
Jovens (santos) que Mudaram o Mundo: Riccardo Pampuri
Esta semana viajamos um pouco no tempo, para te dar a conhecer um exemplo de serviço ao próximo, reconhecido posteriormente pela Igreja.
Erminio Filippo Pampuri, conhecido como Irmão Richard, foi o décimo dos onze filhos de Innocenzo e Angela (nee Campari) Pampuri.Nasceu em Trivolzio (Pavia, Itália), a 2 de agosto de 1897, mas a morte dos seus pais fez com que fosse viver com uma tia para Milão.
A vontade de ajudar os outros fez com que se matriculasse na Faculdade de Medicina da Universidade de Pavia. Entre 1915 e 1920, combateu na Primeira Guerra Mundial. Serviu primeiro como sargento e depois como oficial no Corpo Médico. Um ano depois, terminou o curso de medicina com mérito de excelência.
Mas a medicina por si só não lhe chegava. Erminio queria ser missionário, fazer aquilo que mais gostava em países com poucas condições de saúde. O seu exemplo de serviço e acompanhamento de doentes (de dia e de noite), ficou conhecido pelo seu exemplo de proximidade e de Amor cristão. Pertenceu à Sociedade de São Vicente de Paulo e à Terceira Ordem de São Francisco, onde sempre prestou serviço aos mais necessitados.
Riccardo Pampuri, em pintura (1989)
Além de ser estudioso e um profissional dedicado e competente, era conhecido pela sua generosidade. Deu medicamentos, dinheiro, comida, roupas e cobertores. O Dr. Pampuri juntou-se à Ordem Hospitaleira de São João de Deus para seguir de perto o caminho da santidade evangélica e, ao mesmo tempo, poder exercer sua profissão médica para aliviar o sofrimento do próximo. Juntou-se aos Irmãos de São João de Deus em 1927. Foi então nomeado Diretor da clínica dentária anexada ao Hospital dos Irmãos de São João de Deus em Brescia. O Irmão Richard dedicou-se incansavelmente a servir com uma caridade admirada por todos.
Ao longo da sua vida como religioso, o Irmão Richard era, como sempre fora antes de ser um Irmão de São João de Deus, um modelo de virtude e caridade: aos Irmãos da Ordem, aos pacientes, aos médicos, aos paramédicos, as enfermeiras e todos os que entraram em contato com ele. Todos já o chamavam de santo. Com problemas de foro respiratório, o Irmão Richard morreu com 33 anos.
Em 1981 foi beatificado pelo Papa João Paulo II e mais tarde, em 1989, canonizado. A festa de Santo Ricardo é celebrada dia 1 de maio.