Como lidar com os erros dos amigos?

0
0
0
s2sdefault

Às vezes os amigos cometem erros. Sem querer, dizem ou fazem coisas que magoam. Os bons amigos admitem o erro e pedem desculpa, perdoam-se mutuamente e continuam. Mas que fazer quando os amigos dizem ou fazem algo, de propósito para magoar?

A isso chama-se traição e afecta muito a confiança. Se um amigo te traiu, ou se tu traíste um amigo, precisam de falar.

Partilha e ouve

Se o teu amigo te magoou de algum modo, comunica-lhe isso. Deixa- o saber como te sentes e porquê. Se fizeste algo mau ao teu amigo, explica-lhe porque o fizeste. Se o teu amigo te traiu, descobre porquê. Depois de o teres ouvido, pergunta a ti mesmo se tens a certeza de teres ouvido as razões reais por detrás da ação dele. Se sentes que a verdade não foi revelada, talvez tenhas problemas em confiar no teu amigo, mesmo se ele prometer nunca mais te trair. Se a traição foi tua, ouve o que o teu amigo tem a dizer. Não te ponhas na defensiva. 

Pede desculpa e perdoa. Este é um passo essencial para pôr a traição para trás. Prometam um ao outro que isto nunca mais tornará a acontecer. E cumpram a promessa.

Decidam se ainda são amigos

Se um amigo que te traiu não consegue garantir-te que não torna a suceder, a relação pode estar sem conserto. Falta um ingrediente muito importante para a amizade: a confiança. Se traíste alguém, descobre se foste verdadeiramente perdoado. Seja o que for que tu e o teu amigo decidirem, sê honesto com o que fazes e com as razões porque o fazes.

 

Marcações: Valores, Amizade, Amigos, Perdão, Perdoar, Discussão, Discutir, Magoar

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias