de instrumento.

Paciência

Segundo o professor Roberto Ferrari, a música é um excelente exercício para adquirir paciência. O aluno não pode ser ansioso para aprender a tocar um instrumento. O processo de aprendizagem não vai acontecer do dia para a noite, requer tempo. Os professores ajudam nesse momento de “euforia” e explicam que não adianta querer fazer as coisas rapidamente, tem que ser tudo a seu tempo. 

Marcações: Confiança, Música, Tempos Livres, Aulas, Concentração, Cabeça, Artistas, Instrumento, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 3 Mitos sobre o Natal

    3 Mitos sobre o Natal

    O Natal é uma altura que tem muitos mitos à sua volta. Claro, começa com o mito sobre o Pai Natal e as renas, mas também há outros mitos que começam a ser desvendados. Eventualmente, sabes que o dia 25 de dezembro não é mesmo o dia de aniversário de Jesus e que a rena Rodolfo não fazia parte do gang original.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Esta semana vamos até ao Brasil para conhecer Rene Silva. O jovem brasileiro tem-se tornado um símbolo da luta contra o preconceito no seu país. 

  • Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    O tempo frio destes dias fez-me recordar a história da brasa e da lareira - Um homem, que participava assiduamente nas reuniões de um grupo de amigos, deixou de o fazer sem comunicar nada a ninguém.

  • 5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    Estar perto da família é bom para ti. Os jovens que têm relações próximas com os seus pais são emocionalmente mais saudáveis. Além disso, sabe bem estar numa família carinhosa, que apoia. Verifica se a tua família está disposta a tentar alguma destas ideias.

  • Prendas #DIY para o Natal

    Prendas #DIY para o Natal

    Ainda que não seja esse o verdadeiro significado do Natal, o facto é que por esta altura já deves andar com a cabeça à nora com a quantidade de prendas que gostavas de oferecer, mas o dinheiro não chega. Aqui vão algumas sugestões criativas, diferentes e sem exigir muito do teu bolso!

  • Espanha, Catalunha e diálogo

    Espanha, Catalunha e diálogo

    O líder do partido da oposição espanhola, Pedro Sanchez, esteve em Portugal para participar num encontro de líderes políticos. Nesta ocasião, em Lisboa, Pedro Sanchez disse-nos que há uma fratura social na Catalunha, desde a declaração unilateral de independência. O que é que isto significa? E porquê?

  • "Fala-me Direito": Preciso de autorização para viajar?

    Viajar é uma experiência incrível, mas quando se é menor existem algumas condições para poderes fazê-lo sozinho. Dependendo do teu contexto familiar, existem alguns passos que deves seguir para poderes aventurar-te por aí. 

  • Deus vem!

    Deus vem!

    Na liturgia deste domingo escutamos duas vozes que gritam a vinda de Deus.

  • Lançamento do mês:

    Lançamento do mês: "Luz" de Cuca Roseta

    O álbum deste mês não é seguramente aquele com a sonoridade mais juvenil. Mas, não tenho dúvidas que merece ser destacado, sobretudo porque mostra a profunda maturidade de uma das vozes que se vem afirmando cada vez mais no panorama da música nacional.

  • A

    A "Cheia de Graça"

    O Evangelho de hoje começa por nos guiar numa viagem muito especial. Quase como se fosse uma pesquisa no Google maps. É uma viagem que começa na imensidão dos céus, depois foca-se numa pequena aldeia de Israel, aproxima-se de uma casa especifica, encontra uma menina que está na sua vida de todos os dias e termina no seio dessa menina, fazendo germinar nela a vida divina.

  • Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Quando Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete, em Lourdes, em 1858, disse: Eu sou a Imaculada Conceição. A jovem pastora ficou triste e pensou: Que pena, pensei que fosse Nossa Senhora… Bernadete não fazia a menor ideia do que significava este nome que a Virgem Maria lhe dissera… por isso, se tiveres dúvidas sobre o que quer dizer Imaculada Conceição é normal!

  • Encontramos

    Encontramos "a playlist!" do Advento

    Calma, ainda não é Natal! Claro que se olhares ao teu redor podes ficar confundido, mas nós estamos aqui para dizer que esta época de preparação para o nascimento de Jesus pode ser vivida com muita música.