Quem são os pobres?

0
0
1
s2smodern

Hoje assinala-se o Dia Mundial dos Pobres, uma iniciativa proposta pelo Papa Francisco. Vamos perceber um pouco melhor do que se trata e que objetivos tem.

 Ana Barata, diretora do Centro Social da Musgueira, escreveu o seguinte

Porquê um Dia Mundial dos Pobres? Não será esta a forma mais eficaz de sublinhar a fragilidade? Ou, pelo contrário, é este o mote para uma mudança no olhar sobre a realidade e para um estilo de vida promotor da dignidade da pessoa?

Como qualquer data comemorativa, o Dia Mundial dos Pobres quer chamar a atenção para o fenómeno que é a pobreza. Mas também pode correr o risco de ser apenas mais um dia no calendário, um marco que será sucedido pelo dia mundial de uma outra coisa qualquer. O Papa Francisco quer dar-lhe significado e convida a refletir sobre as razões e rostos da pobreza e, sobretudo, a questionar a forma como nos relacionamos com os pobres.

E quem são os Pobres?

Segundo o Papa, os pobres são todos aqueles a quem lhes falta o essencial para poder viver. Não escolhemos o país nem a família onde nascemos e onde nos toca crescer. Não controlamos as condições e circunstâncias em que somos forçados a viver.

Não damos conta por vezes da sorte que temos, da vida priviligiada que os nossos pais e familiares, com o seu trabalho e amor, nos proporcionam. E sem dar conta, todas estas coisas determinam muitas das assimetrias do Mundo.

A seca, os incêndios, a fome, a miséria, a guerra, a opressão, a migração forçada e a privação de liberdade conduzem a estados de pobreza. Mas não é só pobre o mendigo, o refugiado, o preso e o oprimido. Também é pobre o analfabeto, o desempregado, o doente, o que sofre de solidão, de desânimo, ou de qualquer outra forma de exclusão, porque todos carecem do necessário para conduzir uma vida digna.

Ao ler isto, de certeza que vêm à tua cabeça muitos rostos que definem este tipo de pobreza. Podemos olhar para o lado ou fechar os olhos, mas isso não faz desaparecer o problema. O Papa Francisco quer chamar a atenção para este tema, aliás este tem sido um dos pilares da sua ação: a atenção aos mais pobres e desfavorecidos.

Para este dia, o Papa Francisco escolheu São Francisco de Assis, por viver na mais genuína pobreza e humildade. Vamos seguir o seu exemplo?

Marcações: Igreja, Valores, Pobres, Papa Francisco, Francisco de Assis, Pobreza

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!