
Jovens que Mudaram o Mundo: Olivia Bouler
Olivia Bouler, de quinze anos, sabe tudo sobre os pássaros que moram na floresta perto de sua casa em Nova York. A preocupação em salvar o planeta levou a que angariasse já cerca de 200 mil dólares para projetos de sustentabilidade ambiental.
"Eu adoro pássaros porque eles são tão interessantes", disse Olivia numa entrevista. "Eles são lindos. Todos têm personalidades. Penso que o motivo pelo qual muitas pessoas escolheram pássaros como símbolo do meio ambiente é porque eles têm uma sensação de liberdade. Eles podem voar. Eles são os donos do ar". Durante a infância, também fez amigos com pássaros e outros animais na praia, perto da casa de seus avós no Golfo do México. "Os caranguejos que emergiam de um buraco, e voltavam a entrar, os pelicanose uma garça-real grande, que eu acho que se tornou num dos meus melhores amigos".
Em 2010, Olivia tinha 10 anos, as vidas e os habitats dos melhores amigos de Olivia foram colocados em perigo, quando 49,5 milhões de barris de petróleo começaram a derramar o golfo do poço Deep Horizon da BP. O derramamento horrível contaminou mais de 650 milhas do litoral do golfo. "Eu sabia que aqueles pássaros iriam ser afetados e que alguns deles não conseguiriam sobreviver", disse Olivia.
Olivia queria desesperadamente ajudar. Com bastante gosto e interesse pelo desenho, ela decidiu colocar os seus talentos artísticos a render e redigiu uma carta à Audubon Society. "A carta basicamente dizia que ia fazer 500 desenhos", disse Olivia. "Para as pessoas que quisessem doar, elas receberiam desenhos e, quem sabe, talvez eu até conseguisse 200 dólares". Algumas semanas depois,os donativos começaram a chegar. "Os desenhos foram solicitados em 3 semanas", disse ela. "Demorei 3 meses a terminá-los".
Um dos desenhos de Olivia
Mas, quando a sua história chegou aos meios de comunicação, o frenesim aumentou - Olivia surge em jornais de Inglaterra, Itália, Bélgica, e claro EUA. "A minha mãe estava a receber 100 emails por hora...144 milhões de pessoas viram minha história em dois meses". Olivia conseguiu assim 200 mil dólares (sim, escrevemos bem!) para ajudar a Associação.
"Eu acho que as pessoas não sabem como podem ajudar, mas querem muito! Então se eu tenho a ideia, porque não partilhá-la?", explica Olivia. Desde então, Olivia escreveu e ilustrou o livro Olivia's Birds: Saving the Gulf, no qual ela partilha o seu conhecimento sobre espécies em risco de extinção, bem como aves de quintal. Alguns dos lucros do livro beneficiam os esforços de limpeza da Audubon ao longo da Costa do Golfo.
Conhece melhor a história de Olivia: