Olha bem para o prato! Podes filmar como prova?

0
0
1
s2smodern

A resposta é não. Mesmo sem qualquer tipo de malícia associado a esse ato, o regulamento interno define que é proibido filmar ou fotografar dentro do recinto escolar, durante o horário letivo. 

Em 2012 surgiu a Lei n.º 51/2012 que diz respeito ao Estatuto do Aluno e Ética Escolar. No seu artigo 10º, nas alíneas s) e t) estipulou-se que é um dever do aluno não captar sons ou imagens de actividade letivas e não letivas sem prévia autorização, bem como difundi-las através da Internet ou outros meios de comunicação.

O que se coloca em causa é a classificação de tempos letivos e não letivos. Será que a hora de almoço pode ser considerado um tempo não lectivo? Ou é simplesmente um momento de lazer? Na verdade, isto é uma classificação que cada escola decide atribuir, mas normalmente o almoço é considerado tempo não letivo. Contudo, por ainda te encontrares dentro do recinto escolar, não podes captar imagens ou filmar. 

O Estatuto prevê ainda que no caso de algum dos alunos violar estes deveres “…de forma reiterada e ou em termos que se revelem perturbadores do funcionamento normal das actividades da escola…” constitui infracção disciplinar, podendo-se aplicar uma medida correctiva ou sancionatória. Será que podemos dizer que a captação de uma foto da comida no refeitório – ocorreu uma vez – é uma prática reiterada? Não nos parece. E perturba o funcionamento normal da escola? Se no início não perturbou, a viralização do conteúdo poderá fazer o contrário. 

A suspensão é uma medida disciplinar sancionatória e ao aplicá-la é preciso ter em conta vários factores:

- a gravidade do incumprimento do dever

- as circunstâncias atenuantes e agravantes

- grau de culpa do aluno

- a maturidade do aluno e condições pessoais, familiares e sociais.

No caso do vídeo divulgado por uma aluna, pelas informações que procurámos, vimos que  mesma  tinha cerca de 11/12 anos. Que maturidade tem esta aluna para perceber sequer eventuais consequências do seu ato?

A suspensão, para ser aplicada, tem de ser devidamente fundamentada e suportada e só pode ser aplicada, como o próprio Estatuto prevê, “após o exercício dos direitos de audiência e defesa do visado.”

Será que os encarregados de educação, enquanto representantes destes menores, foram ouvidos? As encarregadas de educação dizem que não foram chamadas à escola. O Estatuto diz expressamente: “Compete ao director da escola, ouvidos os pais ou o encarregado de educação do aluno, quando menor de idade, fixar os termos e condições em que a aplicação da medida disciplinar sancionatória referida no número anterior é executada…”

A norma da proibição de captação de imagens não prevê excepções, mas podendo estar aqui em causa o superior interessa da criança – estamos a falar de uma das suas necessidades mais básicas – será que pode existir aqui uma abertura neste dever?

Não nos compete julgar nada, mas apenas aconselhar-te: na dúvida, não o faças! Mesmo que seja sem maldade, mesmo que seja para usar como prova, lembra-te que na escola tens alguns deveres a cumprir e que podes ser sancionado caso não o faças.

Mas então como posso resolver?

O ideal será resolveres como no futebol - em equipa. Se vês que há algo de errado no prato da cantina, ou mesmo outra situação, fala com as autoridades competentes. No caso da escola, o ideal será falares primeiro com o Diretor de Turma. Ele é o responsável por ti e pela tua turma e conhece o funcionamento da escola, conseguindo fazer com que te oiçam no devido momento, sem violar qualquer regra. Se isso não for suficiente, sê perseverante. Insiste, fala, conversa - porque não criar um debate com a comunidade escolar (alunos, professores e encarregados de educação) para se poder falar abertamente do que se passa na escola? Não cedas ao instinto.

