Qual é a postura correta quando estamos no computador?

0
0
1
s2smodern

Gostas de usar o computador? Bem, se calhar nem é só gostar mas tens necessidade de o utilizar: há trabalhos para fazer, informações para pesquisar e é sempre bom manter o contacto com os amigos através deste meio tão acessível. Contudo, estar demasiado tempo em frente ao computador traz alguns prejuízos à saúde, principalmente no que diz respeito à postura corporal e aos nossos músculos e ossos (sistema músculo-esquelético).

Sabias que os alunos entre os 12 e os 15 anos passam, em média, cerca de uma hora e meia a duas horas diárias em frente a um computador? E já te apercebeste que na escola passas cerca de cinco horas por dia sentado?

Tudo isto acaba por ter efeito na tua saúde, podendo resultar numa série de situações das quais já deves ter ouvido falar: dor cervical, dor lombar, dor ciática, osteoartrose e hérnias discais. Vários nomes que se resumem em três coisas: doença, mau-estar e dificuldade no movimento.

Já estás a sentar-te direito na cadeira? Não te preocupes que já vais aprender como fazê-lo da forma mais adequada.

costas2

Fonte: Direitos Reservados

 

Durante todo o tempo que estás sentado, que é em parte necessário e em parte lúdico, tens tendência a não te colocar da maneira mais correta porque o cansaço vai-se fazendo notar ao longo dia e é difícil manter o corpo na melhor posição.

Neste momento podes estar a pensar que não vai haver nenhum problema por estares apenas mais 10 minutos numa posição mais confortável mas a pouco e pouco vais ganhando uma postura gradualmente desadequada, com o risco de desenvolver dor e ter sérios problemas na coluna.

De certeza que já ouviste os teus pais, os teus avós, os teus tios ou as pessoas mais velhas queixarem-se de algumas situações como aquelas que já referimos. O problema é que tu corres o risco disto te acontecer também a ti e numa idade mais jovem.
Assim sendo, deixo te algumas pequenas sugestões que podem fazer muita diferença, trazendo-te qualidade de vida e até um aspecto mais saudável.

Quando estiveres sentado a utilizar o computador, como deves estar?

1. Coloca as costas direitas e encostadas à cadeira, garantindo que não estás sentado apenas na ponta da cadeira

2. Tenta que o monitor esteja à altura da tua cabeça para que possas olhar em frente sem esforço e sem necessidade de inclinar a cabeça

3. Apoia os dois pés no chão e mantém os joelhos flectidos num ângulo aproximado de 90 graus.

4. Sempre que notares que a tua postura já não está de acordo com o explicado anteriormente tenta corrigi-la.

5. Mantém-te alerta para a forma como estás sentado

costas

Fonte: Direitos Reservados 

A verdade é que nosso corpo facilmente se habitua a rotinas. Assim sendo, faz sentido que cries desde já bons hábitos de postura para garantires uma boa qualidade de vida e saúde no futuro. Finalmente não te esqueças de fazer algum exercício físico. Este vai ajudar-te a manter os músculos

Marcações: Saúde , Computador, Músculos, Postura, Posição, Conforto

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?