As vantagens de aprender a tocar um instrumento musical

0
0
1
s2smodern

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de aprender a tocar um instrumento musical. Mas, além de divertida, a música pode ser muito mais importante do que imaginas. 

A música faz algo provavelmente único: estimula o cérebro de um modo poderoso a partir da ligação emocional que se estabelece com ela, afirmou a neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, ao site do jornal The Guardian.

Tocar um instrumento é uma experiência complexa, que exige que o cérebro integre informações de diversos sentidos, como visão, audição e toque, além da coordenação motora necessária para fazer um solo de guitarra ou criar ritmos na bateria, por exemplo. E, além dos sentidos, a música pode influenciar até o teu  desempenho na escola.

Os professores da Yamaha Music School, uma das escolas de música mais conceituadas no mundo, falaram de alguns motivos que vão te convencer a aprender a tocar aquele instrumento que tanto sonhas

Aumenta a capacidade de concentração

Aprender música auxilia no aumento da concentração e também da disciplina. Hoje somos distraídos facilmente, explica a neuropsicóloga. O telemóvel está sempre a tocar, seja com mensagens ou notificações das redes sociais. Quando estão a aprender um instrumento, os alunos ficam completamente concentrados na aula, porque querem muito aprender a tocar o instrumento. Automaticamente, isso vai refletir noutros aspectos diários e a pessoa vai conseguir concentrar-se melhor no trabalho e ser mais eficaz nas tarefas diárias.

Também no momento em que se está na aula, podes relativizar os problema. Naquele momento, naquela hora só te podes concentrar naquilo e em nada mais, comenta o professor Roberto Ferrari da Yamaha Music School.

Um bom motor de confiança e autoestima

A partir do momento em que o aluno consegue superar um desafio proposto pelo professor durante a aula, consegue relacionar-se com o outro, sentir-se-à parte de um grupo e consequentemente feliz, explica um dos professsores da escola. Ao fazer parte desse grupo, a pessoa passa a sentir-se útil, o que é um grande passo para a sua confiança pessoal.

Precisão mental e física

Os alunos são estimulados a enfrentar desafios, como fazer exercícios individuais com os instrumentos musicais para a turma. Isso ajuda a trabalhar a emoção e ansiedade em público, além de incitar o aluno a criar e improvisar. Já a precisão física é estimulada pela coordenação motora necessária para tocar qualquer tipo de instrumento.

Paciência

Segundo o professor Roberto Ferrari, a música é um excelente exercício para adquirir paciência. O aluno não pode ser ansioso para aprender a tocar um instrumento. O processo de aprendizagem não vai acontecer do dia para a noite, requer tempo. Os professores ajudam nesse momento de “euforia” e explicam que não adianta querer fazer as coisas rapidamente, tem que ser tudo a seu tempo. 

Marcações: Confiança, Música, Tempos Livres, Aulas, Concentração, Cabeça, Artistas, Instrumento, Cérebro

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias