Qual é a postura correta quando estamos no computador?

0
0
1
s2smodern

Gostas de usar o computador? Bem, se calhar nem é só gostar mas tens necessidade de o utilizar: há trabalhos para fazer, informações para pesquisar e é sempre bom manter o contacto com os amigos através deste meio tão acessível. Contudo, estar demasiado tempo em frente ao computador traz alguns prejuízos à saúde, principalmente no que diz respeito à postura corporal e aos nossos músculos e ossos (sistema músculo-esquelético).

Sabias que os alunos entre os 12 e os 15 anos passam, em média, cerca de uma hora e meia a duas horas diárias em frente a um computador? E já te apercebeste que na escola passas cerca de cinco horas por dia sentado?

Tudo isto acaba por ter efeito na tua saúde, podendo resultar numa série de situações das quais já deves ter ouvido falar: dor cervical, dor lombar, dor ciática, osteoartrose e hérnias discais. Vários nomes que se resumem em três coisas: doença, mau-estar e dificuldade no movimento.

Já estás a sentar-te direito na cadeira? Não te preocupes que já vais aprender como fazê-lo da forma mais adequada.

costas2

Fonte: Direitos Reservados

 

Durante todo o tempo que estás sentado, que é em parte necessário e em parte lúdico, tens tendência a não te colocar da maneira mais correta porque o cansaço vai-se fazendo notar ao longo dia e é difícil manter o corpo na melhor posição.

Neste momento podes estar a pensar que não vai haver nenhum problema por estares apenas mais 10 minutos numa posição mais confortável mas a pouco e pouco vais ganhando uma postura gradualmente desadequada, com o risco de desenvolver dor e ter sérios problemas na coluna.

De certeza que já ouviste os teus pais, os teus avós, os teus tios ou as pessoas mais velhas queixarem-se de algumas situações como aquelas que já referimos. O problema é que tu corres o risco disto te acontecer também a ti e numa idade mais jovem.
Assim sendo, deixo te algumas pequenas sugestões que podem fazer muita diferença, trazendo-te qualidade de vida e até um aspecto mais saudável.

Quando estiveres sentado a utilizar o computador, como deves estar?

1. Coloca as costas direitas e encostadas à cadeira, garantindo que não estás sentado apenas na ponta da cadeira

2. Tenta que o monitor esteja à altura da tua cabeça para que possas olhar em frente sem esforço e sem necessidade de inclinar a cabeça

3. Apoia os dois pés no chão e mantém os joelhos flectidos num ângulo aproximado de 90 graus.

4. Sempre que notares que a tua postura já não está de acordo com o explicado anteriormente tenta corrigi-la.

5. Mantém-te alerta para a forma como estás sentado

costas

Fonte: Direitos Reservados 

A verdade é que nosso corpo facilmente se habitua a rotinas. Assim sendo, faz sentido que cries desde já bons hábitos de postura para garantires uma boa qualidade de vida e saúde no futuro. Finalmente não te esqueças de fazer algum exercício físico. Este vai ajudar-te a manter os músculos

Marcações: Saúde , Computador, Músculos, Postura, Posição, Conforto

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 3 Mitos sobre o Natal

    3 Mitos sobre o Natal

    O Natal é uma altura que tem muitos mitos à sua volta. Claro, começa com o mito sobre o Pai Natal e as renas, mas também há outros mitos que começam a ser desvendados. Eventualmente, sabes que o dia 25 de dezembro não é mesmo o dia de aniversário de Jesus e que a rena Rodolfo não fazia parte do gang original.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Esta semana vamos até ao Brasil para conhecer Rene Silva. O jovem brasileiro tem-se tornado um símbolo da luta contra o preconceito no seu país. 

  • Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    O tempo frio destes dias fez-me recordar a história da brasa e da lareira - Um homem, que participava assiduamente nas reuniões de um grupo de amigos, deixou de o fazer sem comunicar nada a ninguém.

  • 5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    Estar perto da família é bom para ti. Os jovens que têm relações próximas com os seus pais são emocionalmente mais saudáveis. Além disso, sabe bem estar numa família carinhosa, que apoia. Verifica se a tua família está disposta a tentar alguma destas ideias.

  • Prendas #DIY para o Natal

    Prendas #DIY para o Natal

    Ainda que não seja esse o verdadeiro significado do Natal, o facto é que por esta altura já deves andar com a cabeça à nora com a quantidade de prendas que gostavas de oferecer, mas o dinheiro não chega. Aqui vão algumas sugestões criativas, diferentes e sem exigir muito do teu bolso!

  • Espanha, Catalunha e diálogo

    Espanha, Catalunha e diálogo

    O líder do partido da oposição espanhola, Pedro Sanchez, esteve em Portugal para participar num encontro de líderes políticos. Nesta ocasião, em Lisboa, Pedro Sanchez disse-nos que há uma fratura social na Catalunha, desde a declaração unilateral de independência. O que é que isto significa? E porquê?

  • "Fala-me Direito": Preciso de autorização para viajar?

    Viajar é uma experiência incrível, mas quando se é menor existem algumas condições para poderes fazê-lo sozinho. Dependendo do teu contexto familiar, existem alguns passos que deves seguir para poderes aventurar-te por aí. 

  • Deus vem!

    Deus vem!

    Na liturgia deste domingo escutamos duas vozes que gritam a vinda de Deus.

  • Lançamento do mês:

    Lançamento do mês: "Luz" de Cuca Roseta

    O álbum deste mês não é seguramente aquele com a sonoridade mais juvenil. Mas, não tenho dúvidas que merece ser destacado, sobretudo porque mostra a profunda maturidade de uma das vozes que se vem afirmando cada vez mais no panorama da música nacional.

  • A

    A "Cheia de Graça"

    O Evangelho de hoje começa por nos guiar numa viagem muito especial. Quase como se fosse uma pesquisa no Google maps. É uma viagem que começa na imensidão dos céus, depois foca-se numa pequena aldeia de Israel, aproxima-se de uma casa especifica, encontra uma menina que está na sua vida de todos os dias e termina no seio dessa menina, fazendo germinar nela a vida divina.

  • Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Quando Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete, em Lourdes, em 1858, disse: Eu sou a Imaculada Conceição. A jovem pastora ficou triste e pensou: Que pena, pensei que fosse Nossa Senhora… Bernadete não fazia a menor ideia do que significava este nome que a Virgem Maria lhe dissera… por isso, se tiveres dúvidas sobre o que quer dizer Imaculada Conceição é normal!

  • Encontramos

    Encontramos "a playlist!" do Advento

    Calma, ainda não é Natal! Claro que se olhares ao teu redor podes ficar confundido, mas nós estamos aqui para dizer que esta época de preparação para o nascimento de Jesus pode ser vivida com muita música.