Olha bem para o prato! Podes filmar como prova?

0
0
1
s2smodern

A resposta é não. Mesmo sem qualquer tipo de malícia associado a esse ato, o regulamento interno define que é proibido filmar ou fotografar dentro do recinto escolar, durante o horário letivo. 

Em 2012 surgiu a Lei n.º 51/2012 que diz respeito ao Estatuto do Aluno e Ética Escolar. No seu artigo 10º, nas alíneas s) e t) estipulou-se que é um dever do aluno não captar sons ou imagens de actividade letivas e não letivas sem prévia autorização, bem como difundi-las através da Internet ou outros meios de comunicação.

O que se coloca em causa é a classificação de tempos letivos e não letivos. Será que a hora de almoço pode ser considerado um tempo não lectivo? Ou é simplesmente um momento de lazer? Na verdade, isto é uma classificação que cada escola decide atribuir, mas normalmente o almoço é considerado tempo não letivo. Contudo, por ainda te encontrares dentro do recinto escolar, não podes captar imagens ou filmar. 

O Estatuto prevê ainda que no caso de algum dos alunos violar estes deveres “…de forma reiterada e ou em termos que se revelem perturbadores do funcionamento normal das actividades da escola…” constitui infracção disciplinar, podendo-se aplicar uma medida correctiva ou sancionatória. Será que podemos dizer que a captação de uma foto da comida no refeitório – ocorreu uma vez – é uma prática reiterada? Não nos parece. E perturba o funcionamento normal da escola? Se no início não perturbou, a viralização do conteúdo poderá fazer o contrário. 

A suspensão é uma medida disciplinar sancionatória e ao aplicá-la é preciso ter em conta vários factores:

- a gravidade do incumprimento do dever

- as circunstâncias atenuantes e agravantes

- grau de culpa do aluno

- a maturidade do aluno e condições pessoais, familiares e sociais.

No caso do vídeo divulgado por uma aluna, pelas informações que procurámos, vimos que  mesma  tinha cerca de 11/12 anos. Que maturidade tem esta aluna para perceber sequer eventuais consequências do seu ato?

A suspensão, para ser aplicada, tem de ser devidamente fundamentada e suportada e só pode ser aplicada, como o próprio Estatuto prevê, “após o exercício dos direitos de audiência e defesa do visado.”

Será que os encarregados de educação, enquanto representantes destes menores, foram ouvidos? As encarregadas de educação dizem que não foram chamadas à escola. O Estatuto diz expressamente: “Compete ao director da escola, ouvidos os pais ou o encarregado de educação do aluno, quando menor de idade, fixar os termos e condições em que a aplicação da medida disciplinar sancionatória referida no número anterior é executada…”

A norma da proibição de captação de imagens não prevê excepções, mas podendo estar aqui em causa o superior interessa da criança – estamos a falar de uma das suas necessidades mais básicas – será que pode existir aqui uma abertura neste dever?

Não nos compete julgar nada, mas apenas aconselhar-te: na dúvida, não o faças! Mesmo que seja sem maldade, mesmo que seja para usar como prova, lembra-te que na escola tens alguns deveres a cumprir e que podes ser sancionado caso não o faças.

Mas então como posso resolver?

O ideal será resolveres como no futebol - em equipa. Se vês que há algo de errado no prato da cantina, ou mesmo outra situação, fala com as autoridades competentes. No caso da escola, o ideal será falares primeiro com o Diretor de Turma. Ele é o responsável por ti e pela tua turma e conhece o funcionamento da escola, conseguindo fazer com que te oiçam no devido momento, sem violar qualquer regra. Se isso não for suficiente, sê perseverante. Insiste, fala, conversa - porque não criar um debate com a comunidade escolar (alunos, professores e encarregados de educação) para se poder falar abertamente do que se passa na escola? Não cedas ao instinto.

Marcações: Escola, Direitos, Escolas, Direito, Deveres, Filmar

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?