Marcações: Escola, Direitos, Escolas, Direito, Deveres, Filmar

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 3 Mitos sobre o Natal

    3 Mitos sobre o Natal

    O Natal é uma altura que tem muitos mitos à sua volta. Claro, começa com o mito sobre o Pai Natal e as renas, mas também há outros mitos que começam a ser desvendados. Eventualmente, sabes que o dia 25 de dezembro não é mesmo o dia de aniversário de Jesus e que a rena Rodolfo não fazia parte do gang original.

  • Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Jovens que Mudaram o Mundo: Rene Silva

    Esta semana vamos até ao Brasil para conhecer Rene Silva. O jovem brasileiro tem-se tornado um símbolo da luta contra o preconceito no seu país. 

  • Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    Histórias para Crescer: A lareira e a brasa

    O tempo frio destes dias fez-me recordar a história da brasa e da lareira - Um homem, que participava assiduamente nas reuniões de um grupo de amigos, deixou de o fazer sem comunicar nada a ninguém.

  • 5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    5 maneiras de te manteres próximo da tua família

    Estar perto da família é bom para ti. Os jovens que têm relações próximas com os seus pais são emocionalmente mais saudáveis. Além disso, sabe bem estar numa família carinhosa, que apoia. Verifica se a tua família está disposta a tentar alguma destas ideias.

  • Prendas #DIY para o Natal

    Prendas #DIY para o Natal

    Ainda que não seja esse o verdadeiro significado do Natal, o facto é que por esta altura já deves andar com a cabeça à nora com a quantidade de prendas que gostavas de oferecer, mas o dinheiro não chega. Aqui vão algumas sugestões criativas, diferentes e sem exigir muito do teu bolso!

  • Espanha, Catalunha e diálogo

    Espanha, Catalunha e diálogo

    O líder do partido da oposição espanhola, Pedro Sanchez, esteve em Portugal para participar num encontro de líderes políticos. Nesta ocasião, em Lisboa, Pedro Sanchez disse-nos que há uma fratura social na Catalunha, desde a declaração unilateral de independência. O que é que isto significa? E porquê?

  • "Fala-me Direito": Preciso de autorização para viajar?

    Viajar é uma experiência incrível, mas quando se é menor existem algumas condições para poderes fazê-lo sozinho. Dependendo do teu contexto familiar, existem alguns passos que deves seguir para poderes aventurar-te por aí. 

  • Deus vem!

    Deus vem!

    Na liturgia deste domingo escutamos duas vozes que gritam a vinda de Deus.

  • Lançamento do mês:

    Lançamento do mês: "Luz" de Cuca Roseta

    O álbum deste mês não é seguramente aquele com a sonoridade mais juvenil. Mas, não tenho dúvidas que merece ser destacado, sobretudo porque mostra a profunda maturidade de uma das vozes que se vem afirmando cada vez mais no panorama da música nacional.

  • A

    A "Cheia de Graça"

    O Evangelho de hoje começa por nos guiar numa viagem muito especial. Quase como se fosse uma pesquisa no Google maps. É uma viagem que começa na imensidão dos céus, depois foca-se numa pequena aldeia de Israel, aproxima-se de uma casa especifica, encontra uma menina que está na sua vida de todos os dias e termina no seio dessa menina, fazendo germinar nela a vida divina.

  • Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Hoje é feriado porque… celebramos a nossa Rainha!

    Quando Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete, em Lourdes, em 1858, disse: Eu sou a Imaculada Conceição. A jovem pastora ficou triste e pensou: Que pena, pensei que fosse Nossa Senhora… Bernadete não fazia a menor ideia do que significava este nome que a Virgem Maria lhe dissera… por isso, se tiveres dúvidas sobre o que quer dizer Imaculada Conceição é normal!

  • Encontramos

    Encontramos "a playlist!" do Advento

    Calma, ainda não é Natal! Claro que se olhares ao teu redor podes ficar confundido, mas nós estamos aqui para dizer que esta época de preparação para o nascimento de Jesus pode ser vivida com muita música